x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 6

acessos 17.917

Auditoria - duvida

João Freitas

João Freitas

Prata DIVISÃO 3, Tecnólogo
há 14 anos Sexta-Feira | 8 maio 2009 | 17:26

Amigos, uma duvida:
Estamos precisando de uma auditoria para uma empresa ltda.
Qualquer contador, seja pessoa fisica ou juridica, pode fazer essa auditoria? Ou tem que ser obrigatoriamente registrado no CVM?
Tenho um escritorio de contabilidade, mas eu sou tecnico. Meu escritorio nao pode fazer essa auditoria?

JS-Brasil Consultoria Contábil
"Fazendo a conta certa"
Letícia Barcelos

Letícia Barcelos

Iniciante DIVISÃO 3, Auditor(a)
há 14 anos Sábado | 9 maio 2009 | 00:53

Boa Noite João,

infelizmente você sendo técnico contábil não pode assinar parecer de auditoria.
Para que seu escritório possa auditar esta empresa LTDA, você pode solicitar a algum contador registrado no CRC que assine este parecer, e este provavelmente vai te cobrar um valor alto, pois a responsabilidade maior é de quem assina.

Ainda teria outros quesitos: esta empresa é cliente do seu escritório? Se sim, vocês também não poderiam auditar, pois aí não haveria independência, já que vocês estariam auditando o próprio trabalho.

Ainda sobre o seu caso, acredito que você possa ser um ótimo profissional e quem sabe até mais capaz que contadores formados, porém a atividade de auditoria, se complica para quem nunca executou este tipo de trabalho, pois existe uma metodologia de papéis de trabalho, e testes que devem ser efetuados em cada grupo de contas, são diversos procedimentos que se não forem executados e caso venha a ser examinado (pois existe a auditoria da auditoria) e também a qualquer tempo seu trabalho pode ser questionado, sendo assim, se você tem interesse nesta área, sugiro que se forme Bacharel e faça cursos, ou trabalhos em parceria com escritórios especializados. O ramo é maravilhoso, auditar é muito bom, mas requer passar por diversas etapas para que você possa estar certificado de que efetuou todos os procedimentos bem como atendeu todas as normas.

Sobre o Registro no CVM:
Apenas é obrigatório o registro no CVM para os auditores que irão assinar parecer para Cias de Capital Aberto, Instituições Financeiras, Seguradoras, Consórcios, Corretoras, Planos de Saúde regulamentados pela ANS, e Sociedades sem Fins Lucrativos.
E para auditar estas empresas que citei tem toda uma burocracia, exames de qualificação técnica, deve ter exercido atividade de auditoria por um período não inferior a 5 anos, após o registro no CRC, entre outros requisitos.

Acho que me estendi bastante, mas este assunto tem muito mais o que falar, e caso queira, podes questionar...

Letícia Barcelos

João Freitas

João Freitas

Prata DIVISÃO 3, Tecnólogo
há 14 anos Segunda-Feira | 11 maio 2009 | 09:19

Leticia, obrigado pela resposta.
Então eu posso contratar um contador, ele faria junto com a minha empresa a auditoria, e este daria um recibo de prestação de serviços?
No caso de minha empresa, eu sou sócio (tecnico) e o outro sócio é uma administrador de empresas. A minha empresa daria o nome da empresa auditora, e esse contador contratado apenas para esse serviço assinaria a auditoria.
Isso confere?

JS-Brasil Consultoria Contábil
"Fazendo a conta certa"
João Freitas

João Freitas

Prata DIVISÃO 3, Tecnólogo
há 14 anos Quarta-Feira | 13 maio 2009 | 16:51

Messias, obrigado pela dica. Mas no caso citado, já tenho o contador que irá fazer toda a auditoria pra mim, ele mesmo vai assinar mas como contratado de minha empresa.
Todo o custo da contratação deste contador será repassado a empresa auditada.
Minha dúvida é se isso é permitido.

JS-Brasil Consultoria Contábil
"Fazendo a conta certa"
G. Alves

G. Alves

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Domingo | 24 maio 2009 | 10:05

Prezado João,
Sem problemas, a sua empresa vai apenas intermediar a contratação de um contador/auditor independendente, por conta e ordem da empresa auditada.
Sds.

Carlos Costa

Carlos Costa

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 10:38

Amigos,
Gostaria de tirar umas dúvidas acerca de auditoria independente em OSCIP.

Qual o profissional ou empresa que pode realizar auditoria independente em OSCIP? e qual o normativo pertinente?

antecipadamente agradeço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.