x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 333

Registro de NFe sem a empresa ter comprado.

Welton Freire

Welton Freire

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2016 | 09:23

Bom dia.

Me aconteceu a seguinte situação e gostaria da ajuda de quem souber e/ou puder ajudar:

Tem uma empresa que é do Lucro Real e um Fornecedor emitiu uma NFe normal, e alguns dias depois emitiu uma NFe Devolução anulando assim a primeira NFe. Não foi feito nenhum pedido e só fiquei sabendo pq foi solicitado o lançamento dessas NFe no almoxarifado e consequentemente na contabilidade.

Minha duvida é: sou obrigado a lançar essas NFe? Caso volte a se repetir, o que eu poderia fazer, pois p/ a contabilidade pode ficar tudo certo, mas no almoxarifado vai haver uma certa divergência de informações, já que vai ter entradas e saídas, onde vai alterar o movimento das mercadorias.

Peço que me ajudem por favor e desde já agradeço a todos.

Thiago Alcântara

Thiago Alcântara

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2016 | 09:46

Bom dia.

Entre no portal da NFE ou no seu sistema se houver manifestador e faça o manifesto de desconhecimento da operação para as duas notas (ja que não solicitou nenhuma mercadoria e provavelmente este fornecedor emitiu uma nota errada e não lhe avisou), desta forma você não terá que responder por elas, e caso a secretaria de fazenda do seu estado vier a cobrar a escrituração das mesmas, você ja terá feito o desconhecimento e está livre dos encargos que poderiam haver.

espero ter ajudado.

Att. Thiago Alcântara

Att. Thiago Alcântara
Aux. Escrita Fiscal & T.I.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.