x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 2.778

Escrituração de notas de entradas com ICMS ST

Marcia Campardo

Marcia Campardo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 23 agosto 2016 | 16:14

Como escriturar nota fiscal de entradas em que o valor do ICMS ST já vem embutido no valor total do produto, fazendo menção do valor da ST na descrição do produto. CST 060 CFOP 1.403.
exemplo:
valor total da nota - 245,00
valor total do produto - 245,00
preço unitario do produto - 245,00 - indicação na coluna do produto do valor do ST - 3,00
no campo proprio na nota fiscal de valor de ICMS ST está vazio.
obs. cliente e fornecedor RPA.


Boa tarde
alguem pode ajudar?

Tedy Luis de Souza

Tedy Luis de Souza

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2016 | 16:02

Marcia Campardo, boa tarde.

Nesse caso eu faço a escrituração do valor total da NF e não escrituro o valor do ICMS-ST, pois o mesmo ja foi pago anteriormente.

ATT.
Tedy

Marcia Campardo

Marcia Campardo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2016 | 16:18

Oi Tedy, obrigada pela resposta.

Eu tambem faço assim, e meu sistema nem faz diferente. Temos uma rede de drogarias, acontece que a prefeitura de uma determinada cidade está me cobrando estas informações para apuração da DIPAM, diz que tenho que deduzir o valor da ST do valor do produto de forma manual, um a um e lançar a ST, quer que eu substitua a GIA desde 2015. Por isso que Por isso que postei aqui pra agregar informação e saber como voces estão fazendo.

MARIANA VINHA PADOVAM

Mariana Vinha Padovam

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2016 | 16:46

Boa Tarde Marcia, eu também tive que atender a esta solicitação da prefeitura de minha cidade. No meu sistema não encontrei campo para colocar esta
informação.
Então, faço a conferencia normal do mês e importo na gia. Como fazia antes, daí na própria gia que faço a alteração para atender a Prefeitura.
Na pagina da Sefaz, tem uma planilha de calculo de ST para combustíveis. na aba downloads. (se quiser te passo por email)
Conversei com os fiscais da prefeitura e eles autorizaram a fazer desta forma, pois como não tenho como fazer o calculo nota a nota...vai pelo valor total do mês e aproximado.
Você vai alterar na sua gia somente o CFOP 1.403 que é o que interessa a prefeitura onde está o valor adicionado ao município.
com a planilha de calculo, você pega o valor contábil e aplica o iva, dando o resultado do valor ST. Este valor de ST você informará na gia no penultimo campo imposto retido por substituição= Substituido. e a diferença entre ele e o valor contábil no campo operações sem credito de imposto = outras.

Espero que tenha entendido e ajudado de alguma forma.
Abraços
Mariana.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.