x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 771

Dúvida em Nota Fiscal

juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 22 agosto 2016 | 08:50

Bom dia a todos, mais uma vez venho através do portal pedir orientação e aprender mais com cada um que possa colaborar...

Minha dúvida é a seguinte

Sou do simples nacional e comprei mercadorias também de uma empresa optante pelo simples nacional, porém de outro estado.

Na nota fiscal veio o cst 0101

Até onde eu entendo o correto deveria ser 0102, pelo fato de eu não poder me creditar de icms, estou correta??

O que esse cst se estiver errado pode influenciar pra mim ou para o fisco??

Essa nf foi emitida em 27/07, o que devo fazer se estiver errado? Uma carta de correção??

Desde já agradeço a todos.
Ótima semana

Adailson Silva

Adailson Silva

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 22 agosto 2016 | 11:07

Juliana,

Exato, pode dar entrada com o 0102, mas se você for vender essa mercadoria. o correto é dar entrada como 0101 mesmo.

No que se refere a simples nacional, a classificação do CSOSN não livre pela empresa, a empresa classifica de acordo com oque ela vai fazer com a mercadoria.

Os erros com que você deve se preocupar é se a mercadoria é importada, se tem base de calculo reduzida, se já foi cobrada anteriormente o ICMS ST, se é suspenso do imposto, etc.

agora erros simples, não carecem de exigem de correção, esse é seu caso, erro simples, de entrada da forma correta sem entrar em contato com seu fornecedor.

juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 22 agosto 2016 | 13:28

Desculpe - me Adailson, achei que tinha entendido, mas agora vendo o seu comentário sobre a revenda fiquei com novas dúvidas....

Essa mercadoria será para revenda, só que quando eu emito a nota fiscal eu verifico se o comprador e simples nacional também e, caso seja emito o nota fiscal com o 0102 o 0101 seria vendas para empresas não optantes pelo simples nacional.

Por gentileza, se possível queira me explicar essa questão do cst /csosn na entrada e na operação posterior?

Muito Grata

Adailson Silva

Adailson Silva

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 22 agosto 2016 | 16:22

Juliana,

Quando você compra uma mercadoria, você irá dar entrada de acordo com sua avaliação, ou seja, você quem decide o CSOSN de entrada.

Você geralmente só toma como base o CSOSN do fornecedor quando o ICMS é recolhido por ST.

juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2016 | 10:33

ObrigadaAdailson


Adailson, bom dia

Por favor, veja se consegue me ajudar.

Como dito anteriormente sou do simples nacional
estou olhando aqui no sistema e a unica informação que entra quando dou entrada em uma nota fiscal de compra só entra o cfop. ..

é obrigatorio preencher o cstou csosn em notas de entrada?
onde o fisco fica sabendo disso e quando fica sabendo?? é enviado alguam obrigação acessoria com essas informações??

obg

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.