x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 376

Ganho de capital: venda de bem imóvel recebido parte em dinh

ADRIANA MURARO

Adriana Muraro

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 31 agosto 2016 | 11:12

Bom dia,

estou com uma dúvida, preciso de esclarecimentos:

Tenho um cliente que vendeu um bem imóvel por R$ 1.000.000,00, porém foi recebido apenas R$ 100.000,00 em dinheiro, os outros R$ 900.000,00 foi recebido em vários terrenos (lotes), caminhões e 1 caminhonete.

Neste caso há ganho de capital sobre os terrenos, caminhões e caminhonete recebido como parte do pagamento, ou somente tributaria o ganho de capital sobre os R$ 100.000,00 recebido em dinheiro.

OBS1.: este cliente possuiu vários bens que ultrapassam R$ 350.000,00 na sua declaração anual de imposto de renda.

OBS2.: Este imóvel estava registrado em cartório pelo valor de R$ 240.000,00 e fora vendido por R$ 1.000.000,00.

Como faço neste caso acima.

Desde já agradeço quem puder me auxiliar.

"Quem quiser chegar a nascente tem que nadar contra a correnteza."
Adriana Muraro
Contadora
Cuiabá - MT
[email protected]
ZENAIDE ANDRIOLI BRANDÃO

Zenaide Andrioli Brandão

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 7 anos Quarta-Feira | 31 agosto 2016 | 13:33

Veja bem! Embora faltem alguma informações vamos falar o básico.

Em principio em uma permuta o valor tributável é aplicado somente sobre a torna, no caso seria sobre 100mil.

Ocorre que a permuta tem de estar objetivada ao mesmo tempo em uma mesma escritura.

Também não entra na permuta os bens móveis (carros, etc)

Veja a instrução normativa 84/2001 que trata de todos estes pormenores.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.