x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 508

Organização trabalhadores Meio Rural

Daiane Schneider Velten Monteiro

Daiane Schneider Velten Monteiro

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a) Rural
há 7 anos Sexta-Feira | 2 setembro 2016 | 19:12

Prezados,
Primeiramente obrigada pela gentileza e disposição em me ajudar com minha dúvida.
Sou Produtora Rural, e emito notas fiscais das mercadorias produzidas na propriedade com valor isento de tributação de até R$ 130.000,00; Se emitir notas anuais com valor acima de R$ 130.000 quanto de imposto vou pagar? E como vai ser? através de IRPF com parcela tributável correspondente a atividade rural? qual vai ser imposto?
Outra dúvida, tenho 03 funcionários sendo 02 que ajudam na produção e 01 motorista e desejo assinar carteira deles através da inscrição de produtor, tendo que fazer cadastro do CEI, e recolher FGTS e INSS, eu mesmo posso entrar na internet e gerar as duas guias INSS e FGTS, sem precisar de contador? ou é OBRIGATÓRIO que eu tenha um contador?
Mais uma dúvida, o processo de registro do funcionário (lançar dados na carteira do funcionário) e feito onde?

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Domingo | 4 setembro 2016 | 11:57

Daiane Schneider,

Ainda que tenha mesclado numa mesma consulta assuntos da Legislação Federal e Trabalhista, segue ponto de vista:

Se emitir notas anuais com valor acima de R$ 130.000 quanto de imposto vou pagar? E como vai ser? através de IRPF com parcela tributável correspondente a atividade rural? qual vai ser imposto?

Terá duas formas de tributar rendimentos tributáveis na atividade rural:
1º - Receitas menos Despesas, ou o faturamento tributado será tributado em 20% do faturamento global; o que for mais vantajoso. O próprio sistema do IRPF já traz essa simulação.

2º - tendo que fazer cadastro do CEI, e recolher FGTS e INSS, eu mesmo posso entrar na internet e gerar as duas guias INSS e FGTS, sem precisar de contador? ou é OBRIGATÓRIO que eu tenha um contador?

O DRH é sempre complexo, dado ao volume de informações a serem prestadas ao governo. Caso contribuinte não tenha o mínimo de conhecimento do setor, sempre recomendável contratar um(a) profissional contábil, principalmente diante daquela máxima de que o barato pode sair caro.

3º - Mais uma dúvida, o processo de registro do funcionário (lançar dados na carteira do funcionário) e feito onde?

Diante da complexidade, aí está um dos motivos que deve procurar profissional contábil para lhe assessorar a respeito.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.