x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.804

Mudança de Livro Caixa para Livro Diário

HAIANNE DE FREITAS INACIO

Haianne de Freitas Inacio

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Administrativo
há 7 anos Quarta-Feira | 31 agosto 2016 | 13:29

Boa Tarde.

Estou com uma dúvida em relação a alteração de tipo de escrituração. Atualmente faço o livro Caixa de uma empresas em livro caixa, mas a partir de janeiro/2016 (vou retroagir o período) terei que escriturar como diário. Já vi um post aqui de 06/05/2008, mas ainda não está claro pra mim. Pelo que entendi terei que fazer um balanço de abertura, novamente, já que quando iniciei fiz do saldo em caixa e do capital social. Posso ter dois balanços de abertura em datas diferentes? No caso um complementando o outro? E as contas que incluirei seria somente Estoque, Financiamentos, Banco e Imobilizados, já que as Obrigações Trabalhista e Fiscais já contam registro de pagamento no livro caixa? Essas últimas contas, farei as provisões normalmente sem incluí-las no B.Abertura? Desculpem a enxurrada de perguntas, mas não sei se estou compreendendo corretamente, quanto mais eu leio, mais chego a mesma conclusão. Por favor me ajudem!!

Grata,

Haianne

MARIO V. DIAS

Mario V. Dias

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 13 setembro 2016 | 14:37

Haianne,

Livro Caixa e livro Diário são 2 coisas distintas.
Se você vai, em 2016, escriturar pelo livro Diário, então faça um balanço de Abertura com todos os dados (saldos de 31.12.2015), onde conste as contas a pagar, a receber, saldos bancários e de caixa, estoques, etc... e comece a contabilizar normalmente esquecendo o que foi feito pelo Caixa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.