x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 12

acessos 10.216

Retificação do Livro Eletrônico do Distrito Federal após a I

SÁVIO

Sávio

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 23 agosto 2016 | 12:00

Bom dia, pessoal. Após essa IN N° 02, DE 14 DE MARÇO DE 2016 não consegui ter nenhuma retificação de livro mais aceita. Pois a seguinte mensagem sempre aparece: ´´Para este período de referência, o prazo para retificação com aumento de crédito foi expirado. Apuração ICMS – Registro E360:<br>Campo 06 - VL_05 - Valor total dos créditos por Entradas e aquisições com crédito do imposto<br> ´´´ ou essa:

´´Para este período de referência, o prazo para retificação com redução de débito foi expirado. Apuração ICMS – Registro E360:<br>Campo 02 - VL_01 - Valor total dos débitos por Saídas e prestações com débito do imposto<br>´´.

NOTA: isso aconteceu com duas empresas do simples nacional (meses 11 e 12/2015) e eu no momento do envio mandei para o validador o ICMS 1317 como se estas empresas fossem do regime normal. Por isso a cobrança de ICMS. A pergunta é: como eu resolvo esses dois erros apresentados acima, ou seja, de qual maneira retifico o livro sem que haja aumento de receita ou diminuição do débito (acho que isso que eles pedem) ? Tenho que resolver isso até 31/08/2016 caso contrário meu cliente será excluído do simples Nacional. :\ Utilizamos aqui o sistema da ´´Dexion´´ em nossa contabilidade

Luciano Pereira

Luciano Pereira

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 23 agosto 2016 | 12:10

Caro Sávio

também fui retificar livros 04/2016 e apareceu a mesma mensagem, tive que preencher um formulário que se chama Solicitação Aceitação de Retificação de Livro Fiscal e nele justificar o pedido de retificação, ai mande o formulário pelo atendimento virtual e para a minha surpresa o pedido não foi aceita porque a empresa esta na malha fiscal em períodos anteriores a mês de retificação, fui verificar e realmente esta na malha fiscal desde 12/2012 ate 12/2015, então você deve verificar também so sua empresa não esta na malha fiscal de período anteriores ao pedido de retificação do livro se não eles não aceitam.

To aqui na correria também, usamos o sistema Dexion.

SÁVIO

Sávio

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 23 agosto 2016 | 16:28

Boa tarde prezado, Luciano Pereira. Após solucionar o problema na malha fiscal, o senhor conseguiu retificar o livro eletrônico?

Luciano Pereira

Luciano Pereira

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2016 | 11:02

Ola
Savio

Não, ainda não consegui resolver nada do malha fiscal esta muito complicado. estou com um problema de 12/2012 e que foi emitida uma nota fiscal de venda e a mesma não foi escriturada no livro e ele realmente não era para existir o dono da empresa emitiu uma outra nota de mesmo valor achando que tinha cancelado a anterior.

ta feia a coisa.

SÁVIO

Sávio

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2016 | 15:29

Boa tarde estimado, Luciano Pereira. Está extremamente complicado mesmo de se resolver esses problemas tanto nos livros como na malha fiscal do DF. Obrigado pela atenção à minha questão. Espero que tenha sucesso na solução do seu problema.

Sueli Rodrigues

Sueli Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2016 | 16:23

Boa tarde,

Aqui foi o único lugar onde eu estou conseguindo entender alguma coisa referente a retificação, estou com muitas dúvidas e realmente muito preocupada.

No mês 02/2016 foi alterada o sistema operacional da empresa, não consegui enviar o LFE ref. ao meses 02,03,04/2016 pois o arquivo não estava de acordo com o layaute, fiz a apuração manual para o pagamento do imposto e envie o LFE sem movimento.

Agora estou tentando fazer as retificações , eu até consegui enviar o LFE porém foi rejeitado , pois houve aumento de crédito na apuração no valor das entradas e Outros Crédito.

Lendo a IN 02/2016, entendo que deverei fazer a alteração de valores no mês corrente.

Minha dúvida é:
Como fica a entrega dos outros Registros
Se eu entreguei em branco, entende-se que deveria informar todos os registros.

O problema é que não nos atende por telefone, tudo via eletronico.

Estou a dois dias tentando analisar a Malha fiscal, o site fora do ar.

Não sei mais como proceder.

Obrigada

gledston rodrigues ferreira

Gledston Rodrigues Ferreira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 21 novembro 2016 | 16:33

Boa tarde amigos!

Estou com um problema com o Livro Eletrônico!

Gostaria de saber se alguém obtive exito em conseguir a liberação para a Retificação do Livro Eletrônico.

o que aconteceu comigo foi:

Foram enviados no prazo os LFE de 02/2014 a 12/2014. Os arquivos originais foram enviados com todos os documentos de entradas. Para resolver um problema de descontos no cupom fiscal (Malha Fiscal) foram enviados novos arquivos no mês de Março/2016, mas os mesmos foram gerados erroneamente – SEM O LANÇAMENTO DOS DOCUMENTOS DE ENTRADAS. No mês 11/2016 foram corrigidos os arquivos e enviados novamente, portanto solicitamos a liberação das declarações retificadas, visto que a empresa pagou os impostos em dia e por motivo de erro na declaração está em débito com o Estado, porém não fui autorizado a fazer a retificação.

Penso que devo entrar administrativamente, alguém pode me dar uma dica do que fazer?

Marcos Vinicius

Marcos Vinicius

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 13 julho 2017 | 09:24

Bom dia Prezados (a),

Alguém conseguiu resolver o problema com os LFE do DF, também estou com o mesmo problema, nosso sistema esteve com problemas e o livro foi informado zerado, só que quando fomos retificar o site está como rejeitado e não reconheceu a retificação, e o pior, abriram um procedimento de ação fiscal cobrando pagamento de ICMS referente as "notas de saída", desconsiderando totalmente a apuração do ICMS, os créditos que gerados nas entradas, em fim o problema está se agravando.

Caso alguém tenha conseguido alguma informação ou solução puder nos posicionar, fico grato

Atenciosamente,

Marcos Vinícius

MICHEL MARTINS COSTA

Michel Martins Costa

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 6 anos Quarta-Feira | 17 janeiro 2018 | 11:16

Bom dia senhores,

me identifiquei com o tópico, meu problema inicial é;

*Existe alguma forma de retificar o Livro de forma mais pratica (programas auxiliares), ou somente abrir e mudar os campos?

*Apos editar envio normalmente ou e necessário um pedido de retificação?

*Existe algum manual dos registros ?


Obrigado.

Não precisa fazer tudo, faça tudo que puder!
Sueli Rodrigues

Sueli Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 6 anos Quarta-Feira | 17 janeiro 2018 | 12:47

Boa tarde, amigos.

Eu consegui retificar alguns meses, após regularizar e validar os livros, preencher um requerimento informando a justificativa, abrir uma solicitação no Atendimento Virtual anexando o requerimento e aguardar a resposta de aceite ou não, após aceito, enviar o livro e depois precisa abrir uma nova solicitação de Atendimento Virtual Malha Fiscal, solicitando a baixa da Malha.

Qualquer dúvidas estou a disposição.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.