x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1.455

acessos 185.449

Novo Coleta Web

DIEGO DE CASTRO

Diego de Castro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Informática
há 6 anos Quarta-Feira | 28 junho 2017 | 09:48

Bom Fabiola!

Essas coisas acontecem, mas normalmente quem causa esse tipo de erro são as prefeituras, entre muitos outros. No seu caso como foi você mesma infelizmente, faça o seguinte: entre com um processo de correção, não sei se seria esse o nome correto, porque quando você fala por telefone com alguém, aquele(a) pode ser um estagiário(a) que não sabe de nada e o problema pode ser corrigido de forma mais simples, conversando com um "gestor". Obs. Nem sempre quem é "gestor", saberá lhe responder / resolver, e então terá que requerer ao subsecretário de desenvolvimento econômico apure a situação ou alguém que está acima no setor de cadastro mobiliário dessa prefeitura. Faça uma consulta prévia manual (requerimento da própria prefeitura), também conhecido como viabilidade de prefeituras (não de juntas comerciais), se houver modelo de documento oficial do órgão, caso não tenha, faça você mesma no word ou libreoffice, solicitando a correção e informando que não houve conferência por parte deles e anexe os documentos corretos.
Você errou, mas eles..., sem palavras! Prova que o sistema é muito falho para fazer uma simples conferência! Isso infelizmente ocorre no Brasil todo, impostos noruegueses, com serviços nigerianos. Não é necessário fazer uma alteração, pois o erro não foi na JUCERJa ou RFB e sim da parte do contribuinte com a prefeitura. Então o processo é inerente apenas a prefeitura e não na JUCERJa ou Receita Federal, mesmo que a prefeitura esteja integrada a esses órgãos. E garanto para você que se a prefeitura tivesse integrada totalmente com esses dois órgãos citados o espelho de cadastro mobiliário seria homologado da forma correta, como no CNPJ e Contrato Social (Estatuto, etc). Sem necessidade alguma de você cadastrar a empresa de forma separada nesse órgão PMRJa. Somente precisaria dar entrada no absurdo que é o tal do Alvará de Funcionamento (Alvará de Localização) ("Pagar para trabalhar"). Quem gera o CNPJ é a Receita Federal ou JUCERJa quando da natureza jurídica do órgão de registro é para aquele. Esse último órgão inclusive está promulgando o CNPJ pelo sistema da REDESIM, que faz uso do sistema da Receita Federal. Espero que esse prefeito o tal Crivela, não fique somente nessa de aumentar o IPTU e as alíquotas de outros impostos aí no Rio como o mesmo já decretou. Os parasitas dos governantes têm que entender que eles não geram riquezas, empregos, não produzem, não trabalham para ter uma cidade economicamente equilibrada! Senão o fosse assim, teríamos um sistema totalmente integrado na íntegra. E tudo seria realizado por um script de servidor. Não precisaríamos desses cabides de empregos chamado servidor público! A lei que está prevalecendo no país é a lei de gerson. Faço o máximo possível para não pisar nesses lixões chamadas prefeituras. Aumentei a minha dose de mecanização de processos, para evitar essa gente escrota!
Sugiro que faça o mesmo.
Boa sorte para você Fabiola na resolução do seu problema.

MARGARETH CONRADO FERNANDES SILVA

Margareth Conrado Fernandes Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 28 junho 2017 | 10:38

Paulo R. Schafer
Bom dia!

Já foi providenciado a alteração junto a OAB, porem quando entro no Redesim para gerar a viabilidade, não consigo, preencho todos os campos, na natureza juridica preencho unipessoal e não aceita, se coloco sociedade pura também não aceita. Não sei o que fazer, pois não consigo gerar o DBE sem antes gerar a viabilidade.

Caso tenham alguma novidade, favor me informar. Desde já agradeço.

Rafael navas

Rafael Navas

Bronze DIVISÃO 5, Aprendiz
há 6 anos Quarta-Feira | 28 junho 2017 | 14:27

Boa tarde,



Caros colegas.


