x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 9

acessos 4.478

Transformar SOCIEDADE SIMPLES em Empresário Individual

Rita Susana Orsolin

Rita Susana Orsolin

Bronze DIVISÃO 2, Supervisor(a) Atendimento
há 7 anos Terça-Feira | 20 setembro 2016 | 14:16

Olá! Boa tarde,


Já realizei sim, vários. Oprimeiro passo é transformar a Sociedade em unipessoal. Após aprovada essa alteração, você deverá solicitar Alteração de Transformação em Empresário Individual, arquivando ao mesmo tempo o Requerimento de Empresário.
Boa sorte!

REGINALDO CLEMENTINO DOS SANTOS JUNIOR

Reginaldo Clementino dos Santos Junior

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2016 | 11:01

Rita, obrigada pelas informações. A minha dúvida é o seguinte.


Eu não consegui encontrar nada a respeito de como transformar uma SOCIEDADE SIMPLES em Sociedade em condição de unipessoalidade.


Somente achei essa condição de TRANSFORMAÇÃO de SOCIEDADE LIMITADA.

Tanto que existe uma IN 112 DE 2010, da DNRC que fala em seu art. 4, que a transformação de empresario individual não abrange para o tipo societário de SOCIEDADE SIMPLES.

Uma solução que me deram foi a seguinte:

> Transformar SOCIEDADE SIMPLES em SOCIEDADE EMPRESÁRIA
> Transformar SOCIEDADE EMPRESARIA em SOCIEDADE UNIPESSOAL
> Transformar SOCIEDADE UNIPESSOAL em EMPRESÁRIO INDIVIDUAL.



É isso mesmo??

Ou alguém já fez essa transformação de forma direta, SOCIEDADE SIMPLES em SOCIEDADE UNIPESSOAL?

Ricardo Guirland Carvalho

Ricardo Guirland Carvalho

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 15:23

Oi Reginaldo

Estou com com a mesma situação, Transformação de Sociedade Simples para EIRELI, consultei o cartório e a orientação que recebi foi que é possível fazer a alteração direto, alterando o contrato social já registrado com a retirada do sócio, aumentando capital (para 100 salário mínimos) mudança do tipo jurídico ainda não concluímos o processo, mas o cartório aceita que seja feito.

Andre luis

Andre Luis

Prata DIVISÃO 2, Proprietário(a)
há 7 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 15:39

Para que a empresa fique caracterizada unipessoal é necessário que ela esteja somente com um sócio, ai sim poderá transformar em EIRELI, pois no Cartório de Registro de Títulos e documentos não exite forma jurídica de Empresário Individual.

André Luis

Ricardo Guirland Carvalho

Ricardo Guirland Carvalho

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2016 | 14:02

Reginaldo

No meu caso a empresa em questão já estava registrada no cartório como "sociedade simples na forma limitada" , com o nome empresarial de "Fulano de Tal Corretora de Seguros Ltda".

Ricardo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.