Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 16

acessos 1.675

Gia, CNAE, I.E. INAPTA

CLECIO MOURA DOS SANTOS

Clecio Moura dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 5 setembro 2016 | 23:22

Boa Noite!

Gostaria de tirar uma duvida, um amigo meu recebeu uma intimação a respeito da sua Inscrição estadual consta como não habilitada e Inapta e a mesma demostra que tem algumas Gias de 2010 que não foram entregue.
Para vocês entenderem a informações da empresa.

a empresa é uma limpadora e dedetizadora, aquelas que limpam esgoto, colocam venenos para insetos, etc...
tem o cnae 47.89.0.99 - comercio varejista de outros produtos não especificados anteriormente, sendo que o correto deveria ser 8122200.

Gostaria de saber como devo fazer para corrigir a I.E. que consta Inapta por falta do envio da GIA e alterar o cnae para o correto? Hojé ele esta cadastrado no REGIME LUCRO PRESUMIDO e como faço para retornar ele ao SIMPLES NACIONAL apos as mudanças, até porque acho que ele com o novo cnae não necessitaria de Inscrição Estadual.

Conto com a ajuda de vocês,

Obrigado


Clécio Moura.

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 6 setembro 2016 | 09:18

Clecio Moura dos Santos ,

Como que esta o CNAE na Receita Federal?

E a descrição no contrato social/alteração?

Se possuir a parte de comércio, você não pode excluir o CNAE.

Se estiver dessa forma (contendo o comércio), a forma mais fácil de regularizar é da seguinte forma:

a) Solicitar uma alteração de objeto social, informando que é apenas serviço de limpeza, sem utilização de insumos (mesmo com a I.E. cassada a Secretaria autoriza este tipo de alteração).

b) Apos concluida esta alteração, faça um novo DBE, solicitando APENAS a baixa da Inscrição Estadual (não sera necessário levar nenhum documento a Sefaz).

Desta forma, a I.E. sera baixada, ok?

Qualquer duvida volte a postar!

Um grande abraço

JUCA RIBEIRO

Juca Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 6 setembro 2016 | 09:38

Agora para a empresa entrar no simples, somente em janeiro de 2017! Isso se a empresa não tiver nenhuma dívida em nenhum órgão (parcelamento pode).

Atenciosamente

Juca Ribeiro
Adm

"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo"
Confúcio
CLECIO MOURA DOS SANTOS

Clecio Moura dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 6 setembro 2016 | 09:59

Olá, Bom Dia.

Então, o cnae na Receita Federal pelo cnpj consta como comercio varejista.

O contrato social ainda não sei como esta, porque a documentação dele consta ainda com a outra contadora.

Em questão a mudança, ele tem algumas Gias de 2010 que foram enviada, por isso ocorreu a ficar Inapta.

Tenho uma outra duvida, pelo que li no cnpj ele é uma empresa de SOCIEDADE EMPRESARIA LIMITADA, essa atividade acho que não pode se enquadrar no Simples, correto? Mas também irei verificar com ele, porque até onde sei e conheço ele é sozinho, não teria sócio , mas irei confirmar.


Obrigado pela ajuda por enquanto,

abraço

Clécio Moura.

CLECIO MOURA DOS SANTOS

Clecio Moura dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 6 setembro 2016 | 12:37

Olá Decio

Então entrei em contato com o responsável.

A empresa no contrato social esta como comercio varejista 47.89.0.99, porem ele nunca exerceu essa atividade pela empresa, ele iria ser ai depois mudou e a contadora não se atentou pra isso. A empresa desde o inicio foi Dedetizadora e limpadora.

Sobre a sociedade ele era sócio com a irmã dele e depois ela saiu e entrou a mãe dele no local dele, porem no inicio deste ano a mãe veio a falecer.
Segundo ele esta sendo feito um inventário e apartir de agora ele irá assumir sozinho.

Como faço para alterar o ramo de atividade desse contrato social que esta totalmente diferente e colocar o correto para dedetizadora e alterar o cnae na sequencia e mudar ele para simples nacional.

Precisa ser enviado as GIAS em atraso né, e apos pedir a baixa do I.E., correto?

