Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 8

acessos 1.767

Alteração / coleta on line

Rosane Fonseca

Rosane Fonseca

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Cadastros
há 7 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2016 | 17:15

Boa Tarde!
Senhores, tenho empresa LTDA constituída de pais e filhos., o pai faleceu em 2012 e o inventário ainda esta rolando.. Tenho uma autorização do JUIZ que permite a inventariante proceder com alteração no quadro societário, as filhas querem sair da sociedade.... Estou com problema no envio DBE (COLETA ON LINE) pois o Advogado informou o óbito no âmbito Federal e não consigo transmitir o DBE... Vem a informação "CPF....na posição...esta na seguinte situação: Inclusão de CPF com ano de óbito registrado" é considerado uma PENDENCIA.
Poderiam me auxiliar? Terei que aguardar a FINALIZAÇÃO do inventario? E saindo o inventario como realizar a coleta on line?

Cezareto

Cezareto

Prata DIVISÃO 1, Office Boy
há 7 anos Sexta-Feira | 16 setembro 2016 | 09:08

Desculpe, não sei se entendi direito a pendencia, você está tentando incluir o sócio falecido? Está informando seus dados?

Rosane Fonseca

Rosane Fonseca

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Cadastros
há 7 anos Sexta-Feira | 16 setembro 2016 | 10:11

Bom dia, Cezareto!
Estou fazendo a saida de duas socias, mas o sistema obriga que alem disto façamos também atualização dos socios remanescentes, depois de fazer esta coleta, faço a verificação e é neste momento que vem a mensagem de "erro"

Marjory

Marjory

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 16 setembro 2016 | 10:12

Bom dia,
Pelo o que entendi, você vai ter que fazer na DBE - além da saída das filhas, e entrada dos novos sócios, se for o caso - uma alteração da Pessoa Física Responsável pelo CNPJ; se o pai falecido é o administrador perante a Receita, não tem como informar ele, porque ele não tem como assinar - por motivos óbvios, rs

Se as filhas vão sair e não colocar outros sócios, aí teria que ver o procedimento para baixa da empresa com sócio falecido (apesar de que, neste caso, creio que é necessário aguardar o inventário ficar pronto).

De qualquer forma, acho as instruções da Receita e da Junta Comercial de SC sobre como proceder em caso de falecimento muito confusas.

Rosane Fonseca

Rosane Fonseca

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Cadastros
há 7 anos Sexta-Feira | 16 setembro 2016 | 10:35

(...)
Com certeza, a situação ficou confusa...Não haverá ingresso de Socios e a Mãe ja é a unica administradora... Acho que terei que aguardar a Finalizaçao do Inventario e agendar atendimento na Receita Federal, pois a intenção da empresa e continuar ativa, tendo como socio somente a esposa e o filho.

Acredito que deveria existir, um campo especifico para que o DBE pudesse ser gerado sem complicações.

Mesmo assim, ainda fico na espectativa que algum colega possa me ajudar...

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Sexta-Feira | 16 setembro 2016 | 11:21

Rosane Fonseca ,

Vamos por partes que a sua explicação ficou um pouco confusa (pelo menos pra mim, rssrsrs):

a) Quem são os sócios ANTES do falecimento do pai, e

b) Você fala em atualização dos sócios remanescentes, no caso, no quadro societário hoje, no sistema da receita federal, estão os MESMOS sócios que a resposta que você irá nos informar do item a?

No aguardo

Um grande abraço

Rosane Fonseca

Rosane Fonseca

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Cadastros
há 7 anos Sexta-Feira | 16 setembro 2016 | 12:26

BOa tarde, Decio!
compreendo a confusão kkkkk

A - Os socios da empresa antes do falecimento: Pai, Mae, Filhos (03)
B - No DBE quadro societario tenho que informar os dados do socio que ira sair, que neste caso são duas filhas e também informar os dados (alterar) dos socios que permaneceram, pois haverá transferencia destas quotas para socia administrado que alem de mãe é inventariante, sendo assim, estou informando os mesmos socias da letra "A"

Em resumo: No quadro societario sai as duas filhas e permanece mae, filho e o pai (falecido) que ainda permanece porque o inventario não foi finalizado

O sistema não me deixa gerar o DBE e avisa ERRO: " o CPF do socio esta na seguinte situação: Inclusão de CPF com ano de obito registrado"
Espero ter sido mais clara, caso não vamos de novo....

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Sexta-Feira | 16 setembro 2016 | 13:34

Rosane Fonseca ,

O quadro societário desta empresa esta atualizado na Receita Federal (com os dados de ANTES desta alteração contratual).

Se positivo, lembro apenas que você deve deixar o falecido como espólio, e a mãe como representante do espólio.

Além disto, ela TAMBÉM deve ter um quadro como sócia (ou sócia administradora, se for o caso).

Quem que você esta colocando como responsável pela assinatura do DBE?

No aguardo

Um grande abraço

Paulo Arthur Vieira Pereira

Paulo Arthur Vieira Pereira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 6 dezembro 2016 | 15:07

Boa tarde, pessoal!!!

Também estou com o mesmo problema.

Uma empresa com dois sócios - Wanderci e Helio (falecido - 4% do capital). Preciso fazer uma alteração para incluir dois novos sócios. O inventário ainda está em andamento. Não haverá mudança no percentual do capital do sócio falecido, apenas a sócia Wanderci que fará a transferência de cotas para os dois novos sócios.

A JUCERJA já informou que não tem nenhum problema em fazer essa alteração, desde que não haja alteração nas cotas do espólio.

Mas quando faço o DBE, para informar a entrada no QSA dos novos sócios, preciso também informar os sócios que são remanescentes e neste momento aparece a pendência:

"Inclusão de CPF com ano de óbito registrado"

Apesar da JUCERJA aceitar a alteração, não é possível dar entrada sem o DBE!!!

Alguém tem uma luz...

Agradeço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.