x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 5.603

CFOP de Saída de Lanchonetes

Lara Oliveira

Lara Oliveira

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 22 agosto 2016 | 17:35

Boa Tarde,

Por favor preciso de uma ajuda em relação as saídas do ECF de um cliente que é lanchonete. Ele compra mercadorias como: alface, tomate, pão entre outros e os transforma em lanches ou refeições, ou seja, como devo parametrizar o sistema dele em relação a estoque e em relação as saídas.
Visto que tenho que tomar cuidado também com o Sintegra, pois os produtos devem sair como matéria prima e não como revenda.
Tenho colocado os CFOP 5102 na saída das mercadorias, mas acredito que está errado.

Daniel Pereira

Daniel Pereira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Tributário
há 7 anos Segunda-Feira | 22 agosto 2016 | 17:52

Lara, boa tarde.
Sua classificação de CFOP está correto, ela não pode ser enquadrado como uma industria mesmo que ela compre essas mercadorias (pão,alface etc) e transforme em um item novo.
Deverá ser classificado como Comercio.
CFOP 5.102/5.405

Atenciosamente;

Daniel Pereira
Lara Oliveira

Lara Oliveira

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 23 agosto 2016 | 09:16

Bom dia Daniel,

Obrigada pela resposta, mas ainda fiquei com a dúvida sobre as saídas dos produtos, pois não devo tratar eles como revenda, ou seja, ele não revende alface, tomate, pão...., ele transforma em outro produto e a saída no ECF não sai o produto acabado, sai todos os produtos que compõe o lanche ou a refeição. Mesmo assim não devo tratar ele como industrialização? E o meu sintegra como vai ficar?

Desde já agradeço a atenção.

Daniel Pereira

Daniel Pereira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Tributário
há 7 anos Terça-Feira | 23 agosto 2016 | 10:18

Lara, conforme já informado eu entendo que sua empresa não pode ser considerado uma indústria, pois seu CNAE é enquadrado na seção I do CONCLA (Comissão Nacional de Classificação).
Agora se fosse uma empresa com CNAE por exemplo 1099-6/99 ai poderia ser considerada uma industria.

Segue links para analise:

Seu CNAE: 5611-2/03 (LANCHONETES, CASAS DE CHÁ, DE SUCOS E SIMILARES)
concla.ibge.gov.br

Exemplo de CNAE permitido para Industria:
concla.ibge.gov.br

Atenciosamente;

Daniel Pereira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.