x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 739

Tentei cancelar o MEI e continuo com cnpj ativo 3 anos depoi

Nathalia Camargo Silva

Nathalia Camargo Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Confeiteiro(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2016 | 04:07

Boa noite, em 2013 pedi ao contador que desse baixa no meu MEI e hoje quando tentei criar outro acusou que eu já era dona de empresa. Depois de muito procurar, vi que ele apenas me descredenciou do MEI e agora sou Empresario Individual. Como devo agir agora? Tenho impostos atrasados mesmo sem movimentação? Tenho taxas mensais a pagar desses anos? Multas? IRPJ? Socorro.

Abdenio ramos de souza

Abdenio Ramos de Souza

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2016 | 08:10

Nathalia Camargo Silva bom dia!

Se realmente virou empresaria individual tributada pelo simples nacional. e não houve movimentação, então não deve haver taxas a pagar, por que diferentemente do MEI, o optante pelo Simples Nacional, somente paga impostos se houver faturamento. Mas tem que dar uma olhada, pois provavelmente não foi entregue as obrigações acessórias durante todo esse tempo, e aí sim pode ter alguma penalidade.

Peça ao contador pra avaliar sua situação, provavelmente você vai ter que pedir uma nova senha para acessar o portal do simples nacional.

Bruno Alves

Bruno Alves

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2016 | 09:35

Bom Dia Nathalia,

Se realmente sua empresa, for Empresario Individual, você poderá solicitar a um contador que seja enviado a DSPJ de Inativa, pagará as multas e então você solicitara a baixa definitiva desse CNPJ.

E caso você tenha aberto Inscrição Municipal, ao declaração DSPJ anula a cobrança de taxas adicionais referente ao município, por a empresa estar inativa.

Espero ter ajudado!

"Há dois tipos de pessoa que vão te dizer que você não pode fazer a diferença neste mundo: são as que têm medo de tentar e as que têm medo de que você se dê bem"
Nathalia Camargo Silva

Nathalia Camargo Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Confeiteiro(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2016 | 12:21

Muito obrigada pela ajuda. Vou procurar um contador para regularizar sim, mas não vou dar baixa. Quero tentar em janeiro voltar o cnpj pro MEI.
Agora tenho outra duvida, espero que possam me ajudar também, paguei o MEI de 2011 a 2013 nesse período de 2013 a 2016 como empresario individual não retirei prolabore e consequentemente não contribui com o INSS. Vou ter um bebe, nesse caso eu não tenho direito a salário maternidade né? O que eu precisaria fazer para ter esse direito, ainda dá tempo de fazer alguma coisa?

Nao sei se vem ao caso, mas, De 12/2014 a 09/2015 trabalhei de carteira assinada contribuindo como pessoa fisica por 9 meses.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.