x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 3

acessos 11.919

Por onde começar, Mapa da contabilidade pública, Concurso pa

Dionathan Magayver Sperandio

Dionathan Magayver Sperandio

Prata DIVISÃO 2, Assistente Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2016 | 17:30

Boa tarde!

Estou iniciando o estudo de contabilidade pública e achei este post em um site.
Gostaria de saber a opinião de vocês se ele faz sentido, se é um bom guia para contabilidade pública.
Outra coisa no post fala em 8 volumes do MCASP. No site do STN achei um manual de 360 pg com "parte geral, I, II, III, IV, V".
Pelo que percebi parece que reduziu o número de volumes.
segue link:
http://www.tesouro.fazenda.gov.br/mcasp
www.tesouro.fazenda.gov.br

É este o MASP atualizado correto?
Estou pensando em estudar pelas Leis e seguir este roteiro e ir para o mcasp.
*O problema é que o edital só diz "Manual do contador da administração pública". Creio que eles queiram se referir ao MCASP.
Abaixo segue o texto.

"O que estudar em Contabilidade Pública?

Tenho recebido muitos e-mails de alunos assustados com contabilidade pública, perdidos, que não sabem o que estudar em meio a um mundaréu de normas.
Confesso que de fato há muitas normas novas. Muitas mesmo. Só o MCASP são oito volumes mais os anexos! No entanto, não há motivo para desespero. Isto porque o que realmente cai se limita a bem menos.

De todas as você leia as normas e leis que temos por aí é imperioso que seguintes (nesta ordem, se possível):

1 – CF/88: Artigo 24, I e II.
Artigo 30, I e II.
Artigo 34, V e VII.
Artigo 35, I, II e III.
Artigo 48, II e IV.
Artigo 52, VII, VIII e IX.
Artigo 57 Caput e § 2º.
Artigo 62, § 1º, I, d.
Artigo 63.
Artigo 68, § 1º, III.
Artigo 84, XXIII.
Artigo 85, VI.
Artigo 99.
Artigo 100.
Artigo 127, § 2º ao § 6º.
Artigo 131, § 3º.
Artigo 163 a 169 (comer com farinha).
ADCT Artigo 35, § 2º, e 76.

2 – Lei 4.320/64 – toda.

3 – Lei de Responsabilidade Fiscal – toda.

4 – Decreto 93.872/86:
Artigo 1 e 2.
Artigo 5.
Artigo 14, 15 e 16.
Artigo 21 e 22.
Artigo 23 a 28.
Artigo 35.
Artigo 36, 38 e 39.
Artigo 42, 43 e 44.
Artigo 45 a 47.
Artigo 67 a 70.
Artigo 115.
Artigo 130 a 136.

5 – NBC T 16 (16.1 a 16.11).

Até aqui é obrigatório. Mas veja pelo lado bom, se você ler essas normas já matou 70% das questões da prova, no mínimo!
6 – De todos os MCASP, você vai ler inicialmente apenas o volume I. Isso mesmo: só o volume I. O conteúdo que mais interessa no volume II já está na NBC T 16. O volume III é muito bizarro, só pra contador e olhe lá. Dificilmente, pra não dizer raramente, cairá alguma coisa dali. Não vale a pena.

Os volumes IV e V você só vai estudar se for pedido! E, mesmo assim, siga o seguinte bizu:

MCASP, parte IV – só se for pedido o novo Plano de Contas. Mas leia até a página 28 apenas.

MCASP, parte V – só os demonstrativos que forem cobrados. Geralmente se no edital vem escrito “demonstrativos segundo a lei 4.320/64” você não vai ler este MCASP.
Os demais MCASP não precisa nem abrir.
7 – Caso seja cobrado o Plano de Contas Único, leia o manual SIAFI 020600 (Plano de Contas Único).

8 – Caso seja cobrado SIAFI, você vai ler o manual SIAFI 020801.

9 – É óbvio que se for cobrada uma lei específica, tipo a lei 10.180/2001, por exemplo, leia a referida lei. Mas é só ler a lei. As bancas se limitam à cobrança da lei seca.

Viu como não é complicado? Não tente encontrar chifre na cabeça de cavalo. Confie no seu professor e ganhe tempo!

Autor: Professor Igor Oliveira
Fonte: Site Ponto dos Concursos"

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2016 | 14:21

Parece bem interessante.

O MCASP tinha oito volumes. A edição atual (edição 7) tem menos. Creio que as dicas sobre o MCASP continuam valendo pois a ordem dos volumes iniciais não se alterou.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
Dionathan Magayver Sperandio

Dionathan Magayver Sperandio

Prata DIVISÃO 2, Assistente Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2016 | 16:41

Boa tarde!

Você falou em edição 7. Olhei neste link do STN e só achei a edição 6. Sabe em que link consigo o mcasp atual? ou é esse mesmo?
http://www.tesouro.fazenda.gov.br/mcasp

O que você acha que é melhor ir pelo MCASP e caso não entender algo partir para um livro de apoio ou é melhor pelo livro.
Claro que não existe melhor no sentido restrito, mas, pela sua experiência tem uma preferência que julgue mais proveitosa?

Eu tenho um livro do Deusvaldo Carvalho "manual de contabilidade pública", porém, é de 2010.
Então, não sei se ele ainda poderia ser usado como um material de apoio.

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 23 setembro 2016 | 08:30

Dionathan,

Quanto ao MCASP, de fato, a edição vigente é a 6ª. a sétima está em consulta pública (algumas partes) e terá vigência a partir de 2017. Então, fique de olho naquele endereço que você colocou para ver quando a 7ª edição for publicada.

Quanto a começar pelo MCASP ou por um livro, eu não saberia te dizer porque estou a muitos anos sem acompanhar os concursos, então não sei como as bancas estão cobrando essa matéria.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.