Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 737

Retirada de lucro para sócios

odair de sousa pontes

Odair de Sousa Pontes

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 12 agosto 2016 | 09:58

Bom dia caros colegas!

estou com uma duvida referente a distribuição de lucros para sócios, no mês de janeiro de 2015 foram efetuado duas transferências bancárias sendo que uma foi no valor de 15.000,00 e outra no valor de 10.000,00 para ambos os sócios, a porcentagem de participação de ambos sócios é de 50% do capital investido, queria saber como posso distribuir esse valor sabendo que somando essas suas transações soma 25.000,00 e se jogar a porcentagem de participação de 50% dar 12.500,00 para cada sócio. mais eles querem que o valor que foi transferido ou seja (15.000,00 e 10.000,00) seja declarada em declaração do IR, gostaria que me ajudasse nessa questão pois não encontrei respostas para minha dúvida.

THIAGO SANTOS DE ANDRADE

Thiago Santos de Andrade

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2016 | 16:57

Boa tarde Odair, tudo blz? Deixe-me ver se entendi seu problema.

Essa empresa em questão tem dois sócios igualitários em percentual de capital e foram feitos dois depósitos como pagamento de distribuição de lucros. O que não ficou claro foi: foram 15000 para um sócio e 10000 para o outro? ou 12500 para cada sócio, somando os dois depósitos?

Em ambos os casos o que posso te adiantar é que na Declaração de Ajuste Anual, insira a informação referente o valor qual seja ele, no campo 05 - Lucros e dividendos recebidos pelo titular e pelos dependentes. Cabe lembrar que este valor não interfere no cálculo do imposto de renda, ou seja, você não paga imposto em cima do valor informado.

att.

Thiago

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.