x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 4.012

DECORE - Porque eu tenho tanta dificuldade pra conseguir ess

Diogo Camargo de Morais

Diogo Camargo de Morais

Iniciante DIVISÃO 3, Escriturário(a)
há 7 anos Terça-Feira | 23 agosto 2016 | 15:20

Boa tarde Srs.

Tenho pesquisado a alguns dias algum escritório de contabilidade que faça a emissão desse documento, e sinceramente? nunca vi uma coisa tão dificil de conseguir aparentemente, isso que ja pesquisei muita coisa na internet.

Estou pra adquirir um imóvel com minha esposa, eu sou escriturário e faço minha declaração de IR-PF normalmente, ocorre que pra minha esposa ela é autônoma com renda mensal de aproximadamente R$ 6200,00 (Na conta a movimentação é maior que isso) e não consigo encontrar um contador para emitir tal documento.

Em diversos escritórios que entrei em contato percebi que nem conversarem sobre o assunto eles querem, o que mais ouço é "So emitimos para empresas de clientes nosso" ou "não emitimos decore" ja pesquisei que essa emissão so pode ser feito por contadores com sua documentação em dia mais não é possivel que nenhum contador esteja.

Eu possuo a Nota Fiscal - Paulistana emitida como autonomo de todos os lançamentos, que batem exatamente com o recebimento quinzenal que ela possui e que consta no extrato, porem os contadores pouco querem saber.

O unico contador que foi simpatico comigo e conversamos sobre o assunto falou que so fazia com base na declaração de IRPF porem o valor declarado no IMPF da minha esposa é bem menor pois pagaria um absurdo de Impostos.

No portal de contabilidade o extrato é um documento aceito para emissão de DECORE alem das NF-Paulistana que eu possuo sendo assim porque tanta dificuldade?

Gisele Oliveira

Gisele Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 23 agosto 2016 | 15:27

Boa tarde Diogo Camargo de Morais,

Nenhum contador emite sem ser cliente pois é preciso ter um histórico para isso. Ele responde por esse decore. Correndo o risco de perder seu CRC caso omita alguma coisa. A fiscalização é muito alta para qualquer pessoa correr o risco.

Luisa

Luisa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 23 agosto 2016 | 15:33

Diogo Camargo de Morais, pois é, é uma situação muito delicada mesmo.

É um risco muito grande que a pessoa corre ao emitir um decore, por isso tanta dificuldade de encontrar quem faça.
Me chama no privado que podemos conversar mais sobre o caso.



Diogo Camargo de Morais

Diogo Camargo de Morais

Iniciante DIVISÃO 3, Escriturário(a)
há 7 anos Terça-Feira | 23 agosto 2016 | 15:47

Eu entendo as questões jurídicas referente ao assunto, o que pode ocorrer com o contador por conta de uma emissão de um falso decore, porem acho um absrudo eu tendo como comprovar a renda informada no DECORE ter essa dificuldade, pesquisa sobre o assunto aqui no forum e achei interessante uma pessoa comentar que o autonomo é meio que descriminado quando busca tal documento.

JAQUELINE FRANCINE

Jaqueline Francine

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 23 agosto 2016 | 15:55

Diogo Camargo de Morais, boa tarde.

Você mesmo emite seu IRPF e de sua esposa ou tem um contador contratado?

Muito difícil um contador que não tem o histórico do cliente ira emitir um DECORE, além de correr o risco de perder o Registro como a colega acima disse, a fiscalização sobre ele ira aumentar e muito caso tenha uma virgula a mais.

Att.

Jaqueline Francine

" A lei da mente é implacável, o que você pensa você cria, o que você sente você atrai, o que você acredita se torna realidade" BUDA
Diogo Camargo de Morais

Diogo Camargo de Morais

Iniciante DIVISÃO 3, Escriturário(a)
há 7 anos Terça-Feira | 23 agosto 2016 | 17:00

Eu mesmo emito, porem o meu IRPF é declarado conforme o que recebo da minha esposa não pois pagaria um absurdo de tributos.

Independente da sonegação ser ilegal ou não, se a o proprio concelho de contabilidade não obriga o IRPF para emissão de Decore, os contadores não deveriam aceitar os outros documentos que o proprio concelho aprova?

Não sei bem se o nome correto seria concelho mais vi essas informações no .gov.

Luisa

Luisa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2016 | 08:47

Assim, eu tenho muito medo, mas já emiti vários DECORES e até hoje nunca tive problemas quanto a isso.



Marcio Rodrigues Ortiz Ortiz

Marcio Rodrigues Ortiz Ortiz

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Sábado | 3 setembro 2016 | 10:01

Bom dia,

Na verdade não vejo motivo para todo este pavor que os profissionais de contabilidade tem em emitir uma Decore. Como todo documento contábil possui regras emanadas pelo CFC para proteção de quem faz e principalmente de quem recebe. Elas estão bem claras e descritas nas Resoluções 1364/11 e alterações posteriores; sugiro aos profissionais que a leiam atentamente e qualquer dúvida esclareçam junto ao setor de fiscalização do CRC do seu estado, tenho feito isso e nunca tive problemas.

Abs

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.