x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 9

acessos 963

Regularização

Wesley Pereira

Wesley Pereira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 29 agosto 2016 | 19:31

Boa noite

Tenho um cliente que me faço a contabilidade dele é o mesmo gostaria de constituir uma nova empresa,sendo que ele me informou que em 2007 abriu uma empresa e nunca fez nada dela.

Em relação a regularização dela ele nunca teve nenhuma movimentação nem entregou nenhuma declaração da mesma.Como devo proceder para regularizar essa empresa visto que não foi entregue nenhuma declaração e não teve nenhuma movimentação desde 2007?

QUERLEN AMBACK

Querlen Amback

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 30 agosto 2016 | 11:44

Você vai precisar fazer as DSPJ Inativas dos últimos 5 anos, RAIS-Negativa, e a primeira GFIP sem Movimento.
Tudo isso irá gerar multa por entrega em atraso, por isso terá que recolher também as multas.
Seria interessante entrar no e-CAC para verificar se há algum outro débito ou falta de declaração, mas que eu lembre seria isso.
Obs.: estou considerando que ele nunca tenha feito opção pelo Simples.
Eu fiz um vídeo falando sobre as obrigações acessórias das empresas inativas e o conceito segue o link: Empresa Inativa

Querlen Amback
Youtube: Querlen Amback
Facebook: /querlenamback
Curitiba, PR.
JUCA RIBEIRO

Juca Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 30 agosto 2016 | 15:10

Li em outro tópico, que é mais vantajoso encerrar a empresa, pois você não precisa mais tirar certidão negativa, do que regularizar e pagar um monte de multas. Se houver taxa de licença da prefeitura em aberto, esta infelizmente terá que ser paga para o encerramento....mas o resto não!

Atenciosamente

Juca Ribeiro
Adm

"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo"
Confúcio
JUCA RIBEIRO

Juca Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 30 agosto 2016 | 17:22

Wesley Pereira vou procurar e posto!

Atenciosamente

Juca Ribeiro
Adm

"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo"
Confúcio
JUCA RIBEIRO

Juca Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 31 agosto 2016 | 10:07

Se a empresa está como suspensa ou inapta!

Atenciosamente

Juca Ribeiro
Adm

"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo"
Confúcio
Andrews Augustus

Andrews Augustus

Prata DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 7 anos Quarta-Feira | 31 agosto 2016 | 10:52

Wesley,

Aqui no escritório, os casos que tive enrolados de empresas, os próprios clientes já manifestaram interesse em regularizar a empresa antes da baixa.
Em casos que o cliente precisa de uma empresa regular para participar de licitações, entre outros, foi feita constituição de uma nova empresa e o cliente movimentava a empresa nova enquanto regularizava a antiga.
Alguns preferem dar logo a baixa, porém como nem a própria CND exime os órgãos de cobrarem possíveis pendências da empresa retroativamente, eu aconselho a fazer as consultas em todos os órgãos e entregar as devidas declarações e pagamento das devidas multas. Pois quando a empresa é baixada também não exime os órgãos de cobrar as pendências da empresa e uma vez baixada a empresa, os sócios quem serão cobrados assim cabível até mesmo a penhora de bens.
O cliente optando por regularização da empresa, você pode registrar inatividade da empresa nos órgãos e prosseguir com a regularização.

Atenciosamente,

Andrews Augustus
Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 7 anos Quarta-Feira | 31 agosto 2016 | 11:28

Bom dia Wesley,

O correto seria fazer o que nossa colega Querlen Amback informou.
Entregar as declarações inativas e pagar as multas.

Acredito que alguém esteja entregando as declarações da empresa, uma vez que o CNPJ fica com a situação de OMISSÃO DE CONTUMAZ, após 5 anos sem entregar a DIPJ.
Tente fazer um certificado digital para a empresa e analise a situação dela. Assim você poderá tomar as providencias com mais certeza.

Att,

Eric Pereira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.