x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 8.522

Validade da Chave de Conectividade

LEONARDO CARVALHO

Leonardo Carvalho

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 08:33

Bom dia, colegas!
Estou com a seguinte dúvida, por gentileza, alguém me oriente:
a empresa para a qual presto serviço recolheu FGTS de competências em atraso, de funcionários que foram rescindidos.
Portanto gerei uma Chave para que eles realizassem o saque, mas na data apresentada "disponível para saque", os valores ainda não constavam em suas contas, por isso não conseguiram sacar.
A minha pergunta é: eles poderão utilizar esta mesma chave ou eu teria que gerar outra?
Obrigado desde já!

Leonardo Carvalho
ELIANE

Eliane

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 08:51

Leonardo Carvalho

Você terá que gerar outra. Mas antes de fazer isso, dê uma olhada se os valores já caíram na conta dos funcionários, pois a CAIXA está com problemas no sistema e tem algumas guias que ainda não foram compensadas (pelo sistema deles).
O problema é a nível nacional, não tendo nada que possamos fazer.
Tenho 19 funcionários que estão desde o dia 05/08 aguardando.

Atenciosamente
Eliane Rezende
LEONARDO CARVALHO

Leonardo Carvalho

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 09:16

Obrigado, Eliane!
O meu problema é muito parecido com o seu.
As minha guias foram pagas também no dia 05/08, de 14 funcionários.
Mas alguns funcionários não foram ao banco para tentar sacar, acredito que devo deixar que eles usem essa primeira chave, uma vez que ainda não foram usadas. E isso fará com que eles retirem seus valores imediatamente após o crédito em suas contas, não sendo necessário aguardar sete dias após a nova chave.
Será que o meu raciocínio está de acordo ou essas chaves também foram invalidadas, mesmo sem tentativa de saque?

Leonardo Carvalho
ELIANE

Eliane

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 09:21

Leonardo Carvalho

Eles podem usar essa chave sem problema, a única coisa é que não conseguirão fazer o saque da multa rescisória e nem do FGTS do mês da rescisão.
Mas é melhor que nada kkk
Quando for depositado os valores da multa e do FGTS do mês, você faz outra chave e aí eles sacam o restante.
Outra coisa, não diga pra eles que isso irá se resolver rapidinho... caso idêntico que aconteceu no ano passado demorou 07 meses para ser feito a reposição dos valores pela Caixa.

Atenciosamente
Eliane Rezende
LEONARDO CARVALHO

Leonardo Carvalho

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 09:36

Obrigado, Eliane!
A multa e o FGTS do mês da rescisão eles já sacaram anteriormente, assim como as competências que foram pagas no prazo.
O problema é apenas essas que foram pagas em 05/08.
Mas só pra confirmar: quem foi tentar sacar e o saldo estava zerado, já pode até jogar a chave fora?

Leonardo Carvalho
ELIANE

Eliane

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 10:15

Leonardo Carvalho

Se a chave já foi usada ela perde a validade.
E o problema da Caixa é somente com as movimentações do dia 05/08/2016 (pelo menos foi isso que me informaram), veja o e-mail abaixo:

'Senhor Empregador/ Contador
Informamos que os recolhimentos FGTS efetuados no dia 05/08/2016 não estão processados e/ou individualizados devido a inconsistência no sistema.
Por se tratar de ocorrência a nível nacional nosso gestor já acionou a área de tecnologia, porém ainda não foi apresentada solução para a ocorrência.
Atenciosamente,
GIFUGBH – GI Fundo de Garantia Belo Horizonte/MG
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
'

Atenciosamente
Eliane Rezende
LEONARDO CARVALHO

Leonardo Carvalho

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 10:19

Correto.
Obrigado pela atenção.
Vamos acompanhar.
Qualquer novidade, a gente se fala por aqui.


31/08/2016.
Boa tarde, Eliane!
Depois de questionar muito a Caixa Econômica sobre o ocorrido e tendo eles admitido que houve um erro do Sistema nas GRF's pagas em atraso no dia 05/08/2016, me orientaram a enviar novamente os arquivos, competência por competência, da seguinte forma:
Importar o arquivo no SEFIP < abrir novo movimento, digitando a mesma competência e selecionando o código de recolhimento devido < marcar FGTS Individualização, preenchendo a data do recolhimento (05/08/2016) < Marcar a participação de todos, mas observar as modalidades, em caso de não terem sido recolhidos para todos os funcionários < executar.
Depois é só enviar normalmente pelo Conectividade Social e salvar o protocolo.
Vale também, com esse protocolo, conferir os valores da GRF, se batem com os valores do relatório do SEFIP na opção Relatórios < Analítico Individualização.
Fiz esse procedimento hoje e me pediram para aguardar até segunda feira.


Leonardo Carvalho

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.