x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 6.765

Retirada de lucro

GILBERTO PENSABEM PEREIRA

Gilberto Pensabem Pereira

Bronze DIVISÃO 2, Controller
há 14 anos Sexta-Feira | 22 maio 2009 | 16:22

Prezados Colegas

Por ocasião da elaboração de uma declaração de imposto de renda de um sócio de uma empresa, ele me disse que poderia lançar na sua declaração um retirada de lucro, sem usar a conta caixa ou bancos conta movimento, inclusive disse que neste forum um colega teria dito que esta possibilidade existe, vai aqui a mensagem que ele me passou.

"Como já passou a fase do IR que vocês estavam trabalhando muito, segue agora minha contribuição, um excelente site para consultas do Gilberto e as suas também Marcelo... http:https://www.forumcontabeis.com.br

Neste site o Gilberto poderá encontrar com fazer para um sócio receber a distribuição de lucros e ao mesmo tempo emprestar dinheiro a Empresa sob a forma de mútuo e sem haver saque da conta banco ou caixa.. Caso não encontrem, por favor me informem que mando as contas contábeis que serão movimentadas por ocasião dos lançamentos contabeis"

Sou sabedor que o empréstimo pode ser feito pelo sócio a empresa, criando no passivo uma obrigação da empresa com o sócio, a questão é como se faz uma retirada de lucro sem que haja movimentação (saída) na conta caixa ou bancos.

Pode até ser que a empresa ofereça algum bem (um carro, etc..) como forma de pagamento de retirada, neste caso não ocorreria movimentação na conta caixa ou banco, mas de outra forma sinceramente, desconheço.

Se tiver alguma solução, favor retornar ou concordar com a minha posição.

Grato
Gilberto

Tópico movido por Wilson Fernando A. Fortunato para esta sala em 22 de maio de 2009 às 16:44:47.

G. Alves

G. Alves

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 22 maio 2009 | 18:55

Prezado Gilberto,
Sempre que for lançado na declaração de redimentos de um sócio uma retirada por distribuição de lucros ou mesmo por empréstimo de mútuo, necessariamente deverá ocorrer a movimentação financeira, sob pena de se o sócio passar pela malha fina ter que comprovar a respectiva entrada de dinheiro na sua conta bancária ou mesmo a saída de caixa na sua empresa. Então não fazer o lançamento da efetiva movimentação financeira é risco para a declaração do sócio.
Sds. Gélio

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 22 maio 2009 | 21:47

Boa noite Gilberto,

Já diziam os sábios em provérbios de antigamente, que "Aprender não ocupa espaço". Bem, talvez o provérbio não tenha sido transcrito ao pé-da-letra, mas o significado é o mesmo.

Eu gostaria - estou certo de que outros usuários também - de "aprender" como distribuir lucros e emprestar dinheiro em espécie, em transações que envolvam pessoas físicas e/ou jurídicas, sem movimentar a conta "Caixa" ou "Bancos Conta Movimento".

Daí, seria interessante que você informe a seu amigo que não encontrou (no Fórum) as tais "dicas" para conseguir o feito.

Como ele afirma que aqui você vai "encontrar com fazer para um sócio receber a distribuição de lucros e ao mesmo tempo emprestar dinheiro a Empresa sob a forma de mútuo e sem haver saque da conta banco ou caixa" e que

"Caso não encontrem, por favor me informem que mando as contas contábeis que serão movimentadas por ocasião dos lançamentos contabeis" diga-lhe que não encontrou e que estamos esperando a "fórmula mágica" que permitirá a proeza.

Não imagine que eu esteja duvidando, pois pode (sim) haver uma outra pessoa com o mesmo grau de conhecimento de seu amigo que tenha postado este disparate aqui, sem que ninguém se desse conta. A bem da verdade estou apenas "pagando para ver".

...

G. Alves

G. Alves

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Sábado | 23 maio 2009 | 09:42

Prezado Saulo,
Voce está totalmente correto em sua afirmação, não se pode distribuir lucros e/ou emprestimos a socios sem que ocorra a respectiva movimentação financeira.
Abraço a todos.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sábado | 23 maio 2009 | 18:32

Gilberto PENSABEM

PENSABEM? Está me parecendo uma pegadinha. Não vou entra no mérito da questão se for.

a questão é como se faz uma retirada de lucro sem que haja movimentação (saída) na conta caixa ou bancos.


Ao nível de meu conhecimento só poderia acorrer de um modo.
Primeiro quero justificar a colocação de meus companheiros de forum. Eles estão raciocinando com uma contabiliadade sadia sem fraude, como de fato tem que ser feita. Sua citação dá o entender que existe distribuição de lucro, concomitantemente com o contrato de mútuo, ou seja um atrelado ao outro, sem movimentação do Disponível. Por isso ocasionou a indignação dos mesmos.


Distribuição do Lucro sem movimentação do Disponível pode ser feita desde que haja uma redução do capital.

A redução do Capital pode ser feita para:

a)Absorção de Prejuizos
D-Capital Social
C-Prejuizos Acumulados

b)Redução do Capital para Devolução aos sócios ou acionistas
b.1)Com pagamentos em dinheiro/cheque/transf bancaria
D-Capital Social(PL)
C-Caixa ou Banco(PL)

b.2)Com Notas Promissoras
D-Capital Social(PL)
C-Contas a Pagar(PC)

b.3)COM BENS OU DIREITOS do Imobilizado.
D-Capital Social(PL)
C-INVESTIMENTO OU OUTRO IMOBILIZADO
Estas operação é regulamentada pelos art 1.082 e 1.084 do código civil para as LTDA e art 1.031 sobre devolução do capital.

Até aqui não há nada de irregular. Portanto, usando o item b.3 pode se ver que o lucro pode ser distribuido sem movimentação do Disponível

Se tua pergunta está atrelada a distribuição de lucro e em consequencia emprestimo de contrato de mútuo, eu poderia pegar o item b.3 , que não houve movimentação do Disponivel juntar com o contrato de mútuo, e demonstrar como a irregularidade poderia ser praticada. Mas vou pará por aqui porque meu objetivo sempre foi ensinar o certo e não a ensinar os outros cometer fraudes. Posso me equivocar mas concientemente, o pouco que sei, não ensino errado.

Existem muitos casos postados aqui no forum sobre Sócios que confundem recursos de Pessoa Física(sócio) com os recursos da Pessoa Jurídica.Pode ser que num destes postes algum companheiro (equivocadamente e passou despecebido pelos demais) deu ao entender que a operação podia ser feita.

Portanto Gilberto, se de fato existe este posto, nós agradeceriamos se voce apontasse para que o equívoco fosse corrigido.

Queremos que o forum seja uma sedimentação e ampliação da formação dos seus participantes. Por este motivo pedimos mais uma vez que nos seja indicado o poste para que agente faça as devidas correções.

Editado por M Messias Santos em 25 de maio de 2009 às 17:36:10

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.