Estou tentando fazer abertura de uma empresa em SP, preenchi todos os campos no novo sistema da junta comercial só que agora parei na parte que esta pedindo o DBE. Entrei na receita para fazer o pedido no nova inscrição lá consta 3 opções com viabilidade, sem viabilidade e outros. Coloquei na opção de outros vai para próxima tela chegando lá não consigo colocar no avento 101 primeiro estabelecimento. alguém sabe o pq.

Rafael Navas
Fabiola Jacinto

Fabiola Jacinto

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 28 junho 2017 | 14:50

Diego de Castro

Boa tarde a todos

Diego, agradeço toda orientação. Ontem mesmo gerei uma nova CPL e inclui a essa nova CPL o CNPJ correto. Aparentemente deu certo, paguei a taxa e estou aguardando o resultado do Alvará. Além disso vou precisar atender uma exigência do bombeiros mas posso fazer isso paralelamente.

Ontem mesmo mandei uma reclamação no portal da prefeitura do RIO para ouvidoria, e hoje eles me retornaram com essa orientação referente a CPL que cometi o erro:

"O alvará foi deferido sem informações correlatas com o CNPJ da solicitante.
Tendo em vista a natureza do caso, sugerimos que peticione junto à Prefeitura o cancelamento da Taxa e/ou o indébito dos valores em vista dos problemas ocorridos com a informação equivocada dada na Central de Atendimento.
Já informamos à Central a fim de que atualize o procedimento, lamentamos os incômodos e sugerimos que peticione junto ao protocolo da Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização (Sobreloja do Anexo do CASS) o cancelamento da TLE e do Alvará.

Att

Ouvidoria da Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização"

Resumindo, preciso solicitar na prefeitura o cancelamento da TLE e do Alvará. Assim que descobri como faço isso coloco aqui pra mais pessoas que precisarem se orientar.

Diego, muito obrigada pelas orientações. O que eu senti fazendo esse processo no RJ foi uma carência muito grande de servidores bem informados! As pessoas dão uma resposta mecânica, sem sentido nenhum. Uma das atendentes me disse que eu precisaria pagar essa taxa(que eu emiti errado), e depois pagar a outra taxa com os dados corretos. WHAT???????? FALA SERIO, PIADA!! ... E eu vou me limitar a dizer isso pra não entrar em outras discussões como a falência da prefeitura, corrupção, falha no NOVO sistema de integração, entre outros!

Sou de SP e aqui os procedimentos são mais fáceis, na minha opinião, e claro, conta o fato de poder ir e vir tranquilamente pra desenrolar qualquer problema dentro da prefeitura, o que ficou mais difícil fazer estando fora da cidade do RJ, por isso apanhei tanto pra fazer esse processo. Fico a disposição pra caso precisarem do meu auxilio.

No mais obrigada a todos que me ajudaram, vocês são Dez!

Ednelson José Mazzetto

Ednelson José Mazzetto

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 29 junho 2017 | 16:18

olá

gostaria de uma informação :

estou com um processo de viabilidade em São Paulo, e quando vou fazer o REDESIM ele não puxa as atividades secundárias e nem deixa que eu preencha, o que posso fazer para acertar isto, ele vem com as informações bloqueadas.

Alguém já passou por isso ?


Att..


Mazzetto

Irlan

Irlan

Bronze DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 17 julho 2017 | 08:44

Bom dia, estou tentando abrir uma empresa nessa nova COLETA ONLINE, e o sistema está pedindo o numero da viabilidade, coloquei o numero da viabilidade que pedi da junta, ela ja foi deferida desde quinta feira dia 13.07.2017, coloco o numero da viabilidade e não passa, ai quando consulto no site da junta aparece:

"Estado do Processo
PENDENTE DE AVALIAÇÃO OUTRAS INSTITUIÇÕES

Status envio RFB
Viabilidade ainda não enviada para RFB"

Porém ja ta nessa tem 5 dias, ou 3 dias uteis, como é primeira vez que to fazendo o processo nesse novo coleta online gostaria de saber, eu preciso enviar algum comando, informando a Receita sobre tal viabilidade, ou ele vai ser enviado automatico pela junta e breve vai ser lido pelo COLETA ONLINE?

Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 17 julho 2017 | 09:44

Bom dia Irlan.

Neste seu caso esta parecendo haver uma falta de comunicação entre Junta e Receita.

A prefeitura de sua cidade tem convenio com a Receita?

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
Vanja Gonçalves da Silva Schimd

Vanja Gonçalves da Silva Schimd

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 9 agosto 2017 | 11:39

Bom dia,

Estou tentando a uma semana fazer a abertura de uma empresa e, a cada momento um erro diferente. Estou fazendo com assinatura digital e o erro da vez é: Error=www.jucerja.rj.gov.br
Já aconteceu com alguém? Estou tentando anexar o contrato e validar a assinatura.

Agradeço se alguém tiver uma solução, já mandei e-mail e liguei. Nada. A empresa funcionará em Araruama-RJ. Então, toda a documentação deverá ser entregue no Rio e eu sou de Petrópolis, onde a delegacia da Junta não esta funcionando desde as mudanças no protocolo. Já tentei de tudo. Sai, voltei, refiz com anexo do contrato, sem anexo do contrato, utilizando o contrato padrão ai o erro é outro . Esta difícil com esse novo sistema, erro atrás de erro e sem soluções.

Desde já agradeço pela ajuda

Vanja Gonçalves da Silva Schimd

Vanja Gonçalves da Silva Schimd

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 15 agosto 2017 | 15:34

Boa tarde,

Alguém conseguiu fazer algum processo pelo protocolo assinatura digital? estou com um erro a mais de uma semana tentando dar entrada e nada. Mais de 10 e-mails para a Jucerja e nada. Se alguém conseguiu ir até o fim sem erros, se puder, por favor, informe como conseguiu.

Grata pela ajuda

Vanja Schmid

Cláudio Monteiro

Cláudio Monteiro

Bronze DIVISÃO 4
há 6 anos Quarta-Feira | 16 agosto 2017 | 10:57

Bom dia,

Como todos sabem a Receita Federal, nas firmas mais antigas e que não tiveram nenhuma alteração a algum tempo, eles sumiram com o CAPITAL SOCIAL da firma, quando se entra na consulta quadro de sócios e administradores - QSA, o Capital Social está em branco.

Fiz a o DBE com o evento 247 - Alteração de capital social, aproveitando uma alteração ainda não registrada de saída e entrada de sócio, mas que não se altera o capital social.

Enviei a Receita Federal e eles não atenderam informando que O EVENTO INFORMADO NÃO CONFERE COM O DELIBERADO NO ATO CONSTITUTIVO/ALTERADOR.

A dúvida é a seguinte:

Terei que fazer uma alteração para retificar o Capital, no Cartório?

Terei que fazer uma alteração, na Receita, com o contrato inicial (já estamos na 3ª alteração - que foi usado nesta última alteração) para depois fazer a 3ª alteração?

Alguém já teve este problema?

Como resolver?

Obrigado

Vanja Gonçalves da Silva Schimd

Vanja Gonçalves da Silva Schimd

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 16 agosto 2017 | 11:11

Bom dia,

Consegui, enfim dar entrada pelo protocolo com assinatura digital. Depois de trocentos e-mail, disponibilizaram junto ao manual, um tutorial para acessar o certificados digita. É uma questão do Explorer e do java, mas enfim consegui enviar. Agora aguardar o despacho da junta(se Deus quiser sem pendencias) para dar continuidade no processo eletrônico.