Abraço

Clécio

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2016 | 08:37

Clecio Moura dos Santos ,

Por partes:

a) altere o objeto social para apenas detetizadora e limpadora.

b) Após isto, pelo que me recordo esse ramo de atividade não precisa de inscrição estadual, portanto, após registrada a alteração contratual do item a, peça a baixa da I.E. (não precisa entregar as GIAS).

c) Enquadramento no Simples Nacional só para 2017

Qualquer duvida adicional volte a postar!

Um grande abraço

JUCA RIBEIRO

Juca Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2016 | 08:41

Você só enquadra a empresa no simples na abertura. Depois de constituída, somente em janeiro!

Atenciosamente

Juca Ribeiro
Adm

"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo"
Confúcio
CLECIO MOURA DOS SANTOS

Clecio Moura dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2016 | 12:06

Bom Dia!

Décio

Então vamos lá.

1º Devo fazer as devidas alterações no contrato social na clausula do objetivo social, registrar em cartório e efetuar uma DBE para alteração de evento, esse procedimento só posso fazer em Janeiro de 2017, correto? E quando a pessoa que entrava como socia que era a sua mãe que faleceu, ela não poderá assinar e preciso mudar o contrato também para ficar apenas no nome dele.

As Gias então não preciso pagar e já se evita ate os pagamentos da multa pela não entrega, correto?

CLECIO MOURA DOS SANTOS

Clecio Moura dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2016 | 13:34

Boa Tarde!

Décio


Desculpe a minha ignorância quem seria o inventariante?

Vou colocar um modelo para revisar se é desta forma mesmo, ok

2ª Alteração do Contrato Social


Limpadora enseada - Ltda

Cnpj. 01.234.567/0001-00


Paulo XXXXX, Brasileiro, xxx.


Raimunda, brasileira,xxx . Falecida dia xx/xx/xxxx.
Representada pelo Inventariante Paulo xxxxx.

Único sócio da sociedade limitada denomindada Limpadora Enseada ltda, xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx, resolve alterar o Contrato Social de acordo com as clausulas e condições que mutuamente outorgam e aceitam, a saber;

abaixo coloco as devidas alterações.
1º alterar a razao social de limpadora enseada ltda-ME, Para limpadora enseada-ME
2ºalterar o objetivo social. xxxxxxxxxxx para xxxxxxxxxxxxxxx
3º alterar as cotas a 100% para o Pauloxxxxx.

Esta correto desta forma o Décio, por favor.

Aguardo


Obrigado

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2016 | 13:37

Clecio Moura dos Santos ,

Inventariante é quem assina pelo morto!

Lembrando que na qualificação do falecido insere-se apenas R.G., C.P.F. e só (além do nome lógico), na sequencia, representado nesta ato pelo inventariante X, (e ai vem todas qualificações do inventariante).

Na clausula de alteração de quotas, deve-se citar o processo.

Mas este inventário já foi autorizado a destinar as quotas a X pessoa?

No aguardo

Um grande abraço

JUCA RIBEIRO

Juca Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2016 | 13:49

obrigado Décio!

Atenciosamente

Juca Ribeiro
Adm

"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo"
Confúcio
CLECIO MOURA DOS SANTOS

Clecio Moura dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2016 | 14:37

Boa Tarde!


Acabei de conseguir falar com uma pessoa da Jucesp aqui da cidade, tava difícil um contato, eles me passaram que o unico socio permanecente deve entrar com um pedido de ALVARA JUDICIAL para responsabilizar e assinar no lugar do falecido e depois que sair o inventario ele deve mudar para unipessoal. Com o alvara de autorização do Juiz ele pode alterar o que precisar.

Será que é procedimento existe, vou solicitar ao ciente para confirmar isto com seu advogado que esta efetuando o inventário.



Clécio

JUCA RIBEIRO

Juca Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2016 | 15:07

Neste caso, protocole no ofício da junta e depois junta o protocolo ao processo!

Atenciosamente

Juca Ribeiro
Adm

"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo"
Confúcio
JUCA RIBEIRO

Juca Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2016 | 15:29

Qualquer coisa é só postar!

Atenciosamente

Juca Ribeiro
Adm

"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo"
Confúcio

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.