x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 4.092

Uso do capital social para reformas e aquisições, antes da c

Talita Campos

Talita Campos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 15 agosto 2016 | 10:10

Bom dia Colegas,

Estou com duvida de como deve ser contabilizados os gastos com reforma do local onde será a empresa antes de sua constituição legal.
Meu cliente usou o capital social para reformar o local onde seria a empresa, então tenho notas fiscais em nome do proprietário com gastos com pintor, tintas, materiais elétricos entre outras despesas .
Como eu contabilizo essas informações? Já que todo esse gasto foi antes da constituição da empresa na junta comercial.

ZENAIDE ANDRIOLI BRANDÃO

Zenaide Andrioli Brandão

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 7 anos Segunda-Feira | 15 agosto 2016 | 13:15

como o sócio integralizou o capital social?

Se foi em dinheiro, os gastos nada mais tem a ver com o capital.

Se ele quer integralizar o capital com os gastos q ele teve na fase anterior, faça um recibo detalhando todos os documentos e contabilize no ativo à crédito do capital a integralizar ou na conta corrente dele ou a crédito do caixa/bancos.

Se vc quiser, explique melhor como se deu a integralização.

Talita Campos

Talita Campos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 15 agosto 2016 | 14:25

Boa tarde Zenaide,

O local onde a empresa esta hoje precisava de reforma e equipamentos novos, o proprietário fez essas compras e a empresa funcionava sem o devido registro só que agora esta registrada como eireli . O proprietário me informou que tudo q ele gastou nessa reforma foi parte do capital que ele tinha, mas o colega que elaborou o contrato social informou que foi em moeda corrente.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 7 anos Segunda-Feira | 15 agosto 2016 | 14:56

Boa tarde Talita!

Bom se foi feito em moeda corrente, os lançamentos deveriam ser:


PELA INTEGRALIZAÇÃO

D - Caixa/Bancos (AC)
C - Capital Social (PL)

PELAS REFORMAS

D - Despesas com Reformas (R) ou Construções em Andamento (AI)
C - Caixa/Bancos

Só que pelo que entendi, estes gastos foram feitos antes da constituição da empresa ou seja, legalmente não tem como contabilizar isso na empresa, já que os gastos foram antes da mesma existir.

O que poderá ser feito é o Empresário retirar á Título de Pro -Labore ou Distribuição de Lucros o valor que ele gastou na reforma.

Outra coisa, se realmente foi isso que aconteceu, o Contrato Social está mentindo, já que diz que foi integralizado em moeda corrente e o sócio terá que comprovar a origem desse dinheiro integralizado na sua DIRPF.

Veja certifique se eu estou correto em meu entendimento de como realmente foi integralizado o Capital Social e retorne para poder-mos ajudar melhor.



Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Talita Campos

Talita Campos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 16 agosto 2016 | 09:26

Bom dia Eduardo,

Foi exatamente isso, o capital em contrato esta em moeda corrente, mas o meu cliente me informou que o capital foi usado na reforma e aquisição de materiais.

Foi de muita ajuda a sua opinião e a da Zenaide.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 7 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 15:33

Boa tarde Talita!

Resolveu sua dúvida???????

Se sim, que bom ,mas se não, tem uma coisa que ficou no ar...

Qual a data dos documentos que comprovam os gastos com as obras? Se os mesmos forem antes do Registro da Empresa, tem que fazer como te falei, ou seja, como um emprestimo do Sócio para a empresa em questão, ou então, se os documentos tiverem no nome do sócio, poderá também entrar com isso como integralização de capital, mas o BEM e não as reformas.....

Se ainda não terminou esse assunto poste novamente


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Eduardo

Eduardo

Iniciante DIVISÃO 3
há 7 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2016 | 13:25

Bom dia!

Abri uma empresa com um sócio e ficamos na informalidade por algum tempo. Hoje pretendemos nos regularizar, e fazer o contrato social e as devidas inscrições.

Acontece que nós gastamos aproximadamente R$10.000,00 em reforma e compra de móveis.

É possível colocarmos estes R$10.000 como capital social da empresa, ou mesmo parte dele? Temos cupom fiscal e recibos, mas pouca coisa está nominal.

E eventuais gastos que tivemos neste período, poderiam ser colocados nesse montante também ou não?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.