x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 12.740

Recompra de Ações

Emanuel Diego

Emanuel Diego

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Contabilidde
há 7 anos Segunda-Feira | 29 agosto 2016 | 16:45

Boa tarde,

Pessoal, estou com duvida na contabilização na recompra de ações por uma S.A. capital fechado.

A empresa está recomprando 52.000 ações de dois sócios por 6.000.000,00, minha duvida seria na contabilização dessa recompra.

Devo lançar o valor total no PL na conta de "ações em tesouraria".

D - Ações em tesouraria
C - "recompra de ações a pagar"

Em caso de alienação dessas ações?

Em caso de cancelamento dessa ações, deveremos reduzir o capital? contabilizar o valor unitário de cada ação ou seja 52.000 conta capital social e o restante seria despesa?


Obrigado.
Emanuel

Diego
(11) 99424-2921
Nelson Oliveira

Nelson Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Bancário(a)
há 7 anos Domingo | 13 novembro 2016 | 17:03

Conseguiu resolver esse Emanuel?

Estou com um caso parecido com esse aqui. A diferença é que envolve doação de ações a tesouraria.

Mas voltando ao seu caso, pelo que vi é isso mesmo.

Se pago no ato:

D - Ações em Tesouraria (PL)
C - Banco (AC)

Se pago em parcelas:

D - Ações em tesouraria (PL)
C - Recompras de ações próprias a pagar (PC)

Referências:

http://www.tax-contabilidade.com.br/matTecs/matTecsIndex.php?idMatTec=275 - item 5.1.1.

http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/acoestesouraria.htm


Quanto ao meu caso, minha dúvida é qual seria contrapartida da doação. Antigamente doações eram registradas diretamente no PL, mas não sei como está hoje.

Emanuel Diego

Emanuel Diego

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Contabilidde
há 7 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2016 | 13:11

Poxa, como não faz parte do dia-a-dia esses assuntos costumam gerar diversas duvidas mesmo.

boa sorte com seu caso amigo, meu caso tratei como descrito e vou avaliar mais a frente.

Diego
(11) 99424-2921

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.