x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 7.882

Registro e Salário do Funcionário MEI

Alex

Alex

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 7 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2016 | 17:42

Prezados Amigos,

Gostaria de saber se um funcionário de uma empresa MEI for registrado com o salário acima do piso da categoria(ex. Piso 1000,00 / Salário colocado 1800,00), o que pode acontecer com a empresa? ela seria excluida do mei? Existe algum fundamento ou portaria que adverte ou comenta a respeito ?


Obrigado
Alex

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2016 | 17:49

Alex boa tarde!

Contratação de funcionário pelo MEI

Admissão de funcionário pelo Micro-Empreendedor Individual, pode ser registrado apenas um funcionário, este mesmo terá o valor limite máximo de salário ao qual se deve ser registrado estipulado compatível ao sindicato no qual pertence a categoria, com função em meio período o salário pode ser proporcional á sua jornada de trabalho, sendo este com base no salário mínimo? E quando for efetuada a sua rescisão, os direitos deste empregado, terá FGTS, Seguro Desemprego?

Admissão de funcionário pelo Micro-Empreendedor Individual:

A lei prevê a possibilidade da contratação de até um empregado com remuneração de um salário mínimo ou piso da categoria, mas não há qualquer ressalva quanto à possibilidade de contratação em jornada inferior, com salário proporcional.

Veja-se disposição do artigo 5º da Resolução CGSN 58/2009:

CONTRATAÇÃO DE EMPREGADO

Art. 5º O MEI poderá contratar um único empregado que receba exclusivamente 1 (um) salário mínimo ou o piso salarial da categoria profissional.
Parágrafo único. Na hipótese referida no caput, o MEI:

I – deverá reter e recolher a contribuição previdenciária relativa ao segurado a seu serviço na forma da lei, observados prazo e condições estabelecidos pela RFB;
II – fica obrigado a prestar informações relativas ao segurado a seu serviço, devendo cumprir o disposto no inciso IV do art. 32 da Lei nº 8.212, de 1991;
III – está sujeito ao recolhimento da Contribuição Patronal Previdenciária (CPP) para a Seguridade Social, a cargo da pessoa jurídica, de que trata o art. 22 da Lei nº 8.212, de 1991, calculada à alíquota de 3% (três por cento) sobre o salário de contribuição previsto no caput. (grifamos).

Para os demais empregados:

A Constituição Federal de 1988 assegura, indistintamente, a todos os trabalhadores urbanos e rurais, dentre outros, o salário mínimo fixado em lei como contraprestação mínima devida pelo empregador ao empregado.
Estabelece ainda a Constituição Federal “duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho” – art. 7º, XIII. Tal disposição note-se, determina a jornada máxima a ser adotada pelo empregador, sendo possível, como aponta o questionamento, a adoção de jornada inferior, conforme pactuado entre a empresa e o trabalhador contratado.

Estabelecida jornada inferior ao máximo permitido pela norma constitucional ou convencional, possível também é a adoção de valor proporcional de salários.
Na hipótese do trabalhador ser mensalista, e pressupondo que o empregado labore, de forma fixa, o importe equivalente à metade da jornada normal, independente do mês, possível é o ganho de um importe fixo mensal conforme disposto no questionamento.

Note-se, e vale salientar, que a forma de remuneração é legal. O que dependerá na pratica é como realmente foi contratado este empregado. No caso em comento, se o empregador contratou este empregado com remuneração fixa mensal, entendemos ser correto pagamento do salário proporcional ao piso da Categoria, conforme todo o exposto.

Portanto, tratando-se de jornada reduzida, possível é a remuneração inferior ao salário mínimo nacional, desde que proporcional ao piso da Convenção Coletiva.

Conclusão:

Para o empregado MEI a Resolução 58/2009 é taxativa quanto à remuneração exclusiva de 1 salário mínimo ou piso da categoria, não trazendo exceção, motivo pelo qual, entendemos não ser possível o registro com piso inferior ao mínimo, salvo se o pretenso empregador MEI efetuar consulta à RFB e obtiver resposta favorável.

Salientamos que para os empregados contratados pelos demais empregadores é assegurado o direito ao recebimento do seguro-desemprego e FGTS normalmente, pois a jornada reduzida é informada em anotações gerais da CTPS.

FONTE: Consultoria CENOFISCO

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.