x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 25

acessos 67.354

CNPJ - Como emitir DBE de uma Igreja ?

LIDIANE PIEDADE DE ALMEIDA

Lidiane Piedade de Almeida

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 14 anos Domingo | 24 maio 2009 | 15:06

Boa tarde a todos !

Por favir gostaria que algum amigo me orientasse.

Preciso solicitar o CNPJ de uma igreja evangélica, o estatuto já ficou pronto, sei que o próximo passo é dar entrada no DBE na RFB.

Mas nunca fiz esse procedimento, preciso de ajuda.
Alguém pode me orientar ou enviar algum material para mim?

Desde já agradeço

RENATA ELIZONDO SOUZA

Renata Elizondo Souza

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Domingo | 24 maio 2009 | 16:26

Olá Lidiane,

Nunca emiti CNPJ de uma Igreja, mais acredito que não deve ser muito diferente de outras empresas. Aqui em Belém o sistema da receita federal ja esta sincronizado com a receita estadual e prefeitura, não sei se ocorre o mesmo ai em Porto Alegre.
Para dar entrada no CNPJ voce precisa baixar o programa (link abaixo) preencher os campos relacionados aos dados da igreja e depois de tudo Ok realizar transmissão do pedido, o sistema irá gerar um identificador e recibo que voce utulizará para acompanhar o processo pela internt

http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/DownloadPGDCNPJ.htm.

Espero ter ajudado!!

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Domingo | 24 maio 2009 | 18:43

Lidiane Piedade de Almeida

Primeiro voce tem que registrar o estatuto em cartório.
Voce terá que enviar, por SEDEX, o estatuto para a RFB.

Procedimentos do contribuinte para obter a inscrição e alteração no CNPJ através da Junta Comercial:
www.receita.fazenda.gov.br

Editado por M Messias Santos em 24 de maio de 2009 às 18:47:03

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
EVERSON MENEZES VAZ

Everson Menezes Vaz

Prata DIVISÃO 3, Gerente Recursos Humanos
há 14 anos Segunda-Feira | 25 maio 2009 | 08:38

Olá Lidiane.
Eu abri uma igreja aqui em Registro/SP, e fiz os seguintes procedimentos:

1° - Elaborei o estatuto e ata de fundação - os integrantes foram e registraram no Cartorio.
2° - Baixei o programa no site da Receita Federal - CNPJ, preenchi com os dados da ata, a data inicio de atividade é a data do registro no Cartorio. O representante legal é o presidente da igreja. Enviei para a Receita pelo Receitanet, no recibo da transmissão tem o n° do controle e n°do recibo, que voce ira utilizar para acompanhar o processo no site da Receita Federal.
3° - Algumas horas depois eu consultei o site e estava disponivel a DBE. Aqui em Registro/SP temos um posto da Receita Federal, por isso eu levei os documentos pessoalmente, não enviei por sedex, mas se vc não tiver uma agencia proxima, aconselho enviar por sedex (o endereço para envio está disponivel na tela de consulta da DBE).
4° - Os documentos são: Ata de fundação, Estatuto e relação dos fundadores. Todos xerox autenticada.

Espero ter te ajudado.

Everson.

Att

EVERSON MENEZES VAZ
CONSULTOR DE RH


[email protected]
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sábado | 11 julho 2009 | 09:52

Alessandro Jose Assis de Oliveira

Seja Bem vindo ao forum

Tipos de Cartórios

Cartório de Registro Civil:
é o responsável pelo registro de nascimento, de casamento, de óbito, etc, e que fornece as certidões respectivas;

Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas:
é responsável pelo registro dos atos constitutivos, estatutos e suas respectivas alterações, das sociedades civis, como ongs, sindicatos, associações, e empresas de prestação de serviços;

Cartório de Títulos e Documentos:
entre outros serviços registra documentos gerais e é responsável por notificações extra-judiciais;

Cartório de Notas:
é o cartório competente para a lavratura de escritura de imóveis, de escritura de reconhecimento de paternidade, testamentos, autenticação de cópias e procurações entre outros;

Cartório de Registro de Imóveis:
é o cartório responsável pelo registro dos títulos de propriedade de imóveis. Para que se possa aferir a propriedade de um imóvel é necessário que haja registro em um cartório de registro imobiliário lançado com o seu respectivo histórico;

Cartório de Protestos de Títulos:
é o cartório competente para efetivar o protesto de cheques, notas promissórias e duplicatas, etc.
Fonte:JurisWay



Editado por M Messias Santos em 11 de julho de 2009 às 09:54:15

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Amanda Pedro da Silva Cavalcante

Amanda Pedro da Silva Cavalcante

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 13 anos Segunda-Feira | 27 dezembro 2010 | 08:33

Bom dia.

Preciso enviar um DBE de uma igreja para a Receita Federal, porém tenho uma dúvida. Quais são os documentos que devo enviar para a Receita, pois já enviei esse DBE uma vez junto com a cópia autenticada do Estatuto e a Receita indeferiu a solicitação.
No indeferimento consta assim: Ato constitutivo/alterador/extintivo referente a evento informado na FCPJ não encaminhado.

Obrigado.

RENATA ELIZONDO SOUZA

Renata Elizondo Souza

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 14 janeiro 2011 | 12:31

Amanda, Boa Tarde!

