x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 12

acessos 707

Icms - Revenda

ARIANE MAGALHAES SANTOS

Ariane Magalhaes Santos

Prata DIVISÃO 1, Supervisor(a) Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2016 | 17:28

Boa Tarde
Pessoal

Peço desculpas se a dúvida for boba, mas estou afastada da área fiscal já faz algum tempo e preciso me atualizar.
Aqui no escritório temos um cliente revendedor de produtos lácteos (iogurte, yakult e etc...), optante pelo Simples Nacional.
O fornecedor dele, que não é indústria , também é um atacadista, envia na NF os produtos com CFOP 5403 e CST 060.

A minha dúvida é: na hora do meu cliente revender isso aos supermercados dentro do estado, como deve ser a tributação de saída?? Este produto aqui em MG é ST, mas não sei devo reter o icms na nota e destacar o ST.... não sei como proceder!!!!!

Agradeço quem puder me ajudar!!!

Obrigada.

Jefferson Souza
Articulista

Jefferson Souza

Articulista , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2016 | 17:41

Ariane Boa tarde

A nota fiscal pelo atacadista, está com ICMS ST retido?

Se sim, entendo que a venda do seu cliente será sem imposto CFOP 5405 CST 060.

Se não, o atacadista está errando no CFOP.

É provável que esses produtos já tiveram o ICMS ST retido na Industria.

Verifique no seu regulamento, para esses produtos que citou, de quem é a responsabilidade pela retenção do ICMS ST.

- Bacharel em Ciências Contábeis - CRC 118568/O- RJ
- Pós graduado em Direito e Planejamento Tributário
- Fundador do blog: https://jeffersonsouzatributario.blogspot.com/
- Conteudista na Revista Tributário.com.br
- Contato Profissional: [email protected]
Felipe Batista da Silva

Felipe Batista da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 23 setembro 2016 | 08:54

Bom dia Ariane,

Em resposta digo a mercadoria que está entrando provavelmente já teve a ST retida na fonte, caso não tenha terás uma guia de ST por entradas para recolher. Na saída da mercadoria, pela empresa ser do regime simplificado não haverá destaque de imposto na nota ainda mais por ser uma mercadoria do regime ST .

Atenciosamente,
Felipe Batista

ARIANE MAGALHAES SANTOS

Ariane Magalhaes Santos

Prata DIVISÃO 1, Supervisor(a) Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 23 setembro 2016 | 09:31

O produto nao é importado, o CST como eu disse veio com 060.
Tambem não houve nenhum tipo de retenção de ICMS na nota de entrada, e o fornecedor nao é optante pelo simples.
O fornecedor e o meu cliente sao do mesmo estado MG, e o produto é ST aqui.

Alguem poderia me informar como devo fazer a venda dessea produtos para supermercado dentro do estado de MG?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.