x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 1.634

sociedade ltda unipessoal

DANIELI FARIA ALMEIDA DA SILVA

Danieli Faria Almeida da Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 7 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2016 | 13:31

boa tarde gente! preciso muito de uma orientação de voces,

estou com uma situação de sociedade constituída por duas socias cujo uma transferiu todas as sua cotas para a socia remanescente, so que ela não quer deixar de ser sociedade, no caso isso seria uma sociedade ltda unipessoal? com o prazo de 180 dias para um (a) novo socio? qual codigo usar no dbe ? ela se tornaria eireli?

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2016 | 13:56

Danieli, boa tarde

Se vai ficar somente um sócio, sim, deve-se colocar a cláusula de 180 dias e adquire-se a condição de unipessoal.

Dentro desse prazo deve ser feita recomposição do quadro societário, ou se for, por exemplo, constituir uma EIRELI, isso é feito em um segundo processo que será Constituição de EIRELI por Transformação de Tipo Jurídico.

No DBE, faça normalmente, passe todas as quotas para a sócia remanescente, de saída em quem deixa a sociedade e não esqueça, caso necessário fazer alteração do responsável perante o CNPJ indicando a sócia que manteve-se

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
DANIELI FARIA ALMEIDA DA SILVA

Danieli Faria Almeida da Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 7 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2016 | 14:04

boa tarde fernado,

no caso ela teria que ser necessariamente uma eireli? desculpe minha ignoracia, estou na area a pouco tempo.
pois no dbe que foi feito anteriormente não mudou a natureza juridica, so fiz a transferencia de cotas das socias, e o dbe não foi aceito diz que "o somatorio dos valores de capital social dos socios difere do valor do capital da empresa"
entao eu teria que mudar nesse dbe a natureza juridica? pq quando vou mudar a natureza juridica no dbe ele me pede que altere o nome empresarial,

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2016 | 15:28

Danieli,

Você fez o correto. Primeiro você registra o processo de unipessoalidade, depois é elaborada e registrada a Constituição de EIRELI por Transformação de Tipo Jurídico, se for o caso.

E não necessariamente precisa se tornar uma EIRELI, existe, por exemplo a opção do Empresário Individual.

Aconselho você a verificar se a Junta Comercial do RJ tem alguma particularidade na transformação de Sociedade para Empresa Individual ou EIRELI, confirme isso, mas a princípio, o caminho é esse que lhe disse.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.