x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 647

Desligamento E social domestica

Tiago de Oliveira

Tiago de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 5 outubro 2016 | 08:06

Bom dia Amigos!

Preciso fazer um desligamento de uma funcionária domestica.
O fgts referente a rescisão é feita dentro do E social, tenho que gerar também a guia referente ao INSS? Pois esse empregador tem outro funcionário.
E tenho que fazer homologação?
E como gero seguro desemprego?
att

Michel Martins de Araújo

Michel Martins de Araújo

Prata DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Quarta-Feira | 5 outubro 2016 | 08:17

Tiago, bom dia.
Quando você faz um desligamento no E-social nos casos de demissão sem justa causa, ao encerrar a movimentação, o sistema irá gerar a guia do "FGTS rescisório" (basicamente o FGTS do último mês e sobre o 13º proporcional).
O INSS tem vencimento até o dia 20 do mês seguinte ao desligamento, portanto ele será incluso na guia da próxima competência.
Se houver sindicato da categoria na cidade deverá, sim, ser feita a homologação da funcionária: ligue e agende no sindicato. Em caso contrário, celebre a quitação entre as partes.
Para a empregada doméstica ter direito a receber o seguro desemprego é necessário que comprove que trabalhou por, no mínimo, 15 meses no período de 2 anos antes da demissão. Pode ser em empregadores diferentes.
Ela deve ir, entre sete e noventa dias após a demissão, em um posto do SINE ou Ministério do Trabalho. Os documentos necessários são: carteira de trabalho e o termo de rescisão do contrato de trabalho.

Atenciosamente,

Michel Martins de Araújo
Departamento Pessoal

"O que ganho eu, se conquisto aquilo que busco? Um sonho, um alento, uma espuma de alegria fugidia. Quem compra o contentamento de um minuto para se lamentar uma semana?"
Neil Gaiman

Atenciosamente,

Michel Martins de Araújo
Analista em Departamento Pessoal

"O que ganho, se conquisto aquilo que busco? Um sonho, um alento, uma espuma de alegria fugidia. Quem compra o contentamento de um minuto para se lamentar uma semana?"
Marcos

Marcos

Prata DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 20 março 2017 | 11:29

bom dia pessoal

alguém poderia me ajudar como faço pra alterar uma data de admissão, pois foi feito a rescisão e no sistema foi colocado uma data e na carteira outra e o que esta certo é o da carteira, mas como a empregada já foi desligada não estou conseguindo alterar.

alguém pode me ajudar?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.