x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 55.148

Remessa para Armazenagem

Edinaldo A. de Carvalho

Edinaldo A. de Carvalho

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 19 maio 2009 | 07:46

Bom dia. Tenho uma empresa que remete mercadorias para armazenagem em outra empresa e quando. Quando a mercadoria é vendida de lá mesmo é entregue. Gostaria de saber como fica a contabilização(mercadoria e icms) desta operação de remessa para armazenagem.

Tópico movido por Ricardo C. Gimenez para esta sala em 19 de maio de 2009 às 08:16:44.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 19 maio 2009 | 09:02

Edinaldo Antônio de Carvalho

Esta operação é feita da seguinte forma:

Pela remessa para armazenagem no deposito de 3º.
D-Estoque Mercadorias em Armazem de 3º(AC)
C-Estoque de Mercadoria(AC)
Operação sem tributação

Pela devolução/Venda Mercadoria
1-A empresa de armazenagem emiti um NF de Retorno de Armazenagem( o retorno é simbolico)

D-Estoque de Mercadoria(AC)
C-Estoque Mercadorias em Armazem de 3º(AC)
Operação sem tributação.

2-Pela Nota Fiscal de Vendas
D-Contas a Receber(AC)
C-Vendas(CR)
D-dos Tributos(CR)
C- dos Tributos a recolher(PC)

Pelo Preço de Custo
D-CMV(CR)
C-Estoque de Mercadorias(AC)

http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=arm06-naoincide-icm

Editado por M Messias Santos em 20 de maio de 2009 às 10:06:34

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 20 maio 2009 | 13:09

Na minha concepção o Balanço Patrimonial tem que mostra a foto, sem retocagem, do que efetivamente ocorreu até aquele momento na Instituição.

O balanço feito do jeito que voces estão apontando acima, não é a foto fiel do que foi contabilizado. Haja vista que existem mercadorias foram da instituição que não foram apontadas em balanço.

Vamos supor que esta instituição, por motivos diversos, sofra uma intenvenção e por interesse de seu administradores eles dão sumiço com o controle(manual) das mercadorias. Como não existe registro nos livros contábeis que a mercadoria se encontra depositado fora das dependencias da empresa, fica fácil imaginar o que irá ocorrer.

Abram uma conta - Mercadorias em Armazem de 3º ou Compras - e transfira o valor da Conta de mercadorias ou Compras.

Editado por M Messias Santos em 20 de maio de 2009 às 14:29:22

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Luciano José Esmolenkos

Luciano José Esmolenkos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 24 junho 2010 | 23:32

olá, também tenho uma dúvida quanto a como armazenar uma mercadoria em minha loja.....

acontece da seguinte maneira:

tenho uma loja de revenda de mercadorias e sou representante comercial, vou representar um novo produto, mas não quero ter que compra-lo para revende-lo, quero vender do fabricante para um terceiro, e fazer apenas a representação...

porém essa empresa não tem sede em minha cidade, e para uma melhor logística, o ideal seria que essa mercadoria ficasse armazenada em minha loja, para que daqui sai para o cliente.

uma remessa para deposito resolveria o meu problema?
eu tenho que fazer algum tipo de contrato especificando que estou alugando um espaço físico da minha loja para outra empresa para que possa fazer a remessa pára deposito?

qual o melhor procedimento a ser tomado nesse caso?

grato

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.