x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 14

acessos 53.849

Recolhimento de GRRF Complementar

Thuany Santos

Thuany Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2016 | 15:29

Boa Tarde!

Estou com a seguinte situação uma funcionária de uma empresa foi mandada embora e assim fizemos todos os documentos necessários, mas quando foi no dia da homologação ela não concordou com algumas situações e teremos que refazer toda a rescisão novamente mais gostaria de saber como irei fazer a multa rescisória dela novamente já que a primeira que eu fiz a dona da empresa pagou se puderem me ajudar

Mara

Mara

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2016 | 15:37

Thuany Santos,

Provavelmente a diferenças nas verbas rescisórias correto?

Na hora de gerar a guia de GRRF no campo dos valores de Remuneração coloque apenas os valores das diferenças apuradas.

Se houver diferença no Saldo de FGTS você coloca também, se não deixe esse campo em branco, e gera a guia para ser paga.

At,

Jéssica Finsterbusch Eleuterio

Jéssica Finsterbusch Eleuterio

Prata DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2016 | 15:38

Thuany Santos, boa tarde

Você terá que verificar o valor da nova GRRF.
Se ela for maior do que a empresa já pagou, deve fazer uma complementar om a diferença.
Caso seja menor, tem duas opções:
- Pedir a restituição dos valores na Caixa através de uma RDF;
- Deixar o valor a maior.

Lembrando que quando a empresa faz uma RDF, a conta de FGTS fica bloqueada enquanto a decisão da devolução dos valores não sair.

Jéssica Finsterbusch Eleuterio
Analista de Recursos Humanos
Joinville/SC
FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2016 | 15:38

Thuany Santos boa tarde e bem vinda ao contábeis!


Basta você fazer uma grrf complementar, no campo informado pela empresa você coloca o valor que deveria incidir fgts e não foi pago, feito isso ira gerar o valor da multa rescisória.

No campo mês de rescisão você informa o valor das verbas que tem incidência de fgts para que seja recolhido o fgts referente ao mês de rescisão, a parte complementar.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Liliane Gomes

Liliane Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2016 | 15:43

Boa Tarde,

Geralmente quando acontece uma situação dessas comigo faço da seguinte maneira:
Gero a nova rescisão no meu sitema, importo para o programa GRRF, dentro do programa na aba CADASTRO/DADOS FINANCEIROS edito o VALOR DO MÊS DA RESCISÃO(lanço somente a diferença gerada sobre a 1ª rescisão), como o valor do FGTS para fins rescisórios já foi calculado(50% pago na 1ª rescisão) deixo zerado o VALOR INFORMADO PELA EMPRESA. Assim o novo boleto será gerado somente com a diferença, com esse boleto pago levo as duas rescisões e os dois boletos pagos para homologação.

Nos sindicatos da minha cidade sempre aceitam assim, espero que tenha ajudado!

Daniela Vieira

Daniela Vieira

Prata DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 7 anos Domingo | 4 setembro 2016 | 22:23

Boa Noite Pessoal!

Eu tentei fazer uma grrf complementar seguindo as dicas que você postaram. Eu consigo simular o arquivo, e executar para salvar para envio.
Porém na GRRF o funcionário e empresa ainda ficam marcados com a "mãozinha" , e quando entro na conectividade para enviar o arquivo, aparece uma mensagem de erro, dizendo que o arquivo não atende o formato correto, e não valida.
Precisa informar alguma coisa a mais fora o que vocês explicaram?
ATT
Daniela

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 5 setembro 2016 | 08:26

Daniela Vieira um bom dia!

Quando isso acontece eu crio uma pasta na área de trabalho e faço o fechamento novamente, toda vez que for fazer o fechamento e a empresa e trabalhador continuarem marcados tem que fazer esse procedimento de criar uma pasta na área de trabalho, depois que concluir a transmissão e impressão das guias você pode copiar os arquivo onde desejar.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Leomar Garcia da Silva

Leomar Garcia da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 6 setembro 2016 | 14:35

Estou com um caso de GRRF complementar e estou com algumas dúvidas:

No programa não encontrei nenhuma opção para informar que trata-se de uma declaração complementar, isto pode gerar algum problema de sobreposição de informações no FGTS?

Em relação a chave já criada para saque do FGTS tem alguma alteração, preciso gerar outra?

No meu caso faltou incluir no extrato do FGTS para fins rescisórios o mês de agosto. Gerei a GFIP e enviei para pagamento a guia de agosto no valor de R$ 92,13, este é o valor que informo no campo "Total Saldo Base para Fins Rescisórios" do progrma GRRF Eletronica deixando os demais campos vazios?

obrigado


FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 7 anos Terça-Feira | 6 setembro 2016 | 14:42

Leomar Garcia da Silva boa tarde!

Informe o valor no campo Base para fins rescisórios gere a guia e como a outra já foi paga e gerado a chave terá que gerar outra chave.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Leomar Garcia da Silva

Leomar Garcia da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 6 setembro 2016 | 14:49

Obrigado Fredson,

A Data da movimentação foi 01/09. Este um dia de setembro tem que contar neste calculo?

Fiz todos os cálculos com os valores até julho e hoje me dei conta que não tinha incluído agosto quando fui entregar a GFIP. Enviei a guia do FGTS para pagamento e agora vou fazer a complementar.

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 7 anos Terça-Feira | 6 setembro 2016 | 14:53

Leomar Garcia da Silva, SIM calculo o valor correspondente a este dia e some ao valor devido.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 7 anos Terça-Feira | 6 setembro 2016 | 15:26

Leomar Garcia da Silva, se você esta gerando uma GRRF complementar e já tinha gerado a chave com certeza ele não vai conseguir sacar tudo porque o pagamento dessa guia complementar esta sendo posterior a data para saque da primeira chave, sendo assim ficara um resíduo de fgts ai o trabalhador irá entrar em contato com a empresa solicitando nova chave, sendo assim seria interessante antecipar a essa situação e gera outra chave que não causa problema algum.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.