x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 10

acessos 2.202

Cobrança por consultas

EVERTON ALEXANDRE DA SILVA ROCHA

Everton Alexandre da Silva Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 7 setembro 2016 | 00:07

Olá amigos contabilistas.
Hoje venho com uma dívida que não sai da minha cabeça.
Sabemos que quando um possivel futuro cliente vem até nosso escritório não podemos passar a eles informações baseadas em "eu acho que é isso".
Nós temos que estar seguros do que falamos e ciente de que as informações que passamos a pessoa não e errônea,
em relação a isso...vocês acham correto cobrar uma "taxa de consulta" aos que veem ate nos "tirar dúvidas"? levando em consideração que o tempo em que a pessoa esta lá nos consultando, eu como profissional poderia estar fazendo os serviços de uma empresa que me paga pelo meu tempo.

Paulo Ricardo de Freitas

Paulo Ricardo de Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2016 | 08:09

Bom Dia!

Você tem todo direito de cobrar pela consulta.
O problema é que se você cobrar, pode ter certeza que terá outro ali proximo que não irá cobrar.
Com isso, seu 'possivel futuro cliente' irá pensar "Se ja está me cobrando até por essa consulta inicial, imagina depois"

Infelizmente é o que acontece em nossa profissão.

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2016 | 12:22

Everton, bom dia

Com certeza.

Inclusive, se for o caso, cobre pela consulta e faça um documento formal de entrega para o seu cliente, mostrando que ali realmente foi investido tempo e conhecimento.

Obviamente que não se deve cobrar tudo o que ver pela frente, mas valorize seu trabalho!

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 13 setembro 2016 | 07:28

Caros colegas, bom dia

Entendo que muitos não cobram praticamente nada, fazem concorrência desleal, fazem valores absurdos de baixos de honorários. ..

Sou daqueles que procuro valorizar o serviço que faço.

A mudança tem que começar por nós mesmos. Nós temos de ser a diferença. Se o serviço de pesquisa é feito, envolve nosso conhecimento e gasto do nosso tempo, nada mais justo do que cobrar por isso.

Como eu citei, algumas coisas não devem mesmo ser cobradas, mas quem nunca ficou horas, ou até mesmo dias pesquisando, passou as informações para o cliente e depois ele leva tudo para um profissional que cobra 20 reais mais barato. Sinceramente? Não concordo.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
EVERTON ALEXANDRE DA SILVA ROCHA

Everton Alexandre da Silva Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 23 fevereiro 2017 | 13:26

Como todos sabemos é complicado essa relação com clientes.
Atualmente dou mais atenção a pessoas que aparentemente se tornaram meus futuros clientes.
E nos contratos deixo bem explicito sobre os serviços oferecidos e valores que cobrarei.

Mas obrigado a todos por compartilharem sua opinião.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 23 fevereiro 2017 | 14:05

Everton Alexandre da Silva Rocha

Eu não cobro e jamais cobraria por este contato inicial com o cliente...nosso serviço é bem burocrático e técnico, infelizmente uma boa gama da população não tem ideia do que fazemos e da importância de um Contador para a empresa e essa consulta inicial tem esse objetivo tbm.

Sendo apenas uma conversa informal não cobramos, mas caso o cliente queira aprofundar aí sim é cobrado de acordo com o serviço.

Mudando o foco:

Precisei fazer uma cirurgia em minha cachorrinha, fui em 03 clínicas para buscar orçamento e saber mais dos procedimentos pré e pós cirúrgicos e a estrutura da clinica, as 2 primeiras que fui não cobraram essa consulta / avaliação inicial e já 3 clinica queria me cobrar R$100,00....eu simplesmente não fui!! rsrs

Não creio seja isso que vá desvalorizar a profissão....

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 23 fevereiro 2017 | 14:28

Everton, boa tarde

Não é comum por aí, mas em nosso escritório temos o Departamento Comercial, no qual atuo com mais uma pessoa... Aqui entra uma questão fundamental, o "sentir".

Sim, no atendimento inicial, dar explicações básicas do ramo de atividade, orientações de abertura, documentos necessários, propor soluções societárias e tributárias, são serviços, que não vejo como passíveis de cobrança.

No entanto, você deve "sentir" até que ponto a informação pode ser gratuita, é como o test drive de um carro: você senta no carro dirige determinado percurso e.... se desejar viajar para outro estado com o carro, adivinhe? Exato, você tem que comprar!

Faça a captação e um excelente atendimento, acredito que você mesmo estará apto a mensurar essa "linha de cobrança".

Mas ao meu ver, aqui sim, Consultoria e Assessoria são serviços que devem sim ser cobrados a parte, até porque, vendemos tempo, conhecimento e muitas vezes nossos estudos e pesquisas envolvem consultorias terceirizadas e serviços mais aprofundados.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 23 fevereiro 2017 | 15:44

Fernando H. Buzaneli

É isso mesmo, esse é o ponto!

O profissional deve "sentir" até que ponto pode fornecer informações sem compromisso e até que ponto deve começar a cobrar pelo serviço.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Salmo Oliveira

Salmo Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 9 março 2017 | 11:03

Bom Dia!

Sim, acho que deve sim cobrar pelas consultas contábeis. Más lembre - se isso deve começar pela regra geral de seu escritório. sendo assim, ele já vai ciente que ali e cobrado pela consulta.

E se é cobrado, ele com certeza irá encontrar uma resposta técnica e sábia.

Grato!




O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.