Pelo que você colocou no motivo do indeferimento do seu pedido, parece que o documento que você enviou à Receita não confere com o evento informado no DBE.
Te pergunto: Você esta fazendo o registro inicial do estatudo da igreja ou é alguma alteração? Não houve nenhum erro ao preencher o código do evento no programa da receita? Acredito que o erro pode estar em um desses fatores pois o processo é exatamente o que você realizou.
Se tiver como verificar e responder estas questões fica mais fácil tentar te ajudar.

Abraços!

MARCIA MARIA DOS SANTOS

Marcia Maria dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Agente Turismo
há 13 anos Sexta-Feira | 21 janeiro 2011 | 14:20

Boa tarde!

Faço contabilidade de uma igreja que na Receita Federal, o seu cadastro do C.P.N.J. esta com o código da natureza jurídica como 399-9 (assoc privada). Sei que existe o código 3220 ( Org. Religiosa). O que devo fazer para acertar isso na RFB?

Tem algum problema se a Rais foi entregue como cód certo,o 3220?

grata
Att.

MARCIA MARIA
TÉC. CONTÁBIL
MARCIA MARIA DOS SANTOS

Marcia Maria dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Agente Turismo
há 13 anos Segunda-Feira | 24 janeiro 2011 | 01:21

Bom dia!
Por favor alguém que sabe me responda...
Faço contabilidade de uma igreja que na Receita Federal, o seu cadastro do C.P.N.J. esta com o código da natureza jurídica como 399-9 (assoc privada). Sei que existe o código 3220 ( Org. Religiosa). O que devo fazer para acertar isso na RFB?

Tem algum problema se a Rais foi entregue como cód certo,o 3220?

grata
Att.

MARCIA MARIA
TÉC. CONTÁBIL
Isadora de Azevedo da Silva

Isadora de Azevedo da Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 26 janeiro 2011 | 17:32

Boa tarde Everson
Quem assina o Estatuto é o Advogado mesmo??
Vc poderia me mandar o modelo de Ata, Estatuto e Relação dos Fundadores que registrou a Igreja?
"@Oculto"

Grata

Att,
Isadora de Azevedo
RENATA ELIZONDO SOUZA

Renata Elizondo Souza

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 27 janeiro 2011 | 11:44

Márcia, bom dia!

Acredito que o mais prudente nessa situação é que você faça inicialmente a correção do código da natureza jurídica e só então apresente a RAIS. Você conseguirá fazer a correção através do programa CNPJ versão 3.1, gerando um DBE com o pedido de alteração e apresentando a documentação solicitada.

Espero ter ajudado!

Abraços!

DAVID MATTOS

David Mattos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 27 julho 2011 | 18:18

Boa noite,

Estive lendo as informações e verifiquei o seguinte: quando começo a fazer o cadastro para abertura de CNPJ de uma entidade religiosa, não consigo em hipotese alguma evitar de que seja veirificado pelo Junta comercial, pois quando no coleta web me pergunta se já passou pela junta e eu respondo que sim me pede o numero do nire e quando eu digo que não me pede para colocar os nomes da entidade.

Pelo meu entendimento, no ato que escolhemos o campo de organização religiosa não era para suspender o campo do nire e aparecer um campo para numero do registro no cartório?

Grato

David Mattos
viviane padilha

Viviane Padilha

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 30 agosto 2011 | 14:41

boa tarde!
sou tecnica contabil e estou começando agora, e por falta de experiencia na área nao estou conseguindo entender algumas expressões. estou encaminhando o cnpj de uma igreja e gostaria de saber o que é uma DBE, desculpem a minha ignorância.
att.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 30 agosto 2011 | 14:47

Viviane Padilha

Sejam bem vinda ao forum
DBE - Documento Básico de Entrada.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
DENIER ALVES GOMES

Denier Alves Gomes

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 7 dezembro 2011 | 17:16

estou abrindo um cnpj para uma igreja, e estou colocando a natureza juridica 399-9 assoc. privada e o codigo cnae 9491-0/00- atividades de organizacoes religiosas. so que o dbe está voltando com erro: natureza juridica incompativel com a atividade economica principal. qual é o correto?? como fazer. obrigado

Valter Silva

Valter Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2012 | 12:48

Meus caros,

Estou com um problema na solicitação do CNPJ de uma igreja já foi preenchido e enviado o DBE e também foram enviados via correio o estatuto e a ata de fundação, verificando o andamento do pedido do cnpj junto ao site da receita fui informado que a solicitação foi negada devido a:

Data do evento informada na FCPJ é diferente da data do registro do ato constitutivo/alterador/extintivo

Alguem pode me orientar como corrigir isso?
Ficarei extremamente grato.

LIDIANE PIEDADE DE ALMEIDA

Lidiane Piedade de Almeida

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 11 anos Terça-Feira | 14 agosto 2012 | 15:03

Prezados !

Por favor, poderíam me ajudar, preciso da lei de "utilidade pública" que da isenção de impostos e taxas para as igrejas.

Preciso apresentar na prefeitura de minha cidade, para que eles protocolem o pedido de isenção da taxa anual de IPTU de nossa igreja.


Por favor, alguém poderia me ajudar ?

Desde já agradeço

Lidiane

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.