x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 592

Ganho de capital

DANIELE

Daniele

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 6 setembro 2016 | 16:49

Boa tarde!

Uma empresa Pessoa Jurídica com forma de tributação Presumido, fez a venda de um imóvel rural.
Como é feita a tributação desse ganho de capital? é feito separado aplicando a alíquota de 15 e 9% para IRPJ e CSL respectivamente? ou tenho que somar o lucro apurado, juntamente com a base de cálculo do faturamento dela no mês?
Alguém já passou por essa situação? Fiz umas pesquisas, mas não consegui achar resposta.

Obrigada!

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 7 setembro 2016 | 09:23

Daniele,

Apure a base de cálculo em separado, aplicando direto, 15% para o IRPJ e 9% para a CSLL sobre o ganho de capital.
Lembrando que dependendo do ganho e das receitas operacionais, isso poderá aumentar consideravelmente o IR a recolher por conta do AIR.

Ao contrário da resposta anterior, não há o que se falar em calcular esses darfs em separado. Utilize normalmente os códigos 2089 e 2372, em recolhimento único com as demais operações.

A orientação acima só vale para empresas do Simples Nacional.

Att



Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Francisco Antonio de Menezes Júnior

Francisco Antonio de Menezes Júnior

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 7 anos Quarta-Feira | 28 setembro 2016 | 10:58

Bom dia!

E no caso de pessoa física que possui um imóvel cujo valor está abaixo dos 440 mil e pretende vendê-lo para pagar um imóvel já comprado (na planta).

O fato de já ter dado entrada num outro (na planta) antes de vender aquele retira o direito de isenção (parcial ou total) do IR sobre o ganho de capital?

Abraço,

Francisco Júnior

NATÁLIA

Natália

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2017 | 14:27

boa tarde, alguém pode me ajudar?
Tem uma empresa que comprou um terreno em 2011, e esta vendendo agora por valor maior, posso trazer a valor presente o valor pelo qual ele pagou em 2011, para calcular o ganho de capital?
att
Natália

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.