x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 841

Cotas de condomínio em atraso

GIOVANE APARECIDA DA MAIA

Giovane Aparecida da Maia

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2016 | 14:03

boa Tarde !!

Venho mais uma vez solicitar ajuda dos caros colegas.

Estou fazendo a contabilidade de uma empresa de condomínio residencial, porem é a primeira vez que trabalho com condomínios, e minha duvida é em relação a contabilização. via de regra em geral quando recebo um cliente novo lanço as saldos do ultimo balanço encerrado para que posso dar continuidade a contabilidade.
Em relação a condomínios e um pouco diferente, uma vez que este condomínio tem uma estrutura diferente, como um demonstrativo financeiro mensal.
Minha pergunta é como inicio a contabilidade? Terei que lançar os saldo disponíveis nesse demonstrativo, para dar continuidade, e quais contas vou usar?
O capital de patrimônio social se refere a que valor? e por ultimo me deparei com parcelas de condomínios atrasadas, e parceladas em 4 vezes pela administradora (cobrança), como devo contabilizar?

Antecipadamente, agradeço a atenção.

Cleiton Dada dos Santos

Cleiton Dada dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2016 | 15:20

Boa tarde, o relatório financeiro funciona mais ou menos como um livro caixa, para controle do fluxo de caixa. Caso não tenha contabilidade lançada, infelizmente terá que iniciar buscando os saldos um a um. O patrimônio social é o "PL" do condomínio, lembrando que condomínio não é PJ, apesar de ter CNPJ, logo sua contabilidade é elaborada seguindo as regras do Terceiro Setor, quanto às questões de débitos e parcelas, o lançamento contábil é igual aos demais casos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.