x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 8

acessos 1.221

Abertura de Empresa de Graça

ROGÉRIO MACEDO CAIRES

Rogério Macedo Caires

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 27 setembro 2016 | 09:57

Amigos bom dia!

Hoje fui pego com a seguinte questão. Um prospect me solicitou orçamento para abertura de empresa de empresario individual, enviei orçamento informando dos honorários contábeis e das taxas referente abertura da empresa, hoje em contato com cliente o mesmo informou que havia feito com outro escritório contábil que não cobra pelos honorários e sim somente as taxas. Sinceramente fiquei sem saber o que falar, como colegas de profissão ao menos não cobra o valor da condução para a locomoção até os órgãos públicos?

Gostaria de entender se realmente essa é a pratica do mercado pois ainda trabalho na formação de preço colocando os custos que tenho desde do escritório até ao órgão publico até efetivamente minha margem de lucro.

Grato se puderem me ajudar.

Christina Sousa

Christina Sousa

Prata DIVISÃO 1
há 7 anos Terça-Feira | 27 setembro 2016 | 11:10

Rogério, bom dia!

Compreendo e concordo com o que você disse, mas, infelizmente a classe contábil é muito desunida e sempre existirão profissionais que cobram "preço de banana" por seus serviços.

Att.

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 27 setembro 2016 | 11:24

Desculpem pela minha colocação não ser a favor de vocês... Não condeno quem não cobre para abrir, vejo com um diferencial, e é sério isso. Entendo tudo que vocês colocam sobre a precificação dos preços e acho justo, sou a favor inclusive de cobrar por tira dúvidas (aquelas que o cara vem até a empresa, tirar informações e depois some), porém, o empresário escolheu você para fazer a contabilidade dele (ou então, prospectou você, algo em você foi chamativo), logo você pode dar esse voto de confiança para o empresário. Você não cobra a abertura... como diz é um diferencial para agregar aquele cliente que veio até você.

Isso, veja bem, não isenta de cobrança justa de honorários, de cobrança justa de alteração de contrato (olha ai uma boa diferença, o cara agora está precisando do seus serviços para fazer uma determinada alteração na sua empresa, agora você já faz parte do processo), cobrança justa de baixa/distrato.

Acho que bem acordado, você pode cobrar qualquer coisa... seja declarações, contratos, impostos de renda, itr, o que você imaginar, até xerox do cliente (apesar de achar mais conveniente um valor maior para embutir tudo isso).

Volto a dizer... e não me sinto vendido em falar isso, você abre mão de uma quantia legal no começo, mais ganha o cara por sei lá quantos anos...

Veja seu caso Rogério (não estou dizendo que estas errado, apenas uma outra ótica), você poderia estar recebendo honorários desde então e agora é um cliente a menos... dependendo do valor que se cobra de abertura, com poucos meses de honorário ou nem isso você tira essa diferença.

É uma outra outra visão, digo isso somente na abertura, nos demais serviço tal medida não se aplicaria.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
ROGÉRIO MACEDO CAIRES

Rogério Macedo Caires

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 28 setembro 2016 | 15:42

Andrei Fernandes da Costa,

Penso em adotar a sistemática em cobrar um valor mais baixo na abertura da empresa e segurar o cliente com contrato de prestação de serviços com duração minima de um ano e em clausula contratual resguardar o escritório com multa caso houver rompimento antes do prazo estipulado visando "restabelecer" o investimento empregado na constituição da empresa.

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2016 | 17:42

Rogério Macedo Caires é uma alternativa, infelizmente a concorrência está bem complicado, temos que achar formas para solidificar esses prospectos para assim, com nossa qualidade provar que nossos honorários são justos para aquilo que oferecemos.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
JANINE GABRIELA COSTA SANTOS

Janine Gabriela Costa Santos

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2016 | 17:11

Rogério, também já passei por isso em meu escritório. E também já pensei em não cobrar pela abertura, como forma de reter o cliente. Sabe o que aconteceu? Quando passei o orçamento dizendo que na abertura eu iria cobrar apenas as taxas e passei o valor dos honorários mensais, o cliente abriu a empresa comigo e quando estava tudo prontinho para começarmos a trabalhar juntos, ele veio com uma desculpa que um primo abriu um escritório e que iria ser cliente dele. Depois descobri que ele foi pra um escritório que cobrava honorários menores, ou seja, trabalhei de graça e não ganhei nada em troca. Fico muito triste com a desunião de nossa classe, profissionais cobrando preços baixíssimos, além da falta de parâmetros, acredito que se houvesse uma tabela de preços, com descrição do valor mínimo a ser cobrado (como a OAB tem) evitaríamos muitos casos como esse. Mas não vejo ninguém lutando por isso ou cobrando o CRC, o que acaba até denegrindo nossa profissão. Lamentável.

OSMAR FERNANDO TEIXEIRA

Osmar Fernando Teixeira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sábado | 8 outubro 2016 | 11:02

Bom dia Rogério,

Sua colocação reflete o tamanho desrespeito com nosso classe contábil.

Infelizmente isso vem acontecendo com todas as áreas. Talvez seja por certo desespero na intensão de
pegar o cliente a qualquer custo e as vezes por honorários bem abaixo do mercado.

Essas atitudes colocam em risco o trabalho sério de profissionais contábeis denegrindo nossa imagem.

A classe tem que se manter unida contra essa concorrência desleal.

Abraço.

Osmar

Rafael Valverde

Rafael Valverde

Iniciante DIVISÃO 3
há 7 anos Terça-Feira | 11 outubro 2016 | 09:30

Meu sonho é que contabilidade fosse como advocacia, em termos de honorários:

Honorários Mensais - 1.000,00
Registro Junta 11/10/2016 - 200,00
Condução ida cf. recibo - 35,00
Condução volta cf. recibo - 35,00
Consulta telefônica de 00:45 min em 15/10/2016 cf. descritivo - 120,00

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.