x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 10

acessos 7.388

Honorários atrasados e cobrança indevida

Jonatas

Jonatas

Iniciante DIVISÃO 3, Musico
há 7 anos Segunda-Feira | 19 setembro 2016 | 13:07

Boa Tarde!

Por favor se puderem gostaria de que vocês me ajudassem.

]É o seguinte, devido a crise nosso ramo ficou bem complicado e com isso acabei parando de pagar os honorários para o contador. Isso foi a uns anos atrás e até hoje não regularizei.
Mas agora agora eu estou indo atrás pra tentar regularizar e deixar minha empresa em dia, poder enviar notas etc...

Só que a conversa com o contador foi o seguinte, ele está me cobrando os meses que ele trabalhou ( pouco por sinal pois minha empresa não tinha movimento praticamente). Até aí tudo bem, ele trabalhou quer receber, mas ele está agora me cobrando também todos os anos até o dia de hoje sendo que ele não fez nada. 3 anos atrás ele suspendeu os serviços comigo! Eu imaginei que ele me cobraria só até os dias que ele trabalhou e não todo esse tempo que ficou parado. Isso é justo?

O que eu pensei foi o seguinte, eu pago até o momento que ele trabalhou e retiro tudo da mão dele e vou atrás de outro contador, pois esse além de estar me cobrando muito caro por uma empresa pequena e sem muito movimento, ainda está me cobrando todo esses 3 anos sendo que ele não moveu uma palha por mim. Ou seja quanto mais o tempo passa mais o valor aumenta, vai acumulando? Sendo que nesse momento está suspenso os serviços?

O que vocês que entendem melhor do que eu acham dessa situação. Pois eu acho um absurdo, pagar toda essa bolada por algo que eles nem trabalharam.
Não quero mais nada com eles, quero todas minhas documentações que estão com eles. Eles tem que me dar?

Por favor, puderem me ajudar... Me desculpe qualquer coisa.
Obrigado

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 19 setembro 2016 | 14:00

Jonatas, sua a decisão já está tomada, veja:

Não quero mais nada com eles, quero todas minhas documentações que estão com eles.

Veja bem, a documentação é do cliente/empresa, não do contador, então você pode requerer a mesma.

Sobre pagar, veja bem, o contador irá dificultar o máximo até receber tudo que lhe deve para liberar toda a documentação, mesmo ele sendo obrigado a entrega o mesmo, sendo pago ou não.

Agora sobre dizer que a mesma ficou parada, não é bem assim, o fato de não ter movimentação não isenta de não ter obrigações, como por exemplo a entrega do PGDAS-D todo mês eximindo você de pagar uma multa de 50,00 todo mês. Mais declarações anuais e por ai vai.

A questão é que você deve conversar com o contador, renegociar, procurar um valor que seja acessível pelo trabalho por ele realizado nesse período. Talvez uma quebra do valor que era de honorário pelo período que ficou sem movimentação seja satisfatório para ambos.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Jorge

Jorge

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 19 setembro 2016 | 14:23

Jonatas, boa tarde.

Entendo o fato de você ter se sentido prejudicado, pois se você ficou tanto tempo sem paga-lo pelo fato de não ter condições de arcar com o este "custo", acertar os últimos 36 meses despenderia um montante relativamente alto, e talvez inviável no momento. Entretanto, conforme o colega Andrei disse, quando você tem uma empresa aberta, independente de ter movimento ou não, possui determinadas obrigações mensais/anuais, que variam de acordo com o regime tributário da empresa, conhecidas como "obrigações acessórias" (Salientando que qualquer empresa aberta possui declarações que devem ser entregues periodicamente), e acredito que o valor que o seu antigo contador deve estar te cobrando é para que ele prossiga com a entrega de todas essas declarações, retroativamente, regularizando a sua empresa.

Sobre pegar a documentação com o seu antigo contador, sim, ele é obrigado a fornecer toda a documentação de sua empresa que estiver em poder dele, mesmo que haja débitos de sua empresa com o escritório contábil. Conforme trata o Código de ética do profissional contador:

RESOLUÇÃO CFC Nº 803/96 - CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTADOR

Art. 3º No desempenho de suas funções, é vedado ao Profissional da Contabilidade:
XII – reter abusivamente livros, papéis ou documentos, comprovadamente confiados à sua guarda;


Caso o contador antigo não lhe entregue toda a documentação que estiver em seu poder, você poderá denunciá-lo ao Conselho Regional de Contabilidade, que ele sofrerá as punições a que estiver sujeito.

