x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 969

A responsabilidade de quem assina as declarações contábeis e

Catia Regina Alves Luiz

Catia Regina Alves Luiz

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 7 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2016 | 17:50

Trabalho numa empresa de limpeza há dois anos - lucro real , e a dona quer que eu assine as declarações contábeis e fiscais a partir do ano que vem. Porém tem duas situações delicadas:
* o meu CRC não está em dia e sendo assim, não é emitido o Certificado Regularidade Profissional;
* a outra situação é que no extrato bancário há diversos pagamentos que não são comprovados por documentos .Como por exemplo retirada para conta pessoal dela - sendo que empresa tem dado prejuízo mensal . Somente lanço na contabilidade, os valores com documentos.

Posso ser responsabilizada por estes atos dela e posso enviar declarações - SPED contábil sem esta informação?

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Sábado | 24 setembro 2016 | 14:19

Prezada Colega, situaçao dificil a sua, pois dependendo de sua atitude, iras perder o emprego, esse e seu medo maior. Entretanto, ouça as palavras de um velho Contador e Ex-Professor, procure outro emprego, mas exponha a ela o porque nao podera assinar a responsabilidade contabil, pela empresa, tendo em vista que seu CRC, nao e valido, enquanto nao quitares os debitos para reabilita-lo, e consequentemente, poder emitir o Certificado, alem doque ao escriturar , sem suporte documental, voce e co-responsavel, pelos prejuizos que venha a ter terceiros, inclusive os entes Federais, Estaduais e Municipais, quanto ao SPED piorou, pois a multa dele e, especificamente direcionada ao Contador Responsavel. Esta firma apesar de ser de Limpeza esta me cheirando mal. Nao se arrisque, procure outra empresa, o mercado para nos contadores se apresenta bom. Nao seja grosseira mas faça o que e correto, explique da melhor maneira, mas nao se exponha e ao seu registro.

Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.