Desculpem pela minha colocação não ser a favor de vocês... Não condeno quem não cobre para abrir, vejo com um diferencial, e é sério isso. Entendo tudo que vocês colocam sobre a precificação dos preços e acho justo, sou a favor inclusive de cobrar por tira dúvidas (aquelas que o cara vem até a empresa, tirar informações e depois some), porém, o empresário escolheu você para fazer a contabilidade dele (ou então, prospectou você, algo em você foi chamativo), logo você pode dar esse voto de confiança para o empresário. Você não cobra a abertura... como diz é um diferencial para agregar aquele cliente que veio até você.
Isso, veja bem, não isenta de cobrança justa de honorários, de cobrança justa de alteração de contrato (olha ai uma boa diferença, o cara agora está precisando do seus serviços para fazer uma determinada alteração na sua empresa, agora você já faz parte do processo), cobrança justa de baixa/distrato.
Acho que bem acordado, você pode cobrar qualquer coisa... seja declarações, contratos, impostos de renda, itr, o que você imaginar, até xerox do cliente (apesar de achar mais conveniente um valor maior para embutir tudo isso).
Volto a dizer... e não me sinto vendido em falar isso, você abre mão de uma quantia legal no começo, mais ganha o cara por sei lá quantos anos...
Veja seu caso Rogério (não estou dizendo que estas errado, apenas uma outra ótica), você poderia estar recebendo honorários desde então e agora é um cliente a menos... dependendo do valor que se cobra de abertura, com poucos meses de honorário ou nem isso você tira essa diferença.
É uma outra outra visão, digo isso somente na abertura, nos demais serviço tal medida não se aplicaria.
"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"
Chico Xavier