Vanja Schmid

Andrews Augustus

Andrews Augustus

Prata DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 6 anos Quarta-Feira | 16 agosto 2017 | 11:43

Claudio Monteiro,

A forma mais rápida, propus ao cliente que realizasse um aumento irrisório no capital social junto a nova alteração que ele ia fazer, assim o processo sendo analisado pela Junta Comercial, e atualizei a base cadastral da Receita Federal, porém no seu caso é Cartório, então infelizmente não é possível.
Também já realizei apenas a atualização da base da Receita Federal, tive que encaminhar o Contrato Social da Constituição (caso em algumas das alterações tenha realizado alteração do capital social, você deve encaminhar esta), então somente após atualizado a base da Receita, você poderá dar andamento na alteração recente, pois o sistema indefere alegando que a distribuição do capital entre os sócios não bate com o capital social da empresa.
Adianto que pode ser que quando você encaminhe o contrato da constituição o pedido seja indeferido com a seguinte razão "Consta alterações posteriores a data informada" (ocorreu comigo), neste caso você deve realizar o pedido no coleta web e na data do evento você coloca qualquer data posterior a data da última alteração que a empresa tenha encaminhado a Receita Federal e anexa a DBE o mesmo contrato social que o auditor deferirá o pedido (recomendo anexar a exigência que consta alterações posteriores ao pedido), esta informação extrai em atendimento no plantão CNPJ na unidade do Tatuapé em São Paulo na época e deu tudo certo.
Qualquer novidade volte a postar.

Atenciosamente,

Andrews Augustus
Ariel Nogueira Vovchenco Junior

Ariel Nogueira Vovchenco Junior

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 6 anos Quarta-Feira | 16 agosto 2017 | 11:59

Bom dia pessoal.

Estou com um problema infernal no Coleta Web. Toda vez que marco para assinar o DBE com certificado digital, a página recarrega, e então recebo o erro de duas páginas abertas do sistema e preciso fechar tudo. Já mexi em tudo o que podia e não sei mais o que fazer. Alguém pode me ajudar?

Estou usando o Java 8.144.

Ariel Nogueira Vovchenco Junior

Virtude Assessoria Contábil
(11) 4238-5888
(11) 4238-9775
http://virtudecontabil.com.br/
Andrews Augustus

Andrews Augustus

Prata DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 6 anos Quarta-Feira | 16 agosto 2017 | 15:04

Boa tarde,

Lembrando que as versões mais atuais do Google Chrome e do Mozila Firefox deixaram de ter o suporte ao JAVA, apenas o Internet Explorer mantém.
No próprio coleta web há orientações quanto a configurações do java e do navegador para acesso ao sistema.
(Sendo o JAVA imprescindível para assinatura com o certificado digital)

Atenciosamente,

Andrews Augustus
Vanja Gonçalves da Silva Schimd

Vanja Gonçalves da Silva Schimd

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 17 agosto 2017 | 11:26

Oi Mauricio,

Como disse: Precisei baixar o mozila e o java mais recente, só assim habilitou minha certificação no coloter WEB, mas existe agora no site da Junta, protocolo web, GUIA DE REFERENCIA; e da as seguintes explicações:


Localize no menu do seu Microsoft Windows a opção “Configurar Java”. Inicialmente, clique no botão
“Definições”, depois clique em “1. Excluir arquivos” e depois desmarque a opção “2. Manter os arquivos
temporários no meu computador”.

1. Ativar o conteúdo Java no browser.
2. Marcar o nível de segurança como “Alta”.
3. Clicar na opção “Editar lista de sites ...” e adicionar os sites abaixo:
a. http://www.jucerja.rj.gov.br
b. https://www.jucerja.rj.gov.br
4. Clicar em OK até fechar as janelas.

Ai libera, no protocolo web a assinatura de protocolo digital. Tente dessa forma para ver se consegue também no coletor WEB para fazer o DBE.
Coloque em permissões no JAVA Editar lista de sites...
https://www38.receita.fazenda.gov.br/redesim/

Também faça isso:
Vá no menu Ferramentas> Opções da Internet> Geral> Configurações> Marcar a opção "Sempre que eu visitar a página web".

Veja a compatibilidade do browsers dentro do coletor.

