x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 1.122

Questão concurso - Analista - Casa da Moeda - 2009

Lucas Baldichia

Lucas Baldichia

Iniciante DIVISÃO 3, Engenheiro(a)
há 7 anos Terça-Feira | 27 setembro 2016 | 23:14

Olá pessoal, tudo bem?
Estava dando uma olhada no livro do Justino Oliveira de contabilidade na parte de questões, e uma em especial me deixou com uma pulga atrás da orelha. Aqui vai:

(Analista de Nível Superior - Contabilidade - Casa da Moeda - Fundação CESGRANRIO - 2009)
A conta redutora do Ativo Circulante vinculada a Duplicatas a Receber é constituída pela expectativa de virem a ocorrer prováveis perdas futuras na cobrança das aludidas Duplicatas a Receber. Afirma-se que essa conta:

a) ajusta o ativo circulante a valor presente;
b) aumenta o ativo circulante quando constituída;
c) aumenta o seu saldo pelos débitos realizados;
d) reduz o valor do saldo de duplicatas a receber;
e) reduz pelos débitos e aumenta pelos créditos.

Claramente "a", "b" e "c" estão erradas. A minha dúvida é com relação às duas últimas, que me parecem igualmente certas. A conta PECLD é uma conta retificado, e de fato reduziria o saldo de "duplicatas a receber", e exatamente por isso aumenta a credito e diminui a débito, não?! Onde está o erro na "d"?? Só para constar, o gabarito é a "e".

Agradeço a ajuda pessoal!! :)

Pedro Paulo S. de Assis

Pedro Paulo S. de Assis

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2016 | 11:33

Lucas,

Ela é uma conta redutora mas não reduz o saldo das duplicatas a receber.

Exemplo:

Duplicatas a receber - R$ 50.000,00
PCLD - R$ 40.000,00

Sabemos que a "previsão" a receber é de R$ 10.000,00, mas nada impede que a empresa receba os R$ 50.000,00 que está registrado.

E por ser uma conta "credora" os débitos reduzem o saldo e os créditos aumentam.

Se não compreendeu, volte a postar a dúvida.

Bons estudos!

Pedro Assis
Contador

+55 81 98889-9972 (WhatsApp)
[email protected]
Lucas Baldichia

Lucas Baldichia

Iniciante DIVISÃO 3, Engenheiro(a)
há 7 anos Terça-Feira | 11 outubro 2016 | 15:50

Olá Pedro!
Em primeiro lugar, muito obrigado pela ajuda! Não tinha pensado desse ângulo.
Ainda assim, não consigo entender como ela não reduziria o saldo. Mesmo que a empresa não tenha incorrido em perdas, ou seja, mesmo que ela efetivamente receba os R$ 50.000, o saldo do ativo no balanço patrimonial seria "reduzido" em R$ 50.000, não? Mesmo que a empresa não tenha tido perda, esses R$ 50.000 seriam reconhecidos como receita operacional, caso em que não há alteração no BP (por se tratar de uma conta de resultado e não patrimonial), mas ainda assim eu teria no BP um saldo do ativo R$ 50.000 menor, não?

Uma coisa que eu li esses dias é que a conta PECLD retifica o saldo do ativo. Não sei se pelo fato de a questão colocar que ela reduz o saldo de "duplicatas a receber", isso seria alguma pegadinha.

De qualquer forma, agradeço a ajuda!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.