Vale lembrar que as declarações são mensais e existem multas pelo atraso na entrega das respectivas. Sendo que quando somadas, provavelmente, são maiores do que o valor pago de honorários mensais ao contador. Portanto, o aconselho a procurar algum contador para regularizar tal situação o mais breve possível.

Caso tenha alguma dúvida ou queira entrar em contato, meu e-mail é: xxxx@yyyy

Atenciosamente,
Jorge Dipp.

Mensagem editada pela Moderação

Jorge Dipp
Contador
Ideale Contabilidade & Consultoria Empresarial
Site: http://www.contabilidadeideale.com.br
Jonatas

Jonatas

Iniciante DIVISÃO 3, Musico
há 7 anos Segunda-Feira | 19 setembro 2016 | 14:34

Obrigado pelas respostas

Então, mas é seguinte esse contador esta me cobrando os honorários de 3 anos sendo que há 3 anos houve suspensão de contrato, ou seja, estão querendo que eu pague por algo que ficou suspenso. Eu entendi o que você disse sobre a empresa ter obrigações mesmo estando parada, tirando isso, a questão é somente dos honorários cobrados pela Contabilidade. A partir de 2013 houve suspensão de contrato ( tenho e-mails enviados por eles da Suspensão do Contrato ) dos serviços deles e estão me cobrando todo esse período.

É essa a situação que não estou conseguindo aceitar.


Mais uma vez obrigado por me ajudar.


Jonatas

Jonatas

Iniciante DIVISÃO 3, Musico
há 7 anos Segunda-Feira | 19 setembro 2016 | 16:00

Não, não, por enquanto eles ainda nem sabem que vou pedir todas as documentações e que não vou querer mais nada com eles. A questão é os Honorários mesmo de todos esses meses até hoje, sendo que o contrato já foi suspenso faz tempo. Se estivessem me cobrando apenas essas ''obrigações acessórias'' e as pendencias de antes da suspensão, mas não. São as mensalidades mesmo, sendo que o contrato já foi suspenso 3 anos atrás.
Querem que eu pague por um serviço que a Contabilidade não prestou.

Jorge

Jorge

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 19 setembro 2016 | 16:19

Entendo... Mas, de qualquer forma, acredito que uma conversa deva resolver tudo. Caso o desfecho não seja favorável, me coloco a disposição para ajudá-lo em posteriores eventos.

Atenciosamente,
Jorge Dipp.

Jorge Dipp
Contador
Ideale Contabilidade & Consultoria Empresarial
Site: http://www.contabilidadeideale.com.br
olimpia marfori

Olimpia Marfori

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 5 outubro 2016 | 14:43

Boa tarde!

Só para complementar o assunto em questão, eu tenho um caso bem parecido, o cliente deixou de pagar honorários (já bem reduzidos), eu entreguei a ele toda a documentação da empresa e orientei a procurar um outro profissional pois as obrigações não param. Ele não o fez por uns 4 anos, porém continuou a praticar a atividade comercial. Sempre me pedindo uma ajuda aqui e outra ali com as cobranças que o excluiriam do simples nacional. (Chegou até a ser excluído) fiz o parcelamento e retornou.

Este ano um parente se ofereceu para ajudar me pagando os honorários e o valor que obviamente eu cobraria para REGULARIZAR a empresa.
O X da questão está aí, a regularização custa caro para quem faz, pois terá que fazer em dias o serviço que poderia ter sido feito em anos.
Sem contar que após o envio de todas as obrigações pendentes (Raiz, Sefip, Dipj, Gia, declam, dctf, sedif, etc...) vem as multas por atraso na entrega e novos parcelamentos deverão ser abertos ou cálculos das guias para pagamento á vista.

Resumo, não é só parar a empresa que tudo a sua volta vai parar. (Digo isto a cada pessoa que vem me procurar para abrir uma empresa) Ao regularizar o trabalho é pior, cansativo, desgastante para o profissional. Dependendo da situação deve-se cobrar sim o valor do honorário para casa mês não pago.
Eu não fiz isso por amizade ao cliente, más sinceramente me arrependi pois além do cliente não poder arcar com as multas e impostos a vista, fica aquela situação em que você recalcula, ele não paga, você faz de novo (retrabalho) e tudo pelo precinho camarada de amigo que você cobrou....

Marfori
Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2016 | 09:51

Olimpia Marfori, excelente colocação, isso mostra como realmente é bem difícil lidar com empresas 'vulgas' paralisadas. Consertar o que já vem errado dá muito mais trabalho!

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.