x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 2

acessos 8.693

Certificado Digital em Token - Programa solicita Cartão Inte

Wellison Cristiano Magalhães

Wellison Cristiano Magalhães

Prata DIVISÃO 4, Não Informado
há 7 anos Sexta-Feira | 23 setembro 2016 | 10:37

Perdi os dados de uma ECF transmitida (Declaração e Recibo) e estou tentando baixar a Escrituração que foi transmitida via Receitanet BX. O Certificado digital está instalado em um Token, porém, sempre ao iniciar o Receitanet BX o programa pede para inserir um Cartão Inteligente e não localiza o Certificado Digital que está no Token. Alguém saberia o porquê disso (de solicitar a inserção de um cartão inteligente e não aceitar o Certificado via token) e se há uma maneira de resolver?

Obs.: 1- Fui fazer a transmissão de uma Declaração do ITR e a mesma situação ocorreu, de pedir para inserir um Cartão Inteligente.

Obs.: O Certificado Digital está instalado corretamente na máquina, visto ser reconhecido normalmente para transmissão de outros arquivos, como SEFIP, CAGED e outros.

Luciane Boguchevski

Luciane Boguchevski

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 7 anos Segunda-Feira | 26 setembro 2016 | 10:22

Bom dia

Por favor tente acessar o token pelo site da Receita Federal ECAC se não ocorrer a abertura de caixa de dialogo para exibir o certificado presente no caso token o driver do certificado precisa ser instalado no seu equipamento.

Fabiano Gelain

Fabiano Gelain

Bronze DIVISÃO 5, Programador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 26 setembro 2016 | 15:07

O Certificado aparece no repositório do Windows, em Painel de Controle -> Opções da Internet -> Conteúdo -> Certificados -> Aba Pessoal?

Certificados em Token funcionam de uma forma diferente se comparados aos certificados A1 (arquivo) e A3 (cartão).

Se não aparecer, você precisa abrir o Token em um programa específico disponibilizado pela Certificadora em questão (por exemplo, a Certisign utiliza o Safenet) e fazer a instalação na máquina por dentro deste programa, como se fosse um certificado A1. Após o procedimento, o certificado deve aparecer no repositório do Windows.

Entretanto, se o Certificado já constar na Aba Pessoal, remova-o e refaça o processo de instalação. Normalmente os certificados só funcionam se forem instalados por último, depois dos drivers, java, cadeias e e outros programas necessários.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.