x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 10

acessos 9.444

Graduação: Contabil x Analises de Sistemas

Diogo de Sousa Silva

Diogo de Sousa Silva

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 7 anos Quarta-Feira | 31 agosto 2016 | 14:36

Boa tarde colegas,


Tenho o técnico em contabilidade com CRC Ativo, e estou querendo fazer uma graduação.

Mas estou em duvida se faço uma graduação em Ciências contábeis ou se faço Analise e Desenvolvimento de Sistemas.


Trabalho na área contábil á quase 10 anos, hoje sou analista contábil Senior, e a empresa me solicita uma graduação para posteriores promoções.

Na minha visão a graduação em Ciências contábeis hoje seria uma perda de tempo, pois eu hoje com o CRC de técnico tenho pouca diferenciação quanto a quem tem CRC de Graduado.

Já a Graduação em Analise de Sistemas, vejo um bom investimentos pois o mercado é muito falho quanto a profissionais na area de desenvolvimento de software que entenda o que um contador necessita de verdade, por isso creio que isso seria um diferencial.

Alguém poderia me ajudar ao o que escolher?

Jessé César Pinto

Jessé César Pinto

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 31 agosto 2016 | 15:23

No seu caso específico acho que faz mais sentido Análise de Sistemas . Eu mesmo cogitei Análise de Sistemas como segunda graduação ...

"O sol nasce para todos, mas a sombra é somente para quem merece."_ anônimo

CRC : 1SP297323/O-5

Jessé César Pinto
JAQUELINE FRANCINE

Jaqueline Francine

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 31 agosto 2016 | 15:29

Diogo de Sousa Silva, Boa tarde.

Entendo como o colega Jessé César Pinto , faria Analise de Sistemas. Uma que é realmente uma área com uma escassez grande de profissionais capacitados para entender sobre sistemas na área contábil.

Att.

Jaqueline Francine

" A lei da mente é implacável, o que você pensa você cria, o que você sente você atrai, o que você acredita se torna realidade" BUDA
Robson Miranda

Robson Miranda

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2016 | 08:54

Diogo de Sousa Silva, bom dia,

Ainda sou novo na esfera contábil, mas pude perceber que é muito falho a gestão em todos os sistemas contábeis,
se os profissionais que atuam na área tivessem um conhecimento técnico ou graduação na profissão, os problemas
ocorridos no dia-a-dia seriam minimizados em larga escala.

Meu ponto de vista é como os colegas afirmaram, apesar que já tenha o técnico e quase 10 anos de experiência contábil,
desenvolver um conhecimento no curso de sistemas será imprescindível.

Sucesso.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que
todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." - João 3:16

Robson G. Miranda
Contabilista em formação
Serviços Contábil/Fiscal.
RJ - BRASIL
Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2016 | 11:04

Diogo de Sousa Silva, discordo quando cita que uma graduação possa acrescentar pouco a você, caso opte pela ciências contábeis, porém compactuo com a opinião dos colegas acima sobre talvez ser a melhor opção a analises de sistemas, ambos possuem campos, carência de profissionais mais capacitados, porém quando se tem interesse em outra área que possa auxiliar a sua atual área é um acréscimo muito maior e valioso. Sendo assim, no seu caso optaria pela analises de sistemas.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Diogo de Sousa Silva

Diogo de Sousa Silva

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 7 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2016 | 17:12

Ola Colegas,


Muito grato pelas respostas dos senhores, as ideias que estavam em minha mente só se fortaleceram com seus comentários.

Estou bem inclinado a optar por fazer a graduação em Analise e Desenvolvimento de Sistemas.

Creio que com minha experiencia e vivencia na área contábil, com o adendo do CRC Ativo + a graduação em Analise de Sistemas, será um grande diferencial e agregaria muito no meu curriculum e é claro que muito mais aos meus conhecimentos e visões.

Andrei Fernandes, me desculpe quanto a minha expressão "perda de tempo" para a graduação em Ciências Contábeis, até porque optei o técnico na época devido as minha condições financeiras, somente quis expressar no meu caso em especifico.

Sucesso a todos

Robson Miranda

Robson Miranda

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2016 | 17:40

Diogo de Sousa Silva,

Sucesso meu amigo, que seu trabalho em sistemas possa ajudar muitos outros colegas de profissão contábil.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que
todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." - João 3:16

Robson G. Miranda
Contabilista em formação
Serviços Contábil/Fiscal.
RJ - BRASIL
Eustaquio Pereira

Eustaquio Pereira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2016 | 17:52

Olá amigos, acompanhei com bastante atenção o desenvolvimento deste papo, até porque venho alimentando dúvida parecida com a do colega. No meu caso já sou bacharel em Contábeis, mas a dúvida seria entre fazer um curso de Análise e Des.de sistemas em nível de Graduação ou pós-graduação. Como o meu interesse é no aperfeiçoamento profissional e incremento de currículo na Gestão (não creio que abandone a área contábil-miliante para militar na de tecnologia) então penso que a pós seja o mais adequado para mim.

No meu lugar, vocês pensariam da mesma forma ou acreditam que a graduação traria maiores elementos?

Eustáquio Pereira
Contador
Teresópolis-RJ

Robson Miranda

Robson Miranda

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 2 setembro 2016 | 10:27

Eustaquio Pereira, bom dia,

Como citado por você que "seu interesse é no aperfeiçoamento profissional" e já possuindo bacharel em contabilidade,
porque não investir na área contábil? Reforce sua profissão, desenvolva conhecimentos na contabilidade e se dedique
em uma área especifica, e mais pra frente concluindo o curso de sistemas, terá muito mais aptidão para exercer atividade na gestão da profissão.

Sucesso.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que
todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." - João 3:16

Robson G. Miranda
Contabilista em formação
Serviços Contábil/Fiscal.
RJ - BRASIL
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 2 setembro 2016 | 16:23

Diogo de Sousa Silva

Vc pretende algum dia atuar nessa área de Desenvolvimento de Sistemas ou manter as duas profissões? Se sim seria perfeito mesmo! Acho o máximo!

Concordo que a área é muito próspera, mas fazer uma graduação apenas por fazer, sem pretensão de trabalhar futuramente naquilo acho um desperdício. Vejo que é um curso bem específico e diferente do seu trabalho atual e caso vc se forme e fique 2 ou 3 anos sem ter contato com a área, seu conhecimento se perderá no tempo, pois a teoria para ser assimilada depende da prática e constante atualização.

Se vc pretende continuar como Contador e quer apenas uma graduação para obter mais vantagens em sua atual empresa vejo que há outras opções mais alinhadas com sua atividade atual como Administração, Economia, Direito ou apenas para estudo mesmo como Psicologia, Sociologia, Filosofia etc.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.