Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 7

acessos 2.064

Divergência entre valores na Receita/Despesa Orçamentária e

Luis Pelluzi

Luis Pelluzi

Iniciante DIVISÃO 3
há 7 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2016 | 19:06

Boa tarde, prezados!

Estou com algumas demonstrações contábeis do Município de Cuiabá, Mato Grosso, do ano de 2015.

Eu observei que alguns valores não batem, como esperado. Não tenho experiência com a Contabilidade Pública, e também não venho logrando sucesso com as pesquisas que tenho feito sobre o referente assunto.

Por exemplo, na Despesa Orçamentária (DO) o valor com o gasto em Pessoal e Encargos sociais está um e no Demonstrativo de Variação Patrimonial (DVP) está outro (vide imagem). Mas o valor preenchido no DVP não vem da DO?

DO: Pessoal e Encargos Sociais

DVP: Pessoal e Encargos Sociais

Outro valor de exemplo é a Receita Orçamentária (RO) com Impostos que também está divergente com o valor presente na DVP.

RO: Impostos

DVP: Impostos


E assim segue, com alguns valores batendo e outros não. Em anos anteriores a mesma coisa, alguns valores, por exemplo, Receita com contribuição para custeio do serviço de iluminação pública bate, porém a Receita total com contribuição já não bate.

Bom, é normal isso? Por que existe tal divergência?

Em havendo divergência, quais dos valores devo usar? O dá DO/RO ou os da DVP?


Melhores cumprimentos,
Luís Felipe

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 09:08

Luis Pelluzi,

O BO e a DVP são elaboradas com base em contas de natureza de informação diferentes.

A DVP é elaborada com base nas contas de natureza patrimonial, enquanto que o BO é elaborado com base em contas de natureza orçamentária.