x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 43

acessos 16.250

Karine de Mello

Karine de Mello

Bronze DIVISÃO 5, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 11:27

Gabriela

Empresas do Simples o FAP é neutro, será sempre 1,00 o FAP a ser utilizado, exceto, as empresas que recolhem o RAT, exemplo: empreiteiras que são do Simples Nacional, e são informadas na SEFIP com código de recolhimento GPS 2100, prestam serviço com cessão de mão de obra e o código da SEFIP é 150, etc...
Se esse não é o seu caso, o FAP sempre será 1,00, nesse caso você não precisa pedir desbloqueio, e nem precisa desprender de tempo para consultar essas empresas.

Att,

Alessamara Beneite

Alessamara Beneite

Bronze DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 15:31

Boa Tarde colegas

Estou com a mesma duvida de alguns colegas
Ao consulta meu FAP no campo: FAP a ser informado no SEFIP, aparece:
* Vide orientação da IN 971 e Ato Declaratório Executivo SRFB em documentos de apoio

E no campo: FAP do estabelecimento, aparece:
FAP Original: 0,5000 Data do Cálculo: 30/09/2016

A empresa em questão é incorporadora de empreendimentos, esta mensagem é apenas para falar das casas decimais como nossa colega falou anteriormente ou se refere a algo especifico para construção civil?

Estou na duvida ainda de qual FAP usar, se utilizo o valor de 0,5000 mencionado no fap do estabelecimento ou 1,000 fap anterior, alguém sabe me ajudar?

Karine de Mello

Karine de Mello

Bronze DIVISÃO 5, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 16:21

Alessamara

Sua empresa é do Simples? Se for do Simples e não estiver nas condições que passei acima o FAP será neutro, ou seja, 1,00. Se for do Simples porém estiver na condição acima citada (com recolhimento de RAT) utilize o FAP original.

Se não for do Simples, e não tiver FAP bloqueado, você utiliza o FAP original também.

Espero ter ajudado.

Alessamara Beneite

Alessamara Beneite

Bronze DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2017 | 10:26

Obrigada pela resposta Karine!

A empresa em questão não é optante do simples.
Porem no campo FAP estabelecimento (que eu acredito que seja original como vc mencionou) está 0,5000 e não tem nada bloqueado.

Lendo o Ato declaratório mencionado no resultado da consulta do FAB, diz apenas sobre as casas decimais que devem ser usadas na SEFIP.

Neste caso acredito que tenha que usar o 0,5000 então ao invés de 1,000, pois acredito que esta empresa recebeu o beneficio da redução.

João Hélio Prisco

João Hélio Prisco

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2017 | 10:40

Alessamara vc deve utilizar o FAP 0,50.

Dica pessoal: quem cuida de várias empresas, no site da Caixa, na parte Downloads, SEFIP, tem o programinha chamado Atualiza FAP. Peçam para o sistema de vcs desenvolverem o arquivo de exportação. Lá vcs importam em um arquivo TXT todos os FAPs das empresas e ele atualiza automaticamente no banco de dados da SEFIP. Assim quando vcs importarem a folha de vcs na SEFIP o FAP já vai estar lá, sem ficar com aquela mensagem chata de "FAP não informado".

Eu particularmente só consulto o FAP das empresas que não são do Simples ou que perderam o Simples agora em janeiro, por que essas deve se utilizar o FAP neutro 1,00.

FRANCIELE

Franciele

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 13 fevereiro 2017 | 09:03

bom dia!

preciso ter acesso a tabela FAP, porem não tenho a senha.
requisitei pelo site, incluir senha, o sistema me pediu informações
da GFIP (valor) referente aos anos 95,96...
como faço para ter acesso mais pratico ao valor das alíquotas?
desculpa, mas já li todos os comentários referente a este assunto...
mas não encontrei (com minha pouca experiencia) nenhum que pudesse me
auxiliar corretamente.

Karine de Mello

Karine de Mello

Bronze DIVISÃO 5, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Segunda-Feira | 13 fevereiro 2017 | 09:33

Franciele, bom dia

Quando preciso cadastrar a senha, vou tentando até solicitar informações bem fáceis para cadastro, nesse caso terá que ter paciência, ou então você pode gerar o formulário e cadastrar a senha direto na Receita Federal.
Espero ter ajudado.

michele pessoa

Michele Pessoa

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 3 março 2017 | 12:47

Boa tarde

Gostaria muito de uma ajuda...
Tenho uma empresa lucro presumido e coloquei o FAP do ano anterior (2016) 1,3975 na competência 01/2017 e o FAP correto para 2017 é 0,5000, como proceder para acertar a partir de fevereiro pois o GPS deu muita diferença no valor.

Li em alguns artigos que não pode alterar em fevereiro que vai dar divergência???

por favor me ajudem

Michele Pessoa

Deus é fiel !
Bruno Moreira

Bruno Moreira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 17 abril 2018 | 15:01

Gente, to com muita duvida sobre isso. Agora com o esocial entrando no meio do ano, terei de arrumar o cadastro das empresas. Aqui só trabalhamos com empresas do Simples Nacional ( MEI, Micro Empresa) e empregadores rurais, na área de colheita de café e que trabalham com leite. Desde quando entrei aqui o FAP de todas essas empresas esta 0,5 e o RAT esta 0,00

Lendo ai vi que empresas do simples o fap é um só. Qual é o valor? E em relação ao rat? Estou bem por fora de tudo isso.

Bruno Moreira - Departamento Pessoal

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.