x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 4.564

Duplicidade no PIS informado na RAIS

Vinicius

Vinicius

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 12 setembro 2016 | 14:55

Pessoal, estive analisando aqui após a reclamação de um trabalhador que não recebeu o PIS. Verifiquei a média com base nas informações que transmiti e tudo batia, ou seja, não havia porque não ter recebido.

Resolvi fazer a consulta por trabalhador, direto no site da RAIS (http://www.rais.gov.br/sitio/consulta_trabalhador_identificacao.jsf) e pra minha surpresa consta o PIS desse trabalhador vinculado a duas outras empresas que são até de outro estado. E o trabalhador em questão jamais teve algum vínculo com tais empresas.

E agora como resolver?

Por meio do cartão do CNPJ das empresas consegui o email e entrei em contato e até hoje nenhum deles respondeu. O erro está na declaração enviada por essas outras empresas.

Primeira vez que vejo um caso desses.

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 12 setembro 2016 | 15:14

Vinicius boa tarde!

Se você tem ciência que esta tudo certinho com as informações prestadas pela sua empresa então tire copia da RAI e entregue ao trabalhador e mande ele ligar junto a caixa para verificar o que esta impossibilitando de receber o Abono do PIS essa informação a caixa só da ao titular, tomando conhecimento da situação ele procurara resolver com as empresas causadoras do problema. CAIXA 0800726-0207 CONSULTA PIS opção 1,3

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Vinicius

Vinicius

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 12 setembro 2016 | 15:29

Fredson, ele já procurou a caixa e simplesmente disseram que deve-se transmitir a rais, mas eu não tenho o porque de retransmitir, está tudo correto da minha parte. A retransmissão deve ser feita pelas outras empresas.

O problema é em relação as outras empresas que são de outro estado, totalmente inacessível para o trabalhador.

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 12 setembro 2016 | 15:32

Vinicius, ai fica complicado, manda ele acionar o MTE.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Luisa

Luisa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 12 setembro 2016 | 15:33

Vinicius, se o funcionário não conseguir contato com essas outras empresas, não vejo como resolver.



Guilherme Henrique Vicente Gragnanim

Guilherme Henrique Vicente Gragnanim

Prata DIVISÃO 5, Gerente Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 12 setembro 2016 | 15:45

Boa tarde,

Peça ao funcionário para entrar em contato com o MTE, alegando que seu PIS foi usado por outra empresa em outro estado, o MTE devera tomar providencias imediatas quanto a isso.

Ja tive um caso desse em que um outro escritório estava usando o PIS de um funcionário de um cliente e ele foi pegar o seguro desemprego e barrou pois constava que ele tinha um vinculo em outra empresa, entrei em contato com o MTE e eles resolveram de imediato.

Obrigado,

Vinicius

Vinicius

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 14:39

Caros colegas, só pra dar um feedback... eu orientei o trabalhador a procurar o ministério do trabalho com a cópia completa da rais, mais o resultado que fiz (citado no trâmite inicial deste tópico).

Pra resumir a história: o ministério o orientou a procurar a caixa, depois o inss pra fazerem uma pesquisa nos dados cadastrais dele. Depois disso ficou constatado que o erro estava realmente nas outras empresas, mas até hoje o ministério não tomou nenhuma providência e o trabalhador contínua sem receber o abono.

Na semana passada transmiti a rais ano base 2016 e provavelmente ficará sem receber novamente. O trabalhador disse que vai procurar um advogado pra pedir ajuda.

É um absurdo isso, ficou constatado onde está o problema, porém o orgao que poderia resolver a questão simplesmente não fez nada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.