Espero que te ajude
Att
Vanja Schmid

DIEGO DE CASTRO

Diego de Castro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Informática
há 6 anos Quinta-Feira | 17 agosto 2017 | 11:46

Apenas uma observação;
Java JRE somente funciona no Internet Explorer, o suporte para os demais navegadores foi finalizado já há algum tempo, por falta de segurança nesse plugin pesado.
Tem mais um detalhe se você atualizar o seu Internet Explorer para última versão, o Coletor e o E-Cac não vão funcionar mais. Portanto, infelizmente terá que trabalhar com ele cheio de falhas de segurança e manter um backup no HD Externo ou Nuvem.
Para usuários linux, sugiro a utilização do PLAYONLINUX ou mesmo a utilização do WINE, para emular o IE, ou poderá instalar uma VM do windows apenas para esse tipo de trabalho.

Cláudio Monteiro

Cláudio Monteiro

Bronze DIVISÃO 4
há 6 anos Sexta-Feira | 18 agosto 2017 | 08:57

Bom dia, Vanja Schmid

Esse vídeo já não está mais disponível, mesmo assim obrigado pela atenção.

:(

Márcio Santos

Márcio Santos

Prata DIVISÃO 1, Assistente
há 6 anos Segunda-Feira | 28 agosto 2017 | 15:10

Boa tarde, senhores.

Tenho um cliente que revende produtos automotivos.
Agora a empresa vai prestar serviços, nesse caso teremos de fazer a inclusão do código serviço pertinente a função.
Minha dúvida é a seguinte: A empresa em questão é uma Constituição (LTDA). Vou ter que fazer uma alteração de Contrato Social?
Faço a pergunta baseado nesse novo programa do VRE2, pois a empresa é antiga e foi feito o processo normal de entrada pelo antigo programa de abertura da JUCESP.

Agradeço quem puder ajudar, esse novo programa é muito recente e a JUCESP além de não ter atendimento telefônico não se prontifica nem se quer a emitir comunicados com um passo a passo para o novo processo de entrada.

Andrews Augustus

Andrews Augustus

Prata DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 6 anos Segunda-Feira | 28 agosto 2017 | 15:22

Marcio, boa tarde !

Estou utilizando o VRE2 apenas para os processos que sejam de constituição de empresas do municipio de São Paulo.
Para o restante (alteração, constituição em outros municipios e baixa) estou utilizando o VRE 1.

Atenciosamente,

Andrews Augustus
Márcio Santos

Márcio Santos

Prata DIVISÃO 1, Assistente
há 6 anos Segunda-Feira | 28 agosto 2017 | 16:02

Andrews, boa tarde.

Grato pela resposta!
A empresa que vou fazer a alteração é do município de São Paulo mesmo. Dessa forma faço pelo VR1 né?
Fiquei meio na dúvida pois as duas últimas empresas que abri são Empresário Individual e fiz o processo inteiro pelo VR2.
Pelo que fiquei sabendo não é preciso mais digitar o Contrato Social pois é tudo digitado nesse novo sistema, assim como o Requerimento de Empresário.

Andrews Augustus

Andrews Augustus

Prata DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 6 anos Segunda-Feira | 28 agosto 2017 | 16:16

Marcio,

Correto, como se trata de alteração utilize o VRE 1.
Sim, no VRE 2 para constituição de LTDA e EIRELI ele possui a opção de utilizar o modelo padrão do Contrato Social, onde o sistema utiliza as informações prestadas durante o processo de viabilidade e cadastro.
Para utilizar o modelo padrão da JUCESP, basta no campo "Deseja utilizar o contrato social padrão" (algo do tipo, não me recordo exatamente como esta no sistema) selecione a opção "SIM" e emitir, ele gera um PDF do contrato social.
O Requerimento de Empresário (caso de Empresário Individual) já sai preenchido em ambos os sistemas (VRE 1 E 2)
No VRE 2 também é possível realizar a entrega da documentação de forma eletronica, não sendo necessário o deslocamento até o orgão para entrega da documentação, porém, até a informação que tenho, somente pode ser realizado por e-CPF dos sócios ou titular da empresa, não sendo possível realizar pelo certificado digital da contabilidade, por exemplo.

Atenciosamente,

Andrews Augustus
Página 41 de 50

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.