x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 16

acessos 723

Funcionário com 02 PIS

leila duarte costa

Leila Duarte Costa

Ouro DIVISÃO 1, Não Informado
há 7 anos Segunda-Feira | 29 agosto 2016 | 14:17

Pessoal Boa tarde!

Peço uma ajuda aos colegas.

Temos um funcionário que está registrado e tem seus recolhimentos de FGTS pelo PIS informado no ato de sua admissão.

Ocorre que ele perdeu a CTPS e na ocasião de emitir nova carteira, não deve ter informado que possuía PIS, e a CTPS veio com outro número de PIS.

Algum colega já passou por essa situação e poderia me ajudar me dizendo como devo proceder?

Obrigada

Leila
NEUSA SILVA

Neusa Silva

Prata DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 29 agosto 2016 | 14:22

Leila Duarte Costa Boa tarde

Você deverá encaminhar o funcionário a uma agencia da caixa para fazer a unificação dos dois números de PIS.

Neusa Silva
" O Saber não ocupa espaço."

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Segunda-Feira | 29 agosto 2016 | 14:23

Leila Duarte Costa

Acredito que devas continuar fazendo o recolhimento no PIS anterior e peça para que o mesmo vá a caixa para pedir que este numero seja desativado oi integrado ao número ativo ...

Jorge Luis

Jorge Luis

Ouro DIVISÃO 1
há 7 anos Segunda-Feira | 29 agosto 2016 | 14:44

Leila Duarte Costa, existe um formulário no site da Caixa Econômica que pode ser usado para essa finalidade.

No banquete da vida a amizade é o pão, e o amor é o vinho. (Paolo Mantegazza)
NEUSA SILVA

Neusa Silva

Prata DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 30 agosto 2016 | 08:28

Bom dia
Leila Duarte Costa,
Isso mesmo.
Continue com o mesmo cadastro e encaminhe o funcionário a CAIXA para a unificação, diga a ele para manter o cadastro antigo.

Neusa Silva
" O Saber não ocupa espaço."
FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 7 anos Terça-Feira | 30 agosto 2016 | 09:11

Leila Duarte Costa um bom dia!

A empresa pode fazer a RDT solicitando a unificação do numero do PIS, podendo um preposto da empresa ir até uma agencia da caixa ou até mesmo encaminhando o colaborador, ao preencher a RDT em 2 vias anexe cartão de cnpj da empresa e ficha de registro do trabalhador já que o mesmo perdeu a ctps antiga, se tiver copia da ctps na pasta do trabalhador xerocar e anexar também.

RDT rdt clique aqui

Espero ter ajudado..

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
ROBERTO LELIS DE ARAUJO

Roberto Lelis de Araujo

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 30 agosto 2016 | 15:19

Leila, boa tarde.

Tive o mesmo caso na empresa em que trabalho. Na SEFIP era informado o PIS cujo sistema da Caixa informava como "inativo", fato que só vim a descobrir depois de alguns meses.

Meu receio era ter que retificar as SEFIP's já informadas anteriormente, em função da mudança do número do PIS.

Felizmente não foi preciso. Encaminhei o colaborador para a caixa munido da RDT (a Caixa nem utilizou o documento) e o PIS foi unificado, sendo todos os recolhimentos transferidos para o PIS atual.

Abrs,

Roberto Lelis

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Terça-Feira | 30 agosto 2016 | 15:23

Roberto Lelis de Araujo

Como você verificou que não precisaria retificar as SEFIP´s ?

Pois tive um caso parecido onde retifiquei na caixa o numero do Pis através da RDT, tudo certo sem problemas ....

Mas quando o funcionário precisou de um auxilio doença precisei retificar toddas as sefip´s pois não constava recolhimento no PIS ativo dele, além disso fui orientada a retificar o caged e a RAIS .....

ROBERTO LELIS DE ARAUJO

Roberto Lelis de Araujo

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 30 agosto 2016 | 16:00

Boa tarde, Estefania.

Quando o colaborador retornou da agência me apresentou o demonstrativo que lhe foi entregue na CEF, onde constava extrato com todos os recolhimentos já transferidos para o novo PIS. Sugiro que o colaborador solicite este documento na agência, afim de que a empresa fique respaldada.
O Caged foi enviado no mês subsequente já com a informação do novo PIS (funcionário desligado/Contrato por tempo determinado).

Quanto a RAIS, realmente tenho que checar.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Terça-Feira | 30 agosto 2016 | 16:07

Roberto Lelis de Araujo

Sim quanto a Caixa não tive problemas a transferência foi feita automaticamente do FGTS para a conta correta ....

O que quero dizer é que o mesmo não acontece no INSS, que é um sistema separado e recebe as informações por Sefip, por isso tive que refazer todas as competências informando o PIS correto para que as mesmas migrassem para o funcionário corretamente ....

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Terça-Feira | 30 agosto 2016 | 16:22

Roberto Lelis de Araujo

Também não sabia desse processo todo, somente quando um funcionário precisou que descobri porque não apareciam os recolhimentos para ele ...

O funcionário me comentou que geralmente esse problema só aparece quando a pessoa vai se aposentar , esperamos que com o sistema do e social essa integração aconteça e fique mais fácil ....

ELIANE

Eliane

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 30 agosto 2016 | 17:02

Estefania

Isso é complicado heim?! Tenho funcionários que foi feito a unificação e para fins rescisórios correu tudo bem (inclusive para Seguro Desemprego), será que haverá algum problema futuro?

Atenciosamente
Eliane Rezende

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Terça-Feira | 30 agosto 2016 | 17:09

Eliane

Acredito que cada caso um caso, mas tirando um extrato no INSS tem como verificar se está tudo certo ....

Como disse não sabia que o procedimento incluía a RDT, CAGED, RAIS e INSS, acreditava que trocando na caixa ficava tudo certo...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.