x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 23

acessos 2.017

Dificuldade com o novo DBE

Caio Vieira

Caio Vieira

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 7 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 11:58

Bom dia!

Venho tendo dificuldades com o DBE há tempos, começando em junho quando iniciei uma alteração cadastral na empresa que trabalho e precisei fazer 2 vezes até que acertasse a forma de preenchimento, nesse momento até entendi, pois não tinha experiência. Enfim fiz o DBE e todos os outros documentos necessários para o registro de alteração na Junta Comercial do Rio de Janeiro, dei entrada no processo e em 5 dias úteis ele foi deferido, porém a alteração não foi registrada na Receita Federal do Brasil pois a sede da JUCERJA onde registrei a alteração não estava com o sistema vinculado ao da Receita Federal. Resumindo precisaria solicitar na receita que a alteração fosse registrada também no Cartão CNPJ Situação Cadastral. Recebi a informação que deveria levar o contrato social e outro DBE para solicitar a alteração e esse tipo de serviço não seria cobrado e seria feito na hora. Fiz o agendamento, e na data agendada(17/08), quando me sentei para ser atendido, fui informado que o meu DBE havia sido cancelado pois lançaram uma nova versão do sistema e todos os DBE's gerados antes do lançamento seriam cancelados. Me instruiram a fazer um novo DBE e realizar um novo agendamento para dar continuidade.

Ontem foi o primeiro dia que consegui entrar no novo sistema, fiz o preenchimento do DBE da mesma Forma que havia feito todas as vezes anteriores mas agora ele dá indeferido com a seguinte mensagem:
"Somatório dos valores de capital social dos sócios difere do valor do capital social da empresa. Confira os valores de todos os sócios no CNPJ e faça as mudanças necessárias no QSA, para que a soma seja igual ao valor do capital social da empresa".

A única alteração de QSA que eu fiz foi a transferencia de cotas de um sócio que está saindo da empresa para uma nova sócia que está entrando.
E fiz da mesma forma de sempre, só agora está dando indeferido.

Desculpem pelo desabafo, mas estou tentando de todas as formas resolver isso e não consigo. Se alguém puder me ajudar será de ótimo grato.

Desde já agradeço.

JUCA RIBEIRO

Juca Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 13:34

Caio Vieira realmente com o novo sistema, muitos estão com este problema. O capital está igual ao CNPJ no site da Receita?
Não se desculpe não, pois estamos aqui para tirar dúvidas e ajudar!

Atenciosamente

Juca Ribeiro
Adm

"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo"
Confúcio
Caio Vieira

Caio Vieira

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 7 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 13:58

Obrigado Juca Ribeiro, é sempre bom contar com a ajuda de pessoas mais experientes.

Quanto a sua pergunta, sim, está exatamente igual. Me certifico disso pois a alteração que houve no QSA foi de transferência de cotas de um sócio que está saindo da empresa para uma sócia que está entrando.

Na hora que estamos preenchendo o dbe e selecionamos opção entrada de sócio ele pede os dados da pessoa e o número de cotas.
Quando vamos retirar um sócio da empresa o sistema não dá opção de selecionar que as cotas vão ser transferidas ou excluídas.

E eu já havia feito um DBE para a receita e outros 2 para a JUCERJA com o mesmo preenchimento.

Desde já agradeço as respostas.

Andrews Augustus

Andrews Augustus

Prata DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 7 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 14:48

Caio Vieira,

Pode ocorrer de no sistema da Receita Federal estar em branco esta informação (capital social) , faça uma consulta do CNPJ, lá tem a opção QSA, verifique se o capital social que aparece na consulta bate com o capital social da última alteração registrada.
Caso esteja em branco ou o valor não seja igual, terá que mandar uma DBE com alteração do capital social.
Já peguei diversas empresas com informações em branco ou desatualizadas e resolvi desta forma

Atenciosamente,

Andrews Augustus
JUCA RIBEIRO

Juca Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 15:07

Andrews Augustus usando o evento 247?

Atenciosamente

Juca Ribeiro
Adm

"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo"
Confúcio
Caio Vieira

Caio Vieira

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 7 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 15:39

Andrews Augustus, Juca Ribeiro. Fiz a consulta e está tudo certinho. não há nada de errado.
Sigo sem entender e cada vez mais convicto de que esse problema é do sistema novo. eu fiz um agendamento na Delegacia da Receita Federal de Niterói para receber orientações nesse sentido mas só consegui agendar para o dia 31/08.

Obrigado mesmo assim pela ajuda.

JUCA RIBEIRO

Juca Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 15:50

Espero que dê tudo certo!

Atenciosamente

Juca Ribeiro
Adm

"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo"
Confúcio
JUCA RIBEIRO

Juca Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 16:37

Andrews Augustus também é uma boa saída! Não tinha pensado...

