x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 349

Divergências GFIP x Folha

Carolina Godoi

Carolina Godoi

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2016 | 17:10

Olá,

Minha dúvida é sobre GPS.

Ao emitir o Relatório de Situação Fiscal da Receita Federal, foram informadas divergências nos valores de GPS da empresa.

Identifiquei que foram transmitidas a GFIP de alguns meses com alíquota do RAT ajustado desatualida. Também houve alguns meses que a folha foi fechada no sistema de folha da empresa com a Tabela de INSS desatualizada e transmitida na SEFIP com a tabela correta, o que ocasionou divergência no desconto dos segurados.

Minha dúvida é : como resolver? Pois houve desconto de INSS errado para alguns funcionários, onde alguns foram descontados a menor e outros a maior necessitando de reembolso. Porém, alguns funcionários já foram demitidos. O que devemos fazer para regularizar a situação?

Aline

Aline

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2016 | 17:23

Carolina,

Ocorreu isso aqui comigo, foi apenas um caso...

Mas resolvi da seguinte forma, entrei no site da receita para recalculo de GPS e emiti a guia da compentencia com o valor da diferença...

O Cliente pagou (houve juros e multa), mas dessa forma saiu do relatório.

Ontem é história,amanhã é mistério,e hoje é uma dádiva.Por isso se chama PRESENTE.
Isabel Cristina Moreira da Silva

Isabel Cristina Moreira da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Recursos Humanos
há 7 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2016 | 17:33

Carolina,

Nesse caso, o certo é fazer o acerto e pagar a diferença. Mesmo dos funcionários que já saiu da empresa. Teve uma construtora que foi fiscalizada pelo MTE, que viram essas diferenças. A empresa me chamou para fazer o acerto, não foi fácil tive que fazer manualmente dos últimos 5 anos.

Espero ter ajudado

Atenciosamente,
Isabel Moreira.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.