x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 681

Fernando P Silva

Fernando P Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Agente Administrativo
há 7 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2016 | 13:54

Boa tarde! Eu estudo engenharia porém ando sempre ser interdisciplinar e mesclar as disciplina de contabilidade e etc porém não consegui pegar nada devido a faculdade , eu além disso eu ando pesquisando e etc só que eu to usando como base o emprego que estou hoje, com essa situação do Brasil eu to tentando elaborar um relatório de custo.

Custo Variável e Custo Fixo. Eu fiz um relatório aqui porém estou com duvida eu peguei como base 2 meses.
Fiz a variação de venda e variação dos valores e fiz a divisão: valor/variação de venda. e para isso apenas o custo de energia do estabelecimento que é um pouco fixo e variável.

de certa forma eu achei um valor de custo total maior do que o que vendemos, porém eu fiz tudo conforme a literatura.

achando o custo variável por produto, eu peguei o fixo e dividi pelas vendas achando a variação, dessa forma achei o total. e o total está maior que o valor que vendemos, isso significa o que ?

que eu estou faturando apenas se vender 2 produtos ? um produto que eu vendo só faturo quando passar do valor ?

Se eu coloquei na área errada, poderiam mover ? por favor

Cleiton Dada dos Santos

Cleiton Dada dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2016 | 15:13

Boa tarde, caso eu não tenha entendido sua duvida corretamente, por favor me corrija.
Para que possa apurar os custos e relacioná-los ao preço de venda, indico que pesquise Mark Up e Margem de Contribuição, acho que vai de encontro à sua pesquisa.
Quanto ao encontrar um custo maior que o preço de venda, isso é mais normal do que parece, e talvez tu tenha identificado um problema na empresa. Ocorre que em muitos casos, independentemente do porte, as empresas calculam preço de venda conforme o praticado no mercado, simplesmente desconsiderando os custos, isso aliás, leva muitas ao fracasso.

Fernando P Silva

Fernando P Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Agente Administrativo
há 7 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2016 | 18:45

Sim você entendeu certo, obrigado pela dica vou pesquisar. Realmente nessa situação eu curioso decidi dar uma olhada, o problema é que tenho concorrentes que vendem um valor mais baixo ainda, fico tentando entender como mas as contas chega nesses valore totalmente acima, eu refiz diversas vezes tentei formular funções (como eu trabalho em um estacionamento de frota de caminhões) funções em relação ao metro quadrado considerando a área de vagas em relação ao custo do aluguel porém fica imparcial colocar o resto dos custos em função da área pois ela varia conforme o movimento de entrada/saída, pesquisando eu encontrei esse método de custos, estabelecer o que é variável e fixo, o que for variável encontrar a taxa de variação em relação ás saídas e o por exemplo único custo que eu tenho variável e fixo é a energia que além que varia com entradas tem a estrutura adm tb eu fiz isso e fiz a somatória que por entrada eu tenho um valor muito maior de custo do que estou cobrando e o problema é que meus concorrentes cobram valores menores até, e acredito muito que não seja por mal administração e etc, e pois o setor de transportes e fretes deu uma queda tão grande que tá crítico a situação.

Cleiton, agradeço a compreensão poderia me indicar uma fonte para eu tentar solucionar os problemas e fontes para eu aprender mais sobre contabilização de custos e preços de vendas e lucro ?

Cleiton Dada dos Santos

Cleiton Dada dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2016 | 08:38

Bom dia, presto consultoria em uma empresa de transportes de carga e sei que a coisa tá bem complicada, e infelizmente lamento dizer que continuará assim por pelo menos mais um ano, para só após esse período começar a reagir, e de maneira muito lenta.
A questão dos valores praticados pelos concorrentes precisa ser verificada quanto a alguns pontos, por exemplo, se eles pagam aluguel, e se pagam, qual valor, entre outras coisas.
No seu caso que presta um serviço, a maneira de diminuir o reflexo dos custos fixos é exatamente aumentando a demanda, quanto mais veículos colocar no seu pátio, menor o custo será em relação a cada um.

Existem vários vídeos informativos e tabelas de custos e formação de preço de vanda na internet, é bom dar uma olhada e ver se algum se enquadra na sua necessidade.
Tem dois livros que gosto muito e recomendo pra quem está se "atrevendo" nessa área, um é Contabilidade de Custos, do Eliseu Martins, que tu vai encontrar em qualquer biblioteca de de faculdade onde tenha o curso de Ciências Contábeis, e o outro, que também é muito bom, é Formação de Preço de Venda, dos autores Bruni e Famá, esse é um pouco mais difícil de encontrar.

Fernando P Silva

Fernando P Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Agente Administrativo
há 7 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2016 | 12:50

Boa tarde! Realmente eu notei isso fiz uma comparação dos meses, e quanto maior a entrada de caminhões meu custo fixo diminui, porém mexer no preço é um tiro de olhos vedados, pois com preço atual eu tenho uma média, abaixando o preço para cobrir o valor arrecadado hoje terá de aumentar e praticamente dobrar para suprir as necessidades, vou dar uma olhada nesses livros.

A respeito de impostos, por exemplo simples nacional que varia conforme eu emito nota, ela é um custo variável em relação ao valor bruto ou uma despesa ? É mais fácil eu achar uma relação percentual que varia em relação ao valor bruto arrecadado e contabilizar como custo fixo ?

Cleiton Dada dos Santos

Cleiton Dada dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2016 | 13:12

Seguindo o conceito de custo, o SIMPLES seria variável, mas tenta dar uma pesquisa em "Mark Up" e "Margem de contribuição", vai poder considerar os custos, incluir o percentual do imposto (é só verificar o anexo no qual sua empresa está enquadrada e localizar a faixa de faturamento), colocar até seu percentual de lucro e assim saber quanto cada serviço reflete de fato.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.