Atenciosamente

Juca Ribeiro
Adm

"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo"
Confúcio
JUCA RIBEIRO

Juca Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 16:48

Posta para nós!

Atenciosamente

Juca Ribeiro
Adm

"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo"
Confúcio
Caio Vieira

Caio Vieira

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 7 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 17:09

Pessoal, continua dando o mesmo problema.

Acho que o sistema do DBE está entendendo a situação de uma forma diferente. ele não deve estar entendendo que o sócio que está saindo está transferindo as cotas para a nova sócia e deve estar fazendo o somatório errado. Coisa que na versão anterior do sistema não acontecia.

Vou aguardar até a quarta feira da semana que vem pra ver no que vai dar isso.
Assim que tiver novidades posto aqui.

Muito obrigado pela atenção dos Senhores.

Att,

JUCA RIBEIRO

Juca Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 29 agosto 2016 | 10:57

Eduado Ávila de Oliveira aqui por enquanto está normal!

Atenciosamente

Juca Ribeiro
Adm

"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo"
Confúcio
Caio Vieira

Caio Vieira

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 7 anos Segunda-Feira | 29 agosto 2016 | 11:29

Juca Ribeiro Eduado Ávila de Oliveira!
Entrei em contato com alguns amigos esse fim de semana e todos fizeram reclamações relacionadas ao preenchimento do DBE, mas não só sobre o QSA um desses meus amigos encontrou uma fala quando ele informa que a empresa é Sociedade Limitada o sistema diz que o tipo de empresa preenchida no formulário não condiz com as ultimas alterações, não com essas palavras éclaro, mas deixando essa mensagem.
Enfim, agendei para ser atendido aqui na Delegacia da Receita Federal de Niterói/RJ, assim que tiver novidades informo aqui no tópico.

Att

Andrews Augustus

Andrews Augustus

Prata DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 7 anos Segunda-Feira | 29 agosto 2016 | 11:55

Caio,

Postaram em outro tópico o mesmo problema que você está tendo, uma pessoa aconselhou ele a fazer a DBE acrescentando o evento 247 - alteração do capital social.
Se gerar a DBE ai fica a critério do fiscal que analisar o processo, podendo indeferir por não constar alteração de capital no contrato ou deferir caso ele verifique que as informações batem com o cadastro levando em consideração as falhas do sistema.
Depois do seu atendimento presencial na Receita posta ai o que o atendente resolveu.

Att.

Atenciosamente,

Andrews Augustus
Eduado Ávila de Oliveira

Eduado Ávila de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contratos
há 7 anos Segunda-Feira | 29 agosto 2016 | 13:34

Boa tarde Senhores,

Eu Gerei uma DBE com os seguintes eventos:

202 Alteração da pessoa física responsável perante o CNPJ
244 Alteração de atividades econômicas (principal e secundárias)
247 Alteração de capital social
Quadro de Sócios e Administradores - QSA

Deu certo, agora enviarei para a JUCESC e ver como eles analisam.

Att

Marcyelly Agnes Marcelo

Marcyelly Agnes Marcelo

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 29 agosto 2016 | 14:31

Eu consegui semana passada colocando alteração de sócio mesmo sem ter alterado, somente para bater o total do Capital. Todos os sócios da empresa tive que relacionar. O DBE foi gerado dessa forma, agora aguardar para ver se o vogal que irá analisar o processo também irá aceitar.


Att.:

JUCA RIBEIRO

Juca Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 30 agosto 2016 | 11:26

Alguém está com dificuldades de entrar hoje no site?

Atenciosamente

Juca Ribeiro
Adm

"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo"
Confúcio
Bemilde Fonseca

Bemilde Fonseca

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 26 setembro 2016 | 12:43

Bom dia a todos!

Também estava a mais de 20 dias com esse erro no DBE dizendo que o somatório do capital social dos sócios difere do capital social da empresa, tentei por várias vezes ir na receita federal solicitar orientação, mas os atendentes da Receita Federal estão desinformados de tudo, sem contar que aqui em nosso município a má vontade de atender é enorme.

Enfim, no ultimo atendimento por muito brigar, consegui que o atendente me mostrasse o cadastro da empresa e no valor do capital social estava em branco. Então questionei se o erro não era devido a isso, o mesmo disse que a Receita só trabalha com percentuais, então só constava 50% de capital Social para cada sócio, mas não tinha o valor deste capital. Então tentei fazer igual nosso colega Eduado Ávila de Oliveira postou. Incluí o evento 202 e o evento 247 colocando o valor total do capital social que consta no contrato, e desta forma deu certo, gerou o DBE.

Estou postando só pra caso alguns dos colegas estiverem com o mesmo problema, desta forma resolverá.

Att.

Bemilde Fonseca

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.