x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 801

Declaração do imposto de renda e a malha fina

Sara Batista

Sara Batista

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2016 | 11:32

Bom dia pessoal.

Eu me formei a pouco mais de um ano em contabilidade, já fiz a prova do CRC e dei entrada nos documentos para ter meu registro.
Mas nunca fiz uma declaração de imposto de renda, porque até então com o meu salário não é necessário eu fazer isso.

Mas acredito que no próximo ano vou ter que fazer ref a 2016 devido algumas movimentações na minha conta bancária.

O caso é o seguinte, meus pai tem uma empresa onde eles declararam falência, mas continuam prestando o serviço para os clientes. E alguns clientes tem depositado na minha conta valores de até R$ 5.000,00. Mas não existe uma nota, nada, do porque desse depósito na minha conta e no meu comprovante de rendimentos esses valores não constam, somente o meu salário pago pela empresa onde eu trabalho.

Quando eu fizer a declaração do IR do ano de 2016 corro o risco de cair na malha fina por conta desses depósitos na minha conta que não tem nenhuma informação ?

Fico no aguardo.
E desde já, agradeço o espaço para o meu questionamento.

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2016 | 13:23

olá Sara!

Bom, Havendo grande movimentação financeira em conta bancária, em decorrência de depósitos sem comprovação de origem e não constantes na declaração de IR, tem-se caracterizada omissão de receita. 3. O dolo no delito do art. 1º da Lei nº 8.137 /90 apresenta-se de forma genérica, consistindo na simples intenção de redução ou supressão de tributo. É necessário declarar todos os saldos bancários, sejam de contas correntes, investimentos e demais aplicações financeiras cujo valor seja superior a R$ 140,00 em 31 de dezembro de 2014. O mesmo vale para as poupanças, mantidas no Brasil e no exterior, em nome do declarante e dependentes. ::: O contribuinte também não deve permitir que terceiros utilizem a sua conta bancária para depósitos e saques, pois ele poderá ter de justificar a origem desses recursos.

Fontes: http://www.investimentosenoticias.com.br/
https://jus.com.br/

DRC
Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2016 | 17:05

Sara Batista

Uma saída seria seu pai emitir um recibo para cada cliente onde esteja claro que o depósito em sua conta e lhe dar uma cópia destes recibos

Quando a situação se resolver e estes valores saírem da sua conta faça igualmente um recibo da entrega ao seu pai deste numerário

Estes recibos servirão de comprovação da movimentação de terceiros na sua conta e ajudarão a desconfigurar a possibilidade de a empresa incorrer em confusão patrimonial.

O "saldo" destas transações que continuar na sua conta em 31/12 (tente ao maximo que isso não ocorra) você pode incluir na aba "Dividas e Onus Reais" com o histórico "dinheiro depositado para guarda pela empresa XXXXXXX CNPJ XX.XXX.XXX/XXXX-XX" (exemplo).

É quase certo que você será chamada para esclarecer se tiver saldo, mas será apenas um esclarecimento caso você leve os documentos comprobatórios, uma vez que a empresa esteja impossibilitada de receber nas próprias contas bancárias.

Seria a melhor saída na situação em que se encontra

Espero ter ajudado

Att.


Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
AMANDA ARRUDA

Amanda Arruda

Bronze DIVISÃO 2, Subcontador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 5 janeiro 2017 | 09:07

Pessoal, uma dúvida, meu cliente caiu na malha fina e quando fui investigar o motivo percebi que a empresa do plano de saúde foi vendida e mudou o cnpj! Como proceder? Neste caso, posso fazer logo a retificação ou é melhor agendar atendimento?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.