x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 9

acessos 24.125

Daniela Manchein

Daniela Manchein

Prata DIVISÃO 2, Analista
há 14 anos Sexta-Feira | 15 maio 2009 | 13:28

A Instrução Normativa MP/SRP No. 12 de 20/06/2006, bem como o MANAD - Manual de Arquivos Digitais, podem ser encontrados no portal da RFB (http://www.receita.fazenda.gov.br), clicando em "EMPRESA", depois em "Todos os Serviços", e então localizar em "Fiscalização" a opção "Arquivos Digitais (Previdenciários)". No final da página existe uma tabela com as informações procuradas e um link para baixar o SVA.

Daniela Thewis Manchein
Analista de RH
VAGNER HENRIQUE NASCIMENTO DE BRITO

Vagner Henrique Nascimento de Brito

Prata DIVISÃO 1, Controlador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 15 maio 2009 | 14:06

obrigado pela resposta

gotaria de saber ainda quais são as penalidades pela não entrega do SVA??
qual o prazo de entrega do mesmo??

e pelo que eu li, todas as empresas que utulizam o sistema de processamento de dados estão obrigadas a apresentar o SVA estou correto??

Daniela Manchein

Daniela Manchein

Prata DIVISÃO 2, Analista
há 14 anos Sexta-Feira | 15 maio 2009 | 14:17

Olá Vagner !

O que consta na IN é que o arquivo digital no padrão MANAD deve ser entregue quando solicitado por Auditor Fiscal da Previdência Social.
Não sei se tem uma penalidade definida para não entrega, apenas consta que a empresa poderá ser autuada se entregar o arquivo com erros e/ou avisos.
O SVA - Sistema de Validação e Autenticação de Arquivos Digitais é o programa utilizado para validar o arquivo antes da entrega (tipo o validador do SEFIP) . Ele não gera um novo arquivo depois de validado, apenas valida o arquivo apontado erros ou possíveis erros.

Ah, e o prazo de entrega é definido pelo Fiscal
Espero que tenha ajudado

Editado por Daniela Manchein em 15 de maio de 2009 às 14:21:17

Daniela Thewis Manchein
Analista de RH
Daniela Manchein

Daniela Manchein

Prata DIVISÃO 2, Analista
há 14 anos Sexta-Feira | 15 maio 2009 | 15:44

O arquivo deve ser entregue quando solicitado por Auditor Fiscal da Previdência Social. O arquivo não é transmitido, deve ser entregue em CD, DVD, ou Pen Drive.
Você até pode gerar o arquivo antecipadamente para já deixar certinho, mas vai ter que gerar novamente informando o periodo que o fiscal solicitar.

Daniela Thewis Manchein
Analista de RH
Cleidival Aguiar dos Santos

Cleidival Aguiar dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 19 abril 2010 | 08:08

Bom dia...


Gostaria de Saber quais Empresas podem estar obrigadas a apresentação do SVA??? ou são todas as Empresas Enquadradas como Lucro Real e Presumido?


Desde Já Agradeço!

Vencer os outros não chega a ser uma grande vitória; vitorioso é aquele que consegue vencer a si mesmo!
joice zambon de oliveira

Joice Zambon de Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 14 maio 2012 | 08:31

alguém teria um roteiro de como preparar documentos para gravação e envio através do sva, pois já li a portaria srrf08 nº 39, de 26/03/2012, fiz conforme está estabelecido lá, porém não consigo entregá-los. tenho que entregar um documento de restituição de valores, um recurso administrativo de uma empresa, dentre outros. agradeceria se alguém tivesse domínio sobre esse assunto e pudesse me fornecer orientação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.