x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 289

DAS pago a maior

Jeferson Rodrigo Ramos Cussolim

Jeferson Rodrigo Ramos Cussolim

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2016 | 10:18

Bom dia Senhores.

Estava lendo alguns tópicos no Fórum, e eu continuo com dúvidas a respeito da Compensação de DAS.
Vou explicar o ocorrido.
Houve o cancelamento de uma NFSe após a apuração do Simples, e eu prontamente retifiquei, e enviei novamente o DAS (retificado) para o cliente pagar. Por descuido do cliente ele pagou o DAS com valor maior.

Agora vem a minha dúvida.

Na minha cabeça eu tenho duas alternativas:

1º - Eu falo pro cliente pagar o DAS retificado, e no próximo mês (ele deixa o DAS inscrever na divida ativa, e eu compenso ele);
2º - O DAS retificado entra na divida ativa (não sei se isso pode ocorrer), e eu compenso esse valor.

estou com essa dúvida, e espero que alguém possa me ajudar.


att.


Jeferson Cussolim.

Caio Cesar Fornaziere

Caio Cesar Fornaziere

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2016 | 10:31

Bom dia Jeferson Rodrigo Ramos Cussolim

Passei por uma situação semelhante a sua, e fiz o seguinte procedimento para compensar o valor pago a maior.
Ex: meu cliente pagou 180,00 a mais no DAS ref. 05/2016, eu retifiquei o período para que o valor de 180,00 pago a maior ficasse disponível para compensação. No mês 06/2016 apurei o DAS normalmente, o PGDAS gerou a guia com valor correto, porém, não enviei essa guia para o cliente pagar, eu enviei um DAS Avulso descontando dele 180,00, assim quando ele recolhesse esse DAS ficaria no PGDAS 180,00 de débito.
Até ai correu tudo tranquilo, esperei em média 25 dias para que o sistema acusasse em aberto esse valor e iniciei a compensação. Foi aí que tive um surpresa desagradável, a atualização do meu saldo disponível foi menor do que a atualização do valor vencido, portanto, não compensou por inteiro o valor vencido, dos 180,00 que deixei em aberto restou pouco mais de 10,00 para recolher.
Nessa parte que você deverá ter cautela, quando enviar o DAS avulso, não desconte exatamente o valor que tem disponível para compensar, desconte um pouco menos, nos meus cálculos a diferença que deu entre os dois valores foi de 6%, se eu tivesse descontado 165,00 por exemplo do DAS, não teria restado valor a recolher.
No meu caso foram valores pequenos, mas pense nisso em valores alto, cliente nenhum gosta de pagar juros e correções.

Talvez minha explicação não tenha ficado muito clara, qualquer dúvida pergunte novamente.

Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.