x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 4.193

Conta Superavit

jacqueline barbosa santos

Jacqueline Barbosa Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2016 | 11:01

Bom dia,

Fazemos a contabilidade de uma igreja , estou com a seguinte situação , temos superavit acumulados de alguns anos, este superavit , esta na conta de Patrimônio social. Esta conta vai existir enquanto a Igreja existir, ou temos que zerar , com algum lançamento ?
Fiquei na dúvida porque quando tempos uma empresa no lucro presumido ou lucro real ,é distribuído o lucro para zerar,.
Obrigada:jacqueline

jacqueline barbosa santos

Jacqueline Barbosa Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2016 | 15:44

Obrigada, Salvador Candido pela resposta, mais ainda fiquei com uma dúvida, caso a igreja aplica o valor do Superavit na compra de ar condicionado por exemplo, como ficaria o Lançamento? Essa operação não iria diminuir o valor da conta do superavit?

Obrigada Mais uma vez

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2016 | 19:41

Jacqueline, se a igreja comprar um ar condicionado vai diminuir o saldo bancário e só terá influencia na apuração do balanço pelo valor da depreciação.

O que poderá reduzir o superávit é se houver aumento das despesas neste ano e receitas baixas, gerando déficit que irá diminuir o superávit.



jacqueline barbosa santos

Jacqueline Barbosa Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2016 | 10:34

Obrigada Novamente Salvador, Mais Talvez você possa me ajudar em outra dúvida.Em relação ao superavit e o deficit , pode fazer um laçamento de compensação do deficit com o superavit ? é preciso constar em Ata antes?
Exemplo lançamento:
D-Superavit
C-Dficit
Neste caso a conta de deficit não iria constar mais no balanço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.