x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.026

Conta Caixa Credor

Vander

Vander

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 23 agosto 2016 | 08:47

Srs. andei pesquisando pelo fórum sobre o assunto, porém, não consegui chegar a uma conclusão sobre meu caso, já debati diversas vezes com meu contador, porém, não cheguei a um entendimento, vamos lá: Uma empresa (familiar) do ramo de supermercados, a contabilidade sempre trabalhou "redonda", todo ano é feita distribuição de lucros para os sócios, na contabilidade essa distribuição sempre foi feita pelo caixa, e a conta caixa nunca esteve credora, pelo contrário sempre teve um bom saldo, porém, como são valores altos, no ano passado minha contadora me pediu para emitir cheques comprovando a distribuição de lucros. Ocorre o seguinte (um exemplo) dentro da empresa, os sócios retiram R$ 40 mil por mês(em espécie), porém, a distribuição era feita na contabilidade apenas trimestralmente, era emitido um cheque no valor de R$ 120 mil e tirado cópia e enviado para documentar a retirada, porém, como esse dinheiro de fato já havia sido retirado anteriormente, o valor era sacado e utilizado para pagar duplicatas. Em 2014 tínhamos um caixa contábil de aproximadamente R$ 800 mil, e esse ano o caixa fechou credor em aproximadamente R$ 300 mil! Nesse ano foi feita uma distribuição de lucros de R$ 800 mil e comprado ativos a vista de aproximadamente R$ 200 mil. A empresa não compra nem vende sem nota, a venda sempre é superior a compra + as despesas. Como que pode o caixa ficar credor? Será que não fizeram lançamentos errados e confusão nessa distribuição com cheques? Não consigo entender como que "evaporou" mais de R$ 1 milhão do caixa contábil em um ano se estamos trabalhando da mesma forma de sempre! O contador me diz que não é pelo fato da distribuição, mas não consigo entender o que de fato pode ter ocorrido. Alguém consegue me dar um caminho? Estou quase contratando uma auditoria para conferir os lançamentos da contabilidade. A empresa é lucro real, todo a venda é contabilizada como venda a vista, como falei sempre a venda é superior a compra + despesas, tem como ficar com caixa credor?

Edmar

Edmar

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a) Técnico
há 7 anos Terça-Feira | 23 agosto 2016 | 10:27

Bom dia Vanderson.

Seria interessante você solicitar os documentos à contabilidade (mais específico os livros diário, caixa e balanço) para que seja realizada uma conferência interna na empresa com debates junto ao seu contador.

Caso ainda haja dúvidas é bom sugerir uma auditoria contábil, se for o caso.

Abraço

Vander

Vander

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 7 anos Domingo | 4 setembro 2016 | 11:50

Obrigado Edmar, solicitei os livros, algumas coisas não estão batendo na DRE (vendas a menos e compras a mais!), não consigo imaginar como que não bate a venda e a compra, o escritório não lança esses valores a partir do SPED que eu mando? O jeito será contratar uma auditoria mesmo, estou muito preocupado com essa situação. Agradeço pela orientação